O segmento B hatch não pode ser imaginado sem a família Peugeot ‘200’. O 205, por exemplo, apresentado em 1983, marcou época em sua categoria; e com ele nasceu a saga de compactos premium que definiram tendências. Mais de 22 milhões de exemplares vendidos em cinco continentes demonstram não só o sucesso comercial dos hatches da marca, como também provam a confiabilidade desses modelos.
A série 200 da Peugeot (205, 206, 207 208) sempre foi sinônimo de produtos com tecnologia de ponta. O retrospecto de toda a saga revela como ponto comum aos representantes de cada uma das gerações o fato de serem produtos completos, capazes de conquistar com muita versatilidade e dinamismo os mais diversos públicos nos cinco continentes.
No Brasil, o momento é de testemunhar o início de mais um capítulo dessa história de sucesso. Afinal, o novo Peugeot 208 chega com atributos de sobra (design diferenciado, tecnologias exclusivas, opções de motorização, acabamento primoroso e prazer de dirigir) para repetir a ruptura que o 206 representou.
PEUGEOT 205 (1983)
O 205 foi o ‘Carro de Ouro do Ano’ da década de 1980. Um hatch que conquistou várias gerações com seu design exterior original, o dinamismo de suas linhas e a confiabilidade. Esse modelo tinha caráter global, sendo produzido em 7 fábricas de 3 continentes. Lendário, sua leveza, robustez e chassi resultaram em um ótimo desempenho que, desde então, faz parte do DNA da família 200.
O 205 Turbo 16 foi uma série limitada de 200 unidades construídas para homologar a participação do modelo no Grupo B do Campeonato Mundial de Rally. Com sua carroceria reforçada, motor central transversal de 200 cv e tração nas quatro rodas, logo se tornou um carro cult e alcançou grande sucesso nas competições, vencendo o Campeonato Mundial de Rally para pilotos e construtores em 1985 e 1986; além do Paris-Dakar, em 1987 e 1988.
PEUGEOT 206 (1998)
O 206 nasceu com o desafio de superar o 205. Não apenas o fez, como também se tornou o carro mais vendido da Marca no mundo. Atualizando os atributos de seu antecessor, este carro ganhou uma variedade importante de tipos de carroceria e tecnologia superior.
A oferta foi se ampliando ao longo dos anos, com carrocerias inovadoras em seu segmento, como o CC (Coupé Cabriolet), o sedã e a família SW; e uma longa lista de versões e motores, incluindo os esportivos 206 GTI, 206 RC, 206 Rallye (séries especiais).
Também foi do 206 a merecida honra de ser o primeiro automóvel da Peugeot produzido na fábrica de Porto Real (RJ), em 2001. A primazia foi seguida de um êxito estrondoso em nosso mercado. Com um design arrebatador, o 206 não apenas fez sucesso instantâneo, como subiu a régua do segmento, fazendo com que toda a concorrência se apressasse para lançar projetos renovados que tivessem alguma chance de encará-lo.
PEUGEOT 207 (2008)
Era uma nova geração de carros pequenos, especialmente desenvolvida e fabricada no Mercosul. Com um estilo externo vigoroso, essa nova geração adotou a tendência estilística das criações então recentes da marca, como os 307 e 407. O 207 também era oferecido em múltiplas versões que combinavam níveis de equipamentos e motores a gasolina, além das carrocerias SW e Sedan.
PEUGEOT 208 (2013)
Seu lançamento significou um profundo repensar da experiência de dirigir, com a estreia de uma nova arquitetura completamente ergonômica chamada Peugeot i-cockpit®, a reinterpretação da Marca da posição de dirigir.
Com um design inovador, um equilíbrio dinâmico requintado e equipamentos sem precedentes para o segmento, o 208 tornou-se rapidamente a nova referência entre os carros compactos.
Novo PEUGEOT 208
O Novo 208 é a expressão máxima da visão da Marca por seu design, tecnologia e dirigibilidade. Ele reafirma, ainda, os valores da Marca em um segmento no qual sempre foi protagonista.
Com a plataforma CMP (Common Modular Platform) desenvolvida no Centro de Produção El Palomar, na Argentina, a marca dará início a uma nova era em nosso país, trazendo a mais avançada tecnologia automotiva para o segmento B Hatch.
Essa virada de fase da marca vem exatamente com a plataforma CMP. Moderna, ela vai permitir que outros modelos recebam inovações importantes de conforto, segurança e assistência de direção. O novo 208 é o melhor exemplo dos benefícios que acompanham a CMP, como o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), um pacote de itens ativos sem precedentes no segmento.
A reinterpretação da posição de condução proporcionada pelo i-COCKPIT® já é um sucesso: são mais de 5 milhões de usuários em todo o mundo. O novo 208 lançará uma evolução desse conceito com o I-COCKPIT 3D, que oferece verdadeira inovação neste segmento de veículos, melhorando a condução em todos os aspectos ao potencializar a eficiência e simplicidade da leitura de informações.
Na cabine, materiais e acabamento impressionam pelo alto padrão, imprimindo ao 208 uma qualidade muito acima do que se vê em seu segmento – e até mesmo em categorias superiores. Com uma distribuição harmoniosa dos equipamentos, o layout privilegia o motorista, reforçando a ergonomia. O tratamento estético apurado faz uso de superfícies refinadas em todos os pontos de contato, como volante, laterais de portas e botões, realçando ainda mais a beleza, a ergonomia e a funcionalidade diferenciadas do i-Cockpit 3D.
A Peugeot também surpreende o Brasil ao confirmar o lançamento do 208 e-GT, a versão para quem busca esportividade e diferenciação até na matriz energética. Com motor 100% elétrico, 26,5 kgfm de torque e 100 kw, o esportivo faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos. Assim, com o Novo 208 e o 208 e-GT, a Peugeot é a primeira marca a disponibilizar neste segmento um carro com motor elétrico ou flex de combustão interna.
Fonte: www.peugeot.com.br