MotosNotícias
Tendência

Salão Duas Rodas tem grande público no feriado em São Paulo

Feriado na capital paulista e um grande público lotou os corredores do São Paulo Expo e conferiu as novidades da 15ª Edição do Salão Duas Rodas. Cheio de experimentações e tecnologia, o evento surpreende e encanta a todos. Entre as inovações uma moto que anda sozinha, modelos elétricos, simuladores de alta resolução e engenharia futurista.

O  design arrojado presente no Salão Duas Rodas está em boa parte das mais de 560  motos espalhadas pelo pavilhão do São Paulo Expo, e mais 70 para experimentação. A começar pela Yamaha Motoroid, supermáquina controlada por gestos e que não cai. Esta é a primeira vez que ela está na América Latina. Com tecnologia de inteligência artificial, câmeras na dianteira detectam reações do rosto  e gestos do piloto.

O modelo conta com o exclusivo “AMCES (Active Mass Center Control System), cuja função é estabilizar o veículo, atuando constantemente no centro de gravidade e ajudando no equilíbrio do conjunto homem x máquina. Desta forma, tem a capacidade de sentir a sua própria posição e no momento ajustar o seu centro de gravidade de forma a ficar de pé sem qualquer ajuda. Por meio dessa tecnologia, o veículo de duas rodas consegue inclusive recolher o apoio lateral, levantar-se e ir até o seu condutor, sozinho e sem qualquer tipo de ajuda.

Outra novidade da Yamaha é um simulador de moto super-realista. Chamado de ProS.moto, o aparelho pode reproduzir, com alto grau de realismo, características de qualquer motocicleta, da aparência física à dinâmica veicular. Desenvolvido pela Younder by ProSimulador, o ProS.moto será utilizado principalmente no treinamento de motociclistas. “O ProS.moto é uma ferramenta de treinamento que pode ser utilizada tanto na formação de novos condutores quanto na capacitação de pessoas que já são habilitadas”, destaca Claudia de Moraes, CEO da Younder.

“Para empresas de aplicativos de entrega, por exemplo, a tecnologia pode ser empregada no treinamento e conscientização de condutores. Já para as montadoras, além de projetos especiais de capacitação, é possível disponibilizar os simuladores para experiências imersivas de clientes em concessionárias”, acrescenta.

Projeto feito do zero no Brasil pela Honda, um  conceito de scooter pensado para o público feminino também está no Salão Duas Rodas, de maneira virtual. Por meio de realidade aumentada, o veículo pode dar base a um futuro scooter brasileiro da montadora. Além de um visual futurista, o scooter tem diversas tecnologias para tornar o dia-a-dia das motociclistas mais prático.

Na bolha dianteira, por exemplo, o veículo pode ter o GPS projetado na altura da visão da condutora. Outra tecnologia está no retrovisor, que pode ser removido, e tem luz de LED para que possa ser utilizado como espelho em cuidados pessoais. “Resolvemos criar uma scooter conceito direcionada para o público feminino. Tudo nesta scooter é novo, não aproveitamos nada de outros modelos”, explica Ana Carolina Barreto, supervisora de design da Moto Honda da Amazônia.

Já a Honda Gold Wing Tour 2019 tem itens de série  diferenciados. A versão topo de linha vem com faróis de LED, airbag, suspensão eletrônica com ajuste de carga, sistema para manobrar a moto em baixa velocidade e dar marcha ré, assistente de partida em rampa, start-stop, quatro modos de pilotagem, sistema multimídia e chave presencial.

A motocicleta esportiva da Triumph, a Street Triple RS, está com mais potência, inovação e tecnologia. O painel inclui conectividade MyTriumph Bluetooth, oferecendo navegação ao smarthphone e ao inédito sistema GoPro exclusivo da marca, permitindo todo o acesso e controle da câmera pelo punho do guidão. Os gráficos do painel também são novos. Também foram redesenhados os painéis laterais e a rabeta.

A nova geração da Kawasaki Versys 1000 chegou ao Salão Duas Rodas e trouxe com  exclusividade, na sua versão topo de linha, o painel colorido de TFT, que permite conexão com smartphones por meio de Bluetooth. A marca disponibiliza um aplicativo – disponível para iOS e Android – no qual é possível obter informações da moto, fazer ajustes no motor e suspensões, antes mesmo de sair rodando. O app, chamado de “Rideology”, ainda grava a rota de uma viagem ou passeio por meio de um GPS.

A HORWIN, empresa  especializada em veículos elétricos inteligentes de duas rodas, acaba de anunciar sua chegada ao país. Para o Salão, a marca chinesa trouxe as CR6 e CR6 Pro, duas motocicletas com visual retrô e com tecnologia de ponta na classe L3e, trazendo uma nova era para a mobilidade elétrica. Entre as inovações está o câmbio de cinco marchas que traz a mesma sensação de pilotar uma motocicleta tradicional, porém com as vantagens de um veículo elétrico. Elas têm a capacidade de atingir velocidades de até 105 km/h e a bateria é fixa e blindada. O carregador de energia integrado permite recarregar em três horas a partir de qualquer tomada. Esses modelos também foram apresentados pela HORWIN na Europa, na Exposição Internacional de Ciclismo e Motocicleta (EICMA 2019), o tradicional Salão de Milão, realizado de 5 a 10 de novembro na Itália.

Serviço: 

Salão Duas Rodas 2019

18 de novembro: Avant Première: 18h às 23h (Exclusiva para Convidados)

De 19 a 23 de novembro (terça-feira a sábado): 14h às 22h.

Dia 24 de novembro (domingo): 11h às 19h, com entrada até às 17h.

Profissionais do Setor terão acesso, 19, 21 e 22 de novembro (terça, quinta e sexta-feira) somente com Pré-Inscrição antecipada no site do evento e sujeito confirmação no local.

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP).

Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo