AntigosNotícias

Renault 5 foi um dos hatchs mais fantásticos da década de 80

Fotos: Divulgação

Sob o desenho marcante da carroceria do Renault 5 o fabricante francês montou um dos hatchs mais fantásticos da década de 80. Na minha opinião o Renault 5 é um dos carros mais bem resolvidos de todos os tempos, um clássico. A versão 5 Turbo foi o supra-sumo dos R5. Não confundi-la com os Alpine/Gordini Turbo, a R5 Turbo era um modelo super-esportivo, com motor central e apenas dois lugares. Sua apresentação oficial foi em 1982, no Salão de Bruxelas. Sua produção durou até o ano de 1984.

Era fácil distingui-lo de um Renaul 5 mais manso: as caixas de rodas e pára-lamas eram muito mais largos para acomodarem pneus com medidas 220/55. Os pára-choques eram diferentes, com entradas de ar muito mais salientes para ajudar na refrigeração do Turbo. O motor tinha 1.397 cilindradas e com o turbo conseguia alcanças os 158 cv quando atingia 6 mil RPM. O desempenho era fantástico para a época com 180 km/h de velocidade máxima e 6,5 segundos par ir de 0 a 100 km/h.

Seu tamanho reduzido, 3,67 metros, ajudou no sucesso nas competições de rali. Seu peso total era de 970 kg. Aliás, nas competições pelo Mundial de Ralis, ele só foi superado pelos modelos do Grupo B, com tração total. Ainda hoje ele é um marco na divisão de competição de Renault. Ele foi substituído pelo Renault 5 Turbo 2, em 1985.

Fonte: CarroHoje

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo