A Renault criou uma experiência inédita em realidade virtual para mostrar a picape Duster Oroch. Com óculos especiais acoplados a um celular, os jornalistas que participaram do evento de lançamento do modelo, no Rio de Janeiro, e os colaboradores da fábrica, no Paraná, puderam fazer um test-drive em realidade virtual em ambientes remotos filmados em 360º.
“O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para o espectador, permitindo a ele visitar e até interagir virtualmente com um cenário de verdade controlando, inclusive, a sua visão em tempo real”, explica o Diretor de Comunicação da Renault do Brasil, Carlos Henrique Ferreira.
A experiência com a Duster Oroch transportou as pessoas para três possíveis cenários: uma pedreira, uma praia ou uma cidade. Antes de escolher o destino, a experiência traz uma breve introdução sobre a primeira picape da história da Renault, que foi usada para as gravações aproveitando sua robustez e versatilidade. A partir daí, o espectador dá uma volta virtual com a picape no cenário escolhido, em uma experiência tridimensional.
Os óculos de realidade virtual são uma criação da LOOX VR, rede social pioneira em conteúdo 360º. O testdrive virtual foi criado pelo estúdio HOVR em parceria com a produtora Asteróide Filmes. Vale destacar que nesta semana o Facebook passou a suportar vídeos 360º na linha do tempo, funcionalidade que já era oferecida pelo YouTube. A tecnologia de realidade virtual já é aplicada em diversas áreas como jogos e entretenimento, comunicação à distância, simulação de direção, segurança pública, entre outros.
Fonte: imprensa.renault.com.br