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Salão Duas Rodas: Kawasaki lança novas Z900 e KX250

O conceito de desenvolvimento se mantém: uma Z900 empolgante e fácil de pilotar. Porém, para a versão 2020, além de ter o visual renovado, a supernaked da Kawasaki traz novidades em eletrônica, conforto e segurança, como Sistema de Controle de Tração KTRC, Modos de Pilotagem Integrados, novo painel TFT colorido, iluminação toda em LED e conectividade com Smartphone.

O motor de 948 cm3 DOHC 4 tempos, 4 cilindros em linha com refrigeração líquida e o leve chassi em treliça da Z900 formam um conjunto polivalente e capaz de atender a uma ampla gama de pilotos e condições, encarando facilmente os roteiros na cidade com agilidade e com alta performance e diversão em uma estrada mais sinuosa.

Complementam o pacote da supernaked da Kawasaki os Modos de Potência, o sistema ABS KIBS, as suspensões ajustáveis com garfo dianteiro invertido de 41 mm, a embreagem assistida deslizante e os novos pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2. A nova Kawasaki Z900 tem previsão de lançamento no mercado brasileiro para o final de 2020.

CHASSI MAIS FORTE
• Revisões no chassi foram promovidas para reforçar a área de articulação do braço oscilante, mantendo a maneabilidade da motocicleta, uma das principais características da Z900.
• As configurações de suspensão dianteira e traseira foram atualizadas para corresponder ao novo quadro.

NOVOS PNEUS
• Os novos pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2 também contribuem para o excelente manuseio da Z900.

DESIGN: EVOLUÇÃO NO ESTILO SUGOMI

Os elementos do design Sugomi (uma postura em que a parte frontal está posicionada mais para baixo e a rabeta mais elevada, como em um ataque de um felino) permanecem inalterados, mas várias atualizações foram realizadas para ressaltar ainda mais a agressividade do visual da Z900.
• A área ao redor do farol traz linhas menos inclinadas para a frente, mas bordas mais ressaltadas destacando o novo design da peça. Além disso, luzes em LED, inclusive as de posição com superfície texturizada, ressaltam ainda mais o visual da supernaked.
• Novas aletas de proteção, tampa do tanque de combustível, rabeta e tampa do pivô do braço oscilante em prata são agora mais compactas.

ILUMINAÇÃO ALL-LED

Faróis em LED, luzes de posição, lâmpada da placa e piscas adicionam um novo estilo à Z900.

SISTEMA DE CONTROLE DE TRAÇÃO KTRC (KAWASAKI TRACTION CONTROL)

O avançado sistema de controle de tração da Kawasaki possui três modos que cobrem uma ampla variedade de condições, oferecendo melhor desempenho em pilotagem mais esportiva ou tranquilidade para percorrer superfícies escorregadias com confiança.
• O sistema analisa vários parâmetros para obter uma imagem precisa em tempo real do que está acontecendo.
• O Modo 1, o menos invasivo, ajuda a gerenciar a tração durante as curvas. Projetado com a esportividade em mente, facilita a aceleração em curvas, maximizando a tração dianteira da roda traseira.
• No Modo 2 a intervenção ocorre mais cedo, oferecendo um equilíbrio entre apoio à pilotagem esportiva e maior confiança do piloto.
• No Modo 3, o de maior interferência, o KTRC permite ao piloto alternar trechos escorregadios curtos com segurança (trilhos de trem ou tampas de bueiro) e extensões maiores em estradas ruins (pavimento molhado, paralelepípedo, cascalho).

SELEÇÃO DO MODO DE POTÊNCIA
• A escolha dos Modos de Potência (máxima ou reduzida) permite que os pilotos definam a entrega de energia do propulsor de acordo com preferências e condições. O modo Low limita a saída a aproximadamente 55% da potência total. A potência reduzida, que varia de acordo com a rotação do motor (rpm) e a posição do acelerador, oferece capacidade de gerenciamento aprimorada.

MODOS DE PILOTAGEM INTEGRADOS: SPORT, ROAD, RAIN E RIDER (MANUAL)

Os modos de pilotagem integrados – que estão vinculados ao KTRC e ao Modo de Potência – permitem que os pilotos definam com eficiência o controle de tração e o fornecimento de energia para atender a uma determinada situação de pilotagem.
• O condutor pode selecionar entre três configurações (Sport, Road e Rain) ou manual (Rider). Nesta última, cada um dos sistemas pode ser ajustado de forma independente.
– Sport: permite que o piloto desfrute de mais esportividade em roteiros mais sinuosos.
– Road: oferece uma condução confortável em várias situações, da cidade para velocidade de cruzeiro em rodovias.
– Rain: oferece ainda mais segurança em pisos molhados.

Modo de Pilotagem KTRC Modo de Potência
Sport 1 F
Road 2 F
Rain 3 L
Rider (Manual) 1/2/3/Off F/L

• Os modos podem ser alterados mesmo durante a pilotagem. Para isso basta o piloto acionar um botão na manopla esquerda.

PAINEL MULTIFUNCIONAL LCD TFT COLORIDO

O novo painel digital LCD TFT colorido de 4,3” oferece recursos adicionais na nova versão da Z900.
• O display de alta qualidade apresenta tecnologia TFT (thin-film transistor) para garantir um alto nível de visibilidade. A cor de fundo é selecionável (preto ou branco) e o brilho da tela é ajustado automaticamente para se adequar à luz ambiente em três opções definidas pelo piloto.
• As funções do visor incluem: velocímetro e conta-giros digitais, indicador de marcha, medidor de combustível, odômetro, consumo de combustível atual e médio, autonomia, velocidade média, tempo total, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio, indicador de condução econômica, Modos de Pilotagem Integrados e conectividade com o smartphone, entre outros.

CONECTIVIDADE DO SMARTPHONE

A tecnologia Bluetooth disponível no painel de instrumentos permite que o condutor conecte o celular à motocicleta sem a necessidade de cabos. Usando o aplicativo para smartphone “RIDEOLOGY”, várias funções do painel podem ser acessadas, contribuindo para um novo tipo de experiência de pilotagem:
– Informações do veículo: medidor de combustível, odômetro, cronograma de manutenção etc.
– Registro de pilotagem: informações de rota do GPS e dados de funcionamento da motocicleta podem ser registrados e visualizados no smartphone.
– Avisos do telefone: quando uma chamada ou mensagem é recebida, isso é indicado no visor do painel.
– Configurações gerais: configurações gerais de exibição do painel (como unidades preferidas, data, formato de data etc) podem ser ajustadas pelo smartphone.
• Depois que as informações da motocicleta forem carregadas no aplicativo, elas poderão ser visualizadas no smartphone, entre elas: distância total (odômetro), Trip A, Trip B, tempo total, consumo médio de combustível, velocidade média, bateria, lembrete de revisão Kawasaki (configurado pelo concessionário), lembrete de troca de óleo (configurado pelo motociclista) e um lembrete adicional selecionado pelo piloto etc.
• Registros detalhados de pilotagem, incluindo informações de GPS e sobre a motocicleta, podem ser gravados. Enquanto a moto é pilotada, o aplicativo rastreia a velocidade do veículo, rpm, posição de marcha, quilometragem atual e temperatura do líquido de arrefecimento. Uma vez que o registro de pilotagem tenha sido salvo, o piloto pode revisar esses itens em uma exibição de estilo gráfico em qualquer ponto ao longo da rota. O aplicativo também pode exibir um resumo do percurso, com informações que podem incluir: percurso percorrido, distância total, tempo total, consumo médio de combustível (melhor e médio), velocidade (maior e média) etc. Para qualquer modo de exibição, o condutor pode selecionar quais itens são exibidos e pode organizá-los em sua ordem preferida.
• Durante a pilotagem (com o aplicativo ligado na posição ON), a motocicleta e o smartphone estão sempre conectados. Quando a ignição é desligada, as informações mais recentes sobre o veículo são armazenadas pelo aplicativo e poderão ser visualizadas no smartphone. Quaisquer alterações feitas por meio do aplicativo enquanto o mecanismo estiver desligado ou fora da faixa de alcance não serão implementadas até que a ignição seja ativada e o smartphone esteja próximo e com o aplicativo ativado.
• Uma função do aplicativo permite que o relógio no visor do painel seja atualizado automaticamente quando a moto e o smartphone estiverem conectados.

CHASSI MAIS FORTE
• Revisões no chassi foram promovidas para reforçar a área de articulação do braço oscilante, mantendo a maneabilidade da motocicleta, uma das principais características da Z900.
• As configurações de suspensão dianteira e traseira foram atualizadas para corresponder ao novo quadro.

NOVOS PNEUS
• Os novos pneus Dunlop Sportmax Roadsport 2 também contribuem para o excelente manuseio da Z900.

DESIGN: EVOLUÇÃO NO ESTILO SUGOMI
Os elementos do design Sugomi (uma postura em que a parte frontal está posicionada mais para baixo e a rabeta mais elevada, como em um ataque de um felino) permanecem inalterados, mas várias atualizações foram realizadas para ressaltar ainda mais a agressividade do visual da Z900.
• A área ao redor do farol traz linhas menos inclinadas para a frente, mas bordas mais ressaltadas destacando o novo design da peça. Além disso, luzes em LED, inclusive as de posição com superfície texturizada, ressaltam ainda mais o visual da supernaked.
• Novas aletas de proteção, tampa do tanque de combustível, rabeta e tampa do pivô do braço oscilante em prata são agora mais compactas.

ILUMINAÇÃO ALL-LED
Faróis em LED, luzes de posição, lâmpada da placa e piscas adicionam um novo estilo à Z900.

SISTEMA DE CONTROLE DE TRAÇÃO KTRC (KAWASAKI TRACTION CONTROL)

O avançado sistema de controle de tração da Kawasaki possui três modos que cobrem uma ampla variedade de condições, oferecendo melhor desempenho em pilotagem mais esportiva ou tranquilidade para percorrer superfícies escorregadias com confiança.
• O sistema analisa vários parâmetros para obter uma imagem precisa em tempo real do que está acontecendo.
• O Modo 1, o menos invasivo, ajuda a gerenciar a tração durante as curvas. Projetado com a esportividade em mente, facilita a aceleração em curvas, maximizando a tração dianteira da roda traseira.
• No Modo 2 a intervenção ocorre mais cedo, oferecendo um equilíbrio entre apoio à pilotagem esportiva e maior confiança do piloto.
• No Modo 3, o de maior interferência, o KTRC permite ao piloto alternar trechos escorregadios curtos com segurança (trilhos de trem ou tampas de bueiro) e extensões maiores em estradas ruins (pavimento molhado, paralelepípedo, cascalho).

SELEÇÃO DO MODO DE POTÊNCIA

• A escolha dos Modos de Potência (máxima ou reduzida) permite que os pilotos definam a entrega de energia do propulsor de acordo com preferências e condições. O modo Low limita a saída a aproximadamente 55% da potência total. A potência reduzida, que varia de acordo com a rotação do motor (rpm) e a posição do acelerador, oferece capacidade de gerenciamento aprimorada.

MODOS DE PILOTAGEM INTEGRADOS: SPORT, ROAD, RAIN E RIDER (MANUAL)

Os modos de pilotagem integrados – que estão vinculados ao KTRC e ao Modo de Potência – permitem que os pilotos definam com eficiência o controle de tração e o fornecimento de energia para atender a uma determinada situação de pilotagem.
• O condutor pode selecionar entre três configurações (Sport, Road e Rain) ou manual (Rider). Nesta última, cada um dos sistemas pode ser ajustado de forma independente.
– Sport: permite que o piloto desfrute de mais esportividade em roteiros mais sinuosos.
– Road: oferece uma condução confortável em várias situações, da cidade para velocidade de cruzeiro em rodovias.
– Rain: oferece ainda mais segurança em pisos molhados.

Modo de Pilotagem KTRC Modo
de Potência
Sport 1 F
Road 2 F
Rain 3 L
Rider (Manual) 1/2/3/Off F/L

• Os modos podem ser alterados mesmo durante a pilotagem. Para isso basta o piloto acionar um botão na manopla esquerda.

PAINEL MULTIFUNCIONAL LCD TFT COLORIDO

O novo painel digital LCD TFT colorido de 4,3” oferece recursos adicionais na nova versão da Z900.
• O display de alta qualidade apresenta tecnologia TFT (thin-film transistor) para garantir um alto nível de visibilidade. A cor de fundo é selecionável (preto ou branco) e o brilho da tela é ajustado automaticamente para se adequar à luz ambiente em três opções definidas pelo piloto.
• As funções do visor incluem: velocímetro e conta-giros digitais, indicador de marcha, medidor de combustível, odômetro, consumo de combustível atual e médio, autonomia, velocidade média, tempo total, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio, indicador de condução econômica, Modos de Pilotagem Integrados e conectividade com o smartphone, entre outros.

CONECTIVIDADE DO SMARTPHONE

A tecnologia Bluetooth disponível no painel de instrumentos permite que o condutor conecte o celular à motocicleta sem a necessidade de cabos. Usando o aplicativo para smartphone “RIDEOLOGY”, várias funções do painel podem ser acessadas, contribuindo para um novo tipo de experiência de pilotagem:
– Informações do veículo: medidor de combustível, odômetro, cronograma de manutenção etc.
– Registro de pilotagem: informações de rota do GPS e dados de funcionamento da motocicleta podem ser registrados e visualizados no smartphone.
– Avisos do telefone: quando uma chamada ou mensagem é recebida, isso é indicado no visor do painel.
– Configurações gerais: configurações gerais de exibição do painel (como unidades preferidas, data, formato de data etc) podem ser ajustadas pelo smartphone.
• Depois que as informações da motocicleta forem carregadas no aplicativo, elas poderão ser visualizadas no smartphone, entre elas: distância total (odômetro), Trip A, Trip B, tempo total, consumo médio de combustível, velocidade média, bateria, lembrete de revisão Kawasaki (configurado pelo concessionário), lembrete de troca de óleo (configurado pelo motociclista) e um lembrete adicional selecionado pelo piloto etc.
• Registros detalhados de pilotagem, incluindo informações de GPS e sobre a motocicleta, podem ser gravados. Enquanto a moto é pilotada, o aplicativo rastreia a velocidade do veículo, rpm, posição de marcha, quilometragem atual e temperatura do líquido de arrefecimento. Uma vez que o registro de pilotagem tenha sido salvo, o piloto pode revisar esses itens em uma exibição de estilo gráfico em qualquer ponto ao longo da rota. O aplicativo também pode exibir um resumo do percurso, com informações que podem incluir: percurso percorrido, distância total, tempo total, consumo médio de combustível (melhor e médio), velocidade (maior e média) etc. Para qualquer modo de exibição, o condutor pode selecionar quais itens são exibidos e pode organizá-los em sua ordem preferida.
• Durante a pilotagem (com o aplicativo ligado na posição ON), a motocicleta e o smartphone estão sempre conectados. Quando a ignição é desligada, as informações mais recentes sobre o veículo são armazenadas pelo aplicativo e poderão ser visualizadas no smartphone. Quaisquer alterações feitas por meio do aplicativo enquanto o mecanismo estiver desligado ou fora da faixa de alcance não serão implementadas até que a ignição seja ativada e o smartphone esteja próximo e com o aplicativo ativado.
• Uma função do aplicativo permite que o relógio no visor do painel seja atualizado automaticamente quando a moto e o smartphone estiverem conectados.

Fonte: Brick Lane | estratégia, digital & conteúdo

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