A Saab está “bem na fita”, o seu mais novo modelo Saab 9-5 obteve a classificação máxima nos crash tests nos Estados Unidos. Além de ter conseguido a classificação de “Top Safety Pick” (Escolha Mais Segura), atribuída pelo Instituto de Seguro para Segurança Rodoviária (IIHS, www.iihs.org – nos Estados Unidos), uma entidade de investigação e comunicação financiada pelas seguradoras norte-americanas do ramo automóvel. Para receber a distinção “Top Safety Pick”, os automóveis têm de obter a classificação mais elevada no conjunto das quatro categorias e deverão também estar equipados com o sistema ESP.
O IIHS realiza testes completos de impacto frontal e simulações de colisão por impacto lateral. Os encostos de cabeça são igualmente submetidos a simulação de impacto traseiro realizada numa plataforma de testes, para avaliar a proteção face a lesões por efeito de chicote, sendo a estrutura do teto testada para avaliar a proteção do veículo contra capotamento.
“Estamos muito satisfeitos com a performance do 9-5. O IIHS é um organismo independente e os resultados dos testes que realizam constituem informação objetiva e facilmente acessível aos compradores de veículos automóveis. Por isso, consideramos importante obter bons resultados neste tipo de testes“, afirma Per Lenhoff, Responsável pelo Desenvolvimento de Segurança na Saab Automobile.