NotíciasReportagens

Quais são as recomendações para comprar um capacete?

Foto: Divulgação

Além de ser um item de segurança obrigatório para motociclistas em todo o território nacional, o capacete é indispensável para garantir a proteção e o conforto do piloto e de seu carona.

Ele deve proteger a região craniana e a face de impactos. Impede o contato da pele e dos olhos com o vento, sujeiras e pequenas partículas que podem causar danos, como pequenas pedras e insetos.

E como o mercado especializado oferece capacetes dos mais diversos modelos, formatos, materiais e faixas de preço, veja as recomendações básicas para escolher o melhor para sua proteção.

Requisitos de segurança

Antes mesmo de começar a decidir pelo modelo, vale a pena lembrar que os capacetes devem estar dentro das normas técnicas e de segurança vigentes. Procure pelo selo de certificação do Inmetro, a garantia do produto e sua data de validade. Não compre capacetes usados ou reformados: seus materiais podem estar comprometidos e sua estrutura ameaçada.

Material e forro

Os modelos contam com tecnologia de materiais de ponta, como estes, e valem o investimento. Dê preferência aos capacetes de resina de alta resistência ou kevlar, que são leves e duráveis. Procure modelos que ofereçam forração removível para higienização, e de material com ventilação. Também não se esqueça de verificar a presença das faixas reflexivas, que são muito importantes para dar mais visibilidade ao motociclista, principalmente à noite.

Respeite as medidas dos capacetes

Por ser um equipamento anatômico, é fundamental que o capacete tenha a medida exata da cabeça do piloto. Caso contrário, além de não dar a devida proteção, de até causar danos maiores em caso de impacto, pois ele pode se deslocar da posição adequada.

O capacete deve ficar justo, mas sem ficar apertado, respeitando o formato da cabeça e a linha da testa ao queixo, onde a fivela também deve estar ajustada rente à pele.

Atenção à viseira

Elas devem ser utilizadas sempre fechadas durante a direção para proteger os olhos do piloto. Por isso, dê preferência aos modelos transparentes e antirrisco. As viseiras escuras só são permitidas durante o dia.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo