Porto Real (RJ) – A PSA Peugeot Citroën anunciou hoje (13) no seu Centro de Produção, em Porto Real, o novo motor EC5, a convite da marca, o CarPoint News esteve presente e pode participar deste momento tão importante para a empresa, que está no Brasil a mais de 10 anos. O motor foi desenvolvido em parceria com a Bosch e as equipes dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo PSA na América Latina, França e China.
Trata-se de um motor 1.6 16 válvulas que desenvolve 122 cv a 5.800 rpm com etanol e 115 cv de potência máxima a 6.000 rpm com gasolina. O torque máximo é de 15,5 kgfm (gasolina) e 16,4 kgfm (etanol), a 4.000 rpm. O novo propulsor equipará o hatch médio 308 (que chega em fevereiro de 2012) e o novíssimo 208, além do Citroën C3 2012. “Este projeto foi totalmente desenvolvido para atender às características do mercado brasileiro, com recursos avançados e foco na sustentabilidade. Ele é um fruto de nosso plano de investimentos de R$ 3,7 bilhões no Brasil entre 2010 e 2015”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.
O sistema Flex Start Bosch dispensa o famoso “tanquinho” de gasolina em veículos flexfuel. “Com esta tecnologia, associada ao trabalho conjunto das engenharias PSA e Bosch, o usuário não tem mais que se preocupar em abastecer o tanquinho de gasolina e ainda possui melhor resposta do motor à aceleração, independente da temperatura; além de reduzir as emissões de poluentes”, ressalta Gerson Fini, vice-presidente da divisão Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina.
Além da ausência do “tanquinho” o motor foi revisto e ficou mais eficiente, para isso a Bosch desenvolveu uma nova galeria de combustível, com elementos de aquecimento integrados (lanças aquecedoras), uma unidade de controle de aquecimento e o software de controle do sistema. Com isso, a temperatura do combustível e atinge valores ideais para uma partida segura mesmo em baixas condições climáticas e, ao mesmo tempo, oferecer um controle preciso da temperatura do combustível em todas as condições de operação do motor, evitando o sobreaquecimento.
O motor ainda oferece o Wake up, integrado ao sistema Flex Start, que o pré-aquecimento do etanol quando a porta do motorista é aberta, eliminando o tempo de espera de 6 segundos quando a temperatura ambiente é de +5ºC. Se o motorista inserir a chave no contato antes desse tempo, uma luz no painel ficará acesa, indicando que o sistema está em aquecimento. A partida só é permitida após a luz indicadora se apagar. O motor recebeu comando de válvulas variável (VVT) para a admissão, que otimiza o funcionamento e contribui para que se tenha mais de 80% do torque já a partir de 1.500 rpm e uma bomba de óleo variável, que ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado, de acordo com a rotação do motor e a carga, fazendo com que menos energia seja absorvida.
*Viagem a convite da PSA Peugeot Citroën