“Futuro – Item de série”, com este lema deu-se início o 64º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (Internationale Automobilausstellung) em Frankfurt am Main na Alemanha. O salão, que está entre os mais importantes eventos da indústria automobilísta, recebeu em sua edição anterior cerca de 850mil visitantes e contou com o lançamento mundial de mais de 100 modelos.
A Audi trás como lançamentos o S6 com motor V8 biturbo, este possui faixa de potência / torque mais lineares que o antigo V10 aspirado permitindo ao sedã uma performance melhor apesar dos 15cv de potência a menos e ainda reduzindo o consumo em 25%. Compartilhando o motor V8, foram apresentados o S7 Sportback e o S8 (versões esportivas do A7 e A8 respectivamente).
Seguindo o contexto ecológico, a montadora de Ingolstadt finalmente disponibiliza o A8 Hybrid para o mercado. Equipado com um motor de 4 cilindros turboalimentado e um motor elétrico que somados geram 245cv, permitem o grande sedã a acelerar de 0 a 100km/h em 7,7segundos e atingir uma velocidade de 235km/h. O painel trás ao invés do conta-giros um indicador de quão eficientemente o motorista está dirigindo, ajudando-o a atingir a marca de 15,6 km/l declarados.
A Volkswagen apresentou o VW UP!, duas letras e um ponto de exclamação. Este ponto pode-se interpretar como o símbolo de um carro que pretende revolucionar a indústria automobilística. Trata-se de um compacto para 4 pessoas, bastante espaçoso contando com um porta-malas de 251litros. A montadora de Wolfsburg pretende lançar o modelo no Brasil com preço muito competitivo.
]Em resposta ao VW UP! A Fiat trouxe 3. geração do Fiat Panda. O modelo compartilha a plataforma com o Fiat 500, Ford KA e Lancia Ypsilon. Na Alemanha estarão disponíveis motores de 65 à 105cv. O compacto também agradará aos defensores da natureza, posto que emite apenas 85g Co2/km e com isto leva o título de carro menos poluente da Alemanha.
A Chevrolet apresentou o novo Camaro com motor V8 de 432 cavalos em versões coupé e conversível. O preço de lista na Alemanha é de apenas 38.999€. Uma verdadeira barganha.
A Volvo trabalha em seu novo “Flagship”, o conceito You. O belo sedã, que é uma evolução do conceito apresentado em Shanghai, possui um belo interior com o típico desenho Escandinavo. Assim como um IPad, os instrumentos podem ser comandados com um toque ou deslizando-se o dedo sobre o monitor.
A Porsche apresenta o novo 911 Carrera S, mais leve, mais ágil e mais econômico que modelo anterior. O desenho conta com novas lanternas, porém não mudou muito. O novo esportivo de Stuttgart está 45 kg mais leve apesar de ter tido seu comprimento aumentado em 5,6cm. O entre-eixos foi alongado em 10cm o que torna o interior mais espaçoso. O novo sistema Start-Stop faz o consumo ser reduzido em 10%. Os motores de 6 cilindros contrapostos agora desenvolvem 350 e 400cv.
A Fábrica de Motores da Baviera (BMW) trouxe o seu novo sedã esportivo. O M5 F10 vem com 2 cilindros a menos que a versão anterior, porém o novo V8 4.4l conta com um par de turbos e não desaponta. São 560cv, apesar de pesar 1870 kg, a relação peso potência fica em interessantes 3,3kG/cv, isto se traduz em 0 a 100km/h em apenas 4,4 segundos e uma velocidade máxima de 305km/h.
E já que estamos falando de supercarros não podemos deixar de citar a nova Ferrari 458 Spyder. O novo teto de metal torna o carro igual ao cupê com o teto fechado e quando aberto permite ouvir a bela sinfonia do motor V8 4.5, que agora rende 570cv.
A Mercedes também apresentou seu novo superesportivo conversível. Na nova SLS as asas de gaivota dão lugar a um teto de lona com acionamento elétrico que se abre em apenas 11seg. Os 571cv de potência são transmitidos às rodas através de um câmbio DSG de 7 marchas. Além disso o esportivo conta com freios de cerâmica e suspensão ajustável. Para os interessados, o preço na Alemanha é de 195.000 Euros. 8.000 a mais que o cupê.
Seguindo a tendência de modelos de baixa emissão, o salão dedica uma ampla área a modelos Elétricos (Halle der Elektromobilität). Neste espaço diversos fabricantes de peças, componentes e automóveis apresentam suas contribuições para o futuro de emissão zero.
Para ver todas as fotos, basta “CURTIR” a FanPage do CarPOint News e clicar no álbum do Salão de Frankfurt.