CarrosNotícias

Salão de Tóquio: Nissan revela IDS Concept

Nissan IDS Concept

Na edição 2015 do Salão do Automóvel de Tóquio, a Nissan Motor Co. Ltd. revelou um carro-conceito que materializa a visão da empresa para o futuro da condução autônoma e dos veículos elétricos sem emissão de poluentes: o Nissan IDS Concept.

Durante o evento, o CEO e Presidente Mundial da Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que: “as próximas tecnologias da Nissan vão revolucionar a relação entre o carro e o motorista, bem como o futuro da mobilidade”.

Depois de liderar o desenvolvimento e a expansão da tecnologia de veículos elétricos (EVs ou Electric Vehicles, em inglês), a Nissan está mais uma vez um passo adiante em termos de tecnologia automobilística. Integrando sistemas avançados de controle da condução e tecnologias voltadas à segurança com inteligência artificial de ponta (IA), a Nissan está entre os líderes em desenvolvimento de dispositivos de condução autônoma com aplicabilidade prática e que possam vir a se tornar realidade.

Em agosto de 2013, Ghosn afirmou que até 2020 a Nissan poderia equipar seus carros com tecnologias inovadoras de condução autônoma. Hoje, a empresa mantém seus planos para alcançar este objetivo.

O Sistema de Condução Inteligente da Nissan (IDS, ou Intelligent Conduction System, em inglês) é um conceito de tecnologia de condução autônoma que representa as crenças da Nissan sobre como devem ser os veículos de próxima geração. Ghosn disse ainda que “O Sistema de Condução Inteligente da Nissan aumenta a capacidade de um motorista de ver, pensar e reagir, compensando erros humanos, que são a causa de mais de 90% de todos os acidentes automobilísticos. Com isso, o tempo gasto ao volante se torna mais seguro, mais limpo, mais eficiente e até mesmo mais divertido”.

Dentro dos próximos anos, você verá a tecnologia de Condução Inteligente da Nissan sendo implementada em seus carros em todo o mundo.

A condução autônoma já foi comparada a uma situação em que poderíamos viver em um mundo de esteiras rolantes que simplesmente levariam as pessoas do ponto A ao ponto B. Entretanto, o Nissan IDS Concept promete uma visão muito diferente para o carro do amanhã. Mesmo quando o motorista seleciona a opção ‘Condução Pilotada’ e delega a condução ao veículo, a performance do carro – desde a aceleração até a capacidade de fazer curvas – imita o estilo próprio e as preferências do condutor.

No modo ‘Condução Manual’, o condutor assume o controle. As ações de aceleração linear e a capacidade de fazer curvas se tornam simples e divertidas. Mas nos bastidores, o Nissan IDS Concept continua a oferecer assistência ao condutor. Sensores monitoram continuamente as condições de rodagem e os dispositivos de assistência à condução se mantêm disponíveis mesmo quando o condutor está no comando da direção. Caso haja a iminência de um perigo, o Nissan IDS Concept entra em ação e executa uma manobra evasiva.

Além de ser capaz de aprender, o sistema de IA do Nissan IDS Concept se comunica como se fosse um atento copiloto. Desde informações sobre as condições do trânsito, a agenda ou os interesses pessoais do condutor, o sistema de IA do Nissan IDS Concept tem tudo o que é necessário para ajudar a criar uma experiência de condução que é ao mesmo tempo confortável, agradável e segura.

O conceito ‘Dirigindo Juntos’ é claramente demonstrado no design interno. “O Nissan IDS Concept configura um ambiente interno diferente conforme a opção de condução escolhida – ‘Condução Pilotada’ ou ‘Condução Manual’. São detalhes que consideramos absolutamente necessários para expressar nossa ideia de condução autônoma”, explica Morita.

Mesmo sendo um hatch, o entre eixos mais longo do Nissan IDS Concept permite que quatro adultos se acomodem confortavelmente. Mas a cabine se torna muito mais espaçosa quando o condutor seleciona o modo ‘Condução Pilotada’. Neste modo, o volante da direção retrocede para o centro do painel de instrumentos, fazendo aparecer uma grande tela plana. Várias operações relacionadas à condução são comandadas pelo sistema de Inteligência Artificial via comando de voz e gestos do motorista. Enquanto isso, o interior – que é revestido de materiais naturais, como couro – é iluminado por uma luz suave. Os quatro bancos giram suavemente para o lado de dentro, de forma a favorecer a conversa entre os ocupantes. É como se todos estivessem relaxando em uma sala de visitas.

Quando o condutor seleciona a ‘Condução Manual’, o interior espaçoso se transforma para colocar o motorista no comando. Todos os bancos se voltam para frente. Remetendo às rédeas de um cavalo e à equitação, o volante entra em ação em conjunto com os mostradores do painel e do head-up display, que apresenta informações sobre o itinerário a ser seguido. A iluminação interna passa a ser azul, estimulando a capacidade de concentração. A estrutura vazada das colunas dianteiras utilizadas pela Nissan garante excelente visibilidade, reduzindo os pontos cegos e contribuindo para uma sensação de amplitude.

Mudar para a ‘Condução Manual’ é uma tarefa simples, graças ao botão localizado entre os bancos dianteiros – chamado de Comando PD. Este é o único controle que o motorista pode ativar fisicamente quando o carro está configurado no modo ‘Condução Pilotada’: quando o condutor está pronto para assumir a condução, uma ação física ativa a mudança.

Para que a condução autônoma seja amplamente aceita, as pessoas precisam confiar na tecnologia. Graças às suas capacidades inovadoras de comunicação, o Nissan IDS Concept promove confiança e um senso de harmonia também para aqueles que estão do lado de fora do carro. Vários displays e luzes externas sinalizam aos pedestres e pessoas no entorno a presença e as intenções do carro. Na verdade, o contorno prateado do carro é uma faixa de LED que a Nissan apelidou de ‘Indicador de Intenções’. Quando há pedestres ou ciclistas nas proximidades, a faixa muda para vermelho, assinalando que o carro está ciente da presença deles. Já o display eletrônico que fica voltado para o lado de fora na altura do painel de instrumentos exibe mensagens luminosas para os pedestres, como “Pode passar!”. Este sistema de comunicação natural e em harmonia com o entorno assinala um novo futuro para a relação com o automóvel.

A altura da carroceria totalmente construída em fibra de carbono foi reduzida a 1.380 mm, reduzindo nitidamente o arrasto aerodinâmico (Cd). Com as rodas localizadas mais próximas dos cantos, a carroceria proporciona um espaço interno maior, permitindo que o design da cabine seja mais envolvente. A Nissan optou por rodas de diâmetro maior, aumentando a performance e a esportividade, mas preferiu equipá-las com pneus bastante finos de 175’’, para minimizar a resistência do ar e melhorar a estabilidade. As rodas têm um design em camadas que remetem a finas aletas, criando vórtices no fluxo de ar na superfície da roda, contribuindo ainda mais para suavizar a passagem do ar.

O estilo da grade do Nissan IDS Concept lembra placas de gelo, remetendo a um design puro e limpo – e perfeito para um veículo elétrico. Desenhado como se fosse uma pilha de blocos de gelo, o padrão da grade parece ser transparente. A carroceria com pintura acetinada em um tom prata azulado ressalta ainda mais a impressão de conforto e segurança proporcionados pela cabine.

O Nissan IDS Concept é equipado com uma bateria da alta capacidade – 60 kWh. Graças à sua incrível aerodinâmica, altura da carroceria mais baixa, formas fluidas e a redução no peso proporcionada pela carroceria construída totalmente em fibra de carbono, o veículo também foi projetado para cobrir longas distâncias. Outras tecnologias incluídas no Nissan IDS Concept são o ‘Estacionamento Pilotado’, que pode ser operado por smartphone ou tablet, além de tecnologias de recarga sem fio. Graças a estes equipamentos, o condutor pode deixar que o próprio carro assuma as funções de estacionamento e recarga.

Fonte: Nissan do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo