CarrosNotícias

Salão de SP: Jeep Renegade chega ao Brasil

Fotos: Divulgação

O verdadeiro Jeep® nacional está chegando! No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o público poderá conhecer todos os detalhes do inédito Jeep Renegade, modelo global que já está revolucionando a categoria de SUVs compactos. A novidade chegará para aumentar a gama de veículos da marca que criou o segmento 4×4 e o próprio conceito de utilitário-esportivo.

O Jeep Renegade oferece uma combinação única de apelo urbano e a melhor capacidade fora de estrada de sua categoria. Versatilidade, liberdade, comodidade e tecnologia na dose certa. Ele traz em seu pacote inovações para a categoria, como câmbio automático de nove marchas e motor a diesel, interior refinado e uma ampla lista de avançados itens tecnológicos. O resultado é um veículo atual, eficiente e prazeroso de dirigir.

“Uma das maiores oportunidades para o crescimento da Jeep está no Brasil”, diz Mike Manley, presidente e CEO da marca Jeep. “Agora temos um veículo construído localmente que se encaixa perfeitamente ao mercado latino-americano, com capacidade 4×4 e tecnologia únicos no segmento. O novo Jeep Renegade reúne como nenhum outro o espírito de aventura e a iniciativa do povo brasileiro e vai atrair milhares de novos consumidores para a nossa marca.”

“O Jeep Renegade não deriva de nenhum carro de passeio. Nasceu para ser um legítimo SUV compacto, com a grife Jeep e com inovações não só para seu segmento, mas para todo o mercado nacional”, afirma Sérgio Ferreira, diretor geral da Chrysler Brasil e diretor da marca Jeep para a América Latina. “Por tudo isso consideramos o Renegade um divisor de águas, uma verdadeira reinvenção de seu segmento”, completa.

Projetado nos Estados Unidos, o Jeep Renegade será o primeiro produto a sair, no início de 2015, da nova fábrica de Goiana, Pernambuco, a mais moderna do grupo Fiat Chrysler Automobiles no mundo. Ele já é produzido na Itália e será feito na China em 2016, com vendas em mais de 100 países, sempre com a mesma qualidade construtiva. O lançamento comercial no Brasil está previsto para o segundo trimestre do ano que vem.

Com três versões de acabamento, duas opções de motor, três tipos de câmbio, três tipos de tração e uma enorme relação de equipamentos, o Jeep Renegade vai atender a todos os tipos de exigência de quem procura um SUV compacto, seja para a cidade, seja para encarar aventuras mais radicais no off-road. O Jeep Renegade terá motor flex 1.8 E.TorQ ou o inédito diesel turbo 2.0 MultiJet II, o mais forte da categoria. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis ou de nove marchas – outra exclusividade no segmento. E a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4, de dois tipos. As versões serão Sport, Longitude e Trailhawk.

Não bastasse a caixa automática de seis marchas, o Jeep Renegade faz história com a primeira transmissão de nove marchas entre os SUVs compactos. Este câmbio traz muitas vantagens, como arrancadas fortes, distribuição suave de potência e eficiência. Moderno, silencioso e robusto, o motor a diesel MultiJet II turbo de 2 litros também entrega a maior potência e o maior torque da categoria, com respectivos 170 cv e 35,7 kgfm. Moderno, esse motor tem grande durabilidade e é muito silencioso. O nível de emissões é baixo, bem como o de consumo, que permite uma autonomia de 950 km, suficiente para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro e voltar, com folga. E, ao contrário do que poderia se imaginar, esse propulsor diesel poderá equipar o Jeep Renegade desde a versão de entrada, a Sport.

O novo Jeep Renegade 2015 oferece soluções tecnológicas e de segurança antes disponíveis somente em modelos maiores, tornando-as acessíveis aos clientes da categoria de SUVs compactos. Entre elas estão freio de estacionamento elétrico, monitores de ponto-cego nos retrovisores laterais, sete air bags e o premiado sistema Uconnect – com tela sensível ao toque, de 6,5 polegadas, além de uma tela multifuncional de TFT de 7 polegadas no centro do quadro de instrumentos. Com o sistema ParkAssist, o Renegade passa a ser o primeiro carro nacional que estaciona o carro em vagas paralelas e perpendiculares, quase sem intervenção do motorista.

Desde o início, os designers da Jeep sabiam que o Jeep Renegade precisava ter a maior capacidade off-road de sua categoria, com proporções que transmitissem o visual robusto da marca, sem deixar de lado a versatilidade, dirigibilidade e estilo. Por fim, o Renegade tinha ainda que oferecer a liberdade ao ar livre que vem de suas raízes, de 1941, com o Jeep Willys MB. O resultado é o novo Renegade 2015, um veículo baseado na personalidade forte do Jeep Wrangler, mas com novas linhas sólidas e proporções arrojadas.

Os detalhes de estilo também dizem muito sobre o novo Jeep Renegade. É o caso das lanternas traseiras, com um elemento em X que remete às jerrycans, os galões metálicos de gasolina que eram pendurados na traseira de todo Jeep MB. Outro bom exemplo é a profusão de easter-eggs, pequenas surpresas espalhadas por todo o carro. Algumas são bem visíveis, como a faixa vermelha do conta-giros que imita uma poça de lama, mas outras requerem mais atenção, como o tapete de borracha do porta-objetos no console central, que exibe o mapa topográfico de Moab, Utah, uma verdadeira Meca para os praticantes de off-road nos EUA.

Outra grande homenagem à história da Jeep é o próprio nome do futuro modelo pernambucano, com longa tradição na marca. Afinal, Renegade foi versão do CJ (Civilian Jeep) entre 1970 e 1983, do Wrangler de 1991 a 1993 e do Liberty (aqui, Cherokee) em 2010. Além de ter sido o nome de um conceito exibido no Salão de Detroit de 2008, um bugue com propulsão híbrida. Um nome cujo significado remete à ousadia, a não seguir os passos da maioria, a traçar seu próprio caminho.

Tão fácil quanto entrar e sair dirigindo o Jeep Renegade — graças ao recurso Keyless Enter-N-Go, com chave presencial e botão de partida — será se sentir bem na convidativa e espaçosa cabine. Com posição elevada de dirigir e teto alto, o amplo interior do Jeep Renegade tem aspecto enérgico baseado na tradição da lendária marca Jeep. Os detalhes fabricados com precisão; as cores e materiais inovadores e de grande qualidade, como no revestimento de couro; a tecnologia de ponta e armazenamento inteligente… Tudo isso foi inspirado pelos equipamentos e estilos de vida de esportes radicais. Tudo unido por um excelente nível de acabamento.

Mantendo a tradição do lendário Jeep Willys MB, o Renegade proporciona liberdade a céu aberto com dois sistemas surpreendentes de teto solar, ambos com acionamento elétrico. Além do Commandview, com painel duplo panorâmico, exclusivo na categoria, há o My Sky, que é inédito em qualquer segmento. Este conta com dois painéis de deslizamento e inclinação elétricos, que podem ser removidos manualmente. Desenhados para serem cômodos, os painéis de teto de poliuretano e fibra de vidro podem ser encaixados na base do porta-malas.

O uso extensivo de aço avançado, resinas compostas e novas simulações de impactos em computador permitem que a plataforma do Jeep Renegade ofereça rigidez torcional de primeira classe e a durabilidade típica da marca Jeep. Para completar, os avançados amortecedores de frequência seletiva, da Koni, conferem as melhores características de aderência no asfalto e de dirigibilidade. Tudo com muito conforto de rodagem, sensação ampliada pela direção com assistência elétrica.

O Jeep Renegade oferece dois avançados sistemas 4×4 para proporcionar o melhor desempenho off-road de sua classe. Ambos podem transmitir 100% do torque disponível ao solo em apenas uma das rodas, para uma excepcional tração. Os sistemas 4×4 Jeep Active Drive e Jeep Active Drive Low incluem o recurso Selec-Terrain, com até cinco modos: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia) e Mud (lama), mais o exclusivo Rock (Pedra) na versão Trailhawk. O objetivo é aprimorar a condução com tração nas quatro rodas, tanto na estrada como fora dela, em qualquer condição climática. Para quem utiliza ao máximo toda a capacidade off-road de um Jeep, o Renegade tem a configuração Trailhawk, que ostenta o selo “Trail Rated 4×4” e oferece a maior aptidão para o uso fora de estrada no segmento.

Fonte: Comunicação Chrysler / Perspectiva Comunicação

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo