Em um mercado conhecido por produtos defasados, maquiados e/ou atrasados, a Renault conseguiu se destacar ao lançar o Sandero RS, versão apimentada do compacto popular que oferece mais diversão ao volante e acerto mecânico diferenciado, contrariando os “esportivos de fachada” comuns nesse segmento. Para destacar ainda mais o modelo, a francesa apresenta a série especial Racing Spirit limitada a 1500 unidades, cada uma pelo preço de R$66.400, pouco acima do RS convencional.
A pouca diferença de preço sobre o RS comum denota os poucos detalhes que tornam o Racing Spirit exclusivo. Falando do visual, um tom forte de vermelho foi adotado em elementos nos para-choques, retrovisores, passando pelos mostradores do painel, volante, acabamento dos bancos e até mesmo nos aros das saídas circulares de ar condicionado. Fecham o pacote estético os adesivos nas laterais com o nome “Racing Spirit”.
Não há diferenças mecânicas ou na lista de equipamentos, exceto pela adoção dos pneus Michelin Pilot Sport 4 (os mesmos usados por alguns modelos de alto desempenho da Mercedes-AMG) que calçam rodas de aro 17, de série no Racing Spirit porém opcionais no RS convencional. Os novos pneus prometem melhorar o desempenho de um modo geral, especialmente em curvas e frenagens. Vale lembrar que o motor é o mesmo 2.0 Flex de 16 válvulas de sempre, com até 150cv (etanol) a 5750rpm e torque máximo de 20,9kgfm, também com etanol. Com isso, o Sandero RS faz de 0 a 100km/h em aproximadamente 8 segundos, de acordo com dados oficiais do fabricante.