

Por Larissa Nogueira
A montadora francesa anunciou sem muito alarde na última quarta (27) ,a estreia do motor 1.5 8V flex na gama da minivan nacional C3 Picasso, que é produzida em Porto Real, no sul do Rio de Janeiro. O seu novo motor, de quatro cilindros e oito válvulas, foi desenvolvido a partir do bloco 1.4 flex, o mesmo que equipa o C3, que produz 80/82 cv de potência (com gasolina e etanol respectivamente), e 12,6 kgfm de torque.
Com o aumento de sua cilindrada, o propulsor 1.5 8V ganhou força extra, passando a gerar 89/93 cv de potência e 13,4/14,2 kgfm de torque. Além da mudança do seu bloco, a Citroën brasileira confirmou a chegada do motor 1.6 16V EC5, versão aprimorada do 1.6 flex que vai gerar 115/122 cv e 15,5 /16,8 kgfm.
Confira a nova tabela de preços:
GL 1.5 8V Flex manual – R$ 45.600
GLX 1.5 8V Flex manual – R$ 48.500
GLX 1.6 16V Flex automático – R$ 53.500
Exclusive 1.6 16V Flex manual – R$ 55.500
Exclusive 1.6 16V Flex automático – R$ 58.900
Eu, particularmente não sou fã dos carros da Citroen, mas algumas fábricas de automóveis poderiam seguir o exemplo e dar um “up grade” na motorização de seus carros, por exemplo, acabando com os motores 1.0 e colocando motores 1.2 no lugar.