O rumor tem cerca de um ano e dizia que a Jaguar Land Rover estava pretendendo criar uma nova marca dentro do seu portfólio com o nome Road Rover.
Além de ser um nome pouco comum e algo sem graça, seria uma marca que ficaria entre a Jaguar e a Land Rover, ou seja, teria modelos luxuosos e com capacidade para andar fora de estrada. Uma espécie de crossover tecnológico entre as duas marcas principais. Na altura a resposta oficial da Jaguar Land Rover dizia que o nome Road Rover era um código interno.
Claro que há muita especulação sobre o que será o Road Rover. Até o momento sabemos que o nome foi usado na história da Land Rover, tal como sucedeu com o nome Velar, hoje designação de um dos carros mais interessantes da gama da casa britânica. Foi em 1950 que a Rover Company produziu vários protótipos que foram chamados de Road Rover, pois seriam modelos que preencheriam o espaço entre os carros da Rover e os jipes da Land Rover. Pelo visto, a Jaguar Land Rover está se preparando para aparecer em qualquer salão com um protótipo que pode ser rival do Audi Allroad ou do Volvo V90 CrossCountry. Assim, o modelo teria o chassi do Jaguar XJR e as capacidades fora de estrada do Range Rover. Mas com motor elétrico capaz de uma autonomia superior a 480 Kms, podendo, entretanto, surgir versões com motor de combustão interna ou até versões híbridas.
Tudo isto porque a Jaguar Land Rover quer atingir o milhão de unidades vendidas por ano em 2025 e já percebeu que mesmo com muita felicidade e a ajuda dos futuros produtos como o C-Pace e o J-Type, a diferença entre as atuais 604 mil unidades e os objetivos é grande. Como são os SUV que estão em crescimento, juntamente com os crossover, a Jaguar Land Rover precisa de mais modelos desses, sem que a lendária capacidade fora de estrada da Land Rover e da Range Rover seja afetada. A tal Road Rover cairia, aqui, como uma luva, sendo que pode não ser uma marca, mas uma gama de produtos que permita, assim, dar o tal salto para o milhão de unidades.
Outro problema da Jaguar Land Rover chama-se EUA, necessitando a empresa detida pela indiana Tata, produtos elétricos para baixar a média de emissões cada vez mais apertada do estado americano da Califórnia. Por isso, uma vez mais, este Road Rover seria perfeito.