NotíciasReportagens

Segurança em duas rodas

Foto: Divulgação

Equilibrar-se em duas rodas indo de encontro com a velocidade e a liberdade fascina os adeptos do motociclismo. Há quem prefira essa sensação do que estar dentro de um carro enquanto cruza uma estrada, passeia pela cidade ou se desloca para suas atividades.

Mas, infelizmente, o Brasil é o segundo colocado no ranking de vítimas fatais em acidentes com motocicletas: são 7,1 óbitos a cada 100.000 habitantes. Esses dados são alarmantes considerando que nos últimos 15 anos o aumento de mortes no trânsito envolvendo motos foi de 846,5%, enquanto para os acidentes com carros o aumento foi de 58,7%.

A conscientização é um processo constante e lento, e enquanto usamos as motos para enfrentar as ruas e estradas diariamente, é mais do que necessário deixar a imprudência de lado seguir atentamente algumas recomendações:

– Esteja em dia com os equipamentos de segurança. Os capacetes são indispensáveis em qualquer situação para o motociclista e seu carona. Verifique se seu modelo é adequado e respeita as normas de fabricação. Não dispense as jaquetas com detalhes reflexivos bem chamativos, como este modelo à venda na RS1.

– Mantenha-se visível. Trafegue sempre com o farol ligado e nunca faça manobras que possam não ser visíveis para os condutores dos outros veículos. Use roupas claras.

– Não ultrapasse nas curvas. Isso prejudica a visibilidade do motorista que vem na pista oposta. Ultrapasse somente nas retas para ter plena segurança.

– Respeite a sinalização. O semáforo, uma faixa na pista ou uma placa de PARE estão ali por um motivo: sua segurança.

– Utilize as setas. É um item de série, não quer esforço para ser acionado e pode definitivamente salvar vidas de motoristas, ciclistas e pedestres.

– Não transite entre outros veículos ou paralelo a outras motos. Se for necessário fazer uma manobra para desviar de algum obstáculo, não haverá espaço suficiente e as lesões por impacto podem ser graves.

– Fique atento aos pontos cegos. Evite trafegar muito próximo a ônibus e caminhões. Você poderá estar no ponto cego dos outros veículos quando eles trocarem de faixa.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo