CarrosNotícias

PSA anuncia a criação de uma joint venture no Irã

psa_dmoa_20a-uk

Por ocasião da viagem oficial do presidente Hassan Rohani a Paris, a PSA Peugeot Citroën, presente no Irã há 50 anos, assinou um acordo de joint venture com a Iran Khodro (IKCO) para produzir veículos de última geração no Irã.

A sociedade, cujo capital será repartido 50/50, lança as bases de uma parceria estratégica entre as duas empresas. A joint venture poderá investir até 400 milhões de euros ao longo dos próximos 5 anos em capacidades industriais e em Pesquisa & Desenvolvimento. Esse investimento vai contribuir para o desenvolvimento de uma ferramenta industrial competitiva que permitirá a produção e a comercialização dos modelos Peugeot 208, 2008 e 301, equipados com motorizações de última geração.

O acordo estipula:

–     A retomada das relações contratuais relativas à fabricação dos veículos da marca Peugeot atualmente produzidos no Irã.

–     A criação de uma joint venture no polo industrial de Teerã para produzir novos veículos Peugeot de última geração, a partir de uma plataforma que também será utilizada pela Iran Khodro para desenvolver seus próprios veículos.

–     A capacidade de exportar os produtos da joint venture para a região.

Uma semana depois da suspensão das sanções internacionais, este acordo abre um novo capítulo para ambos os parceiros. A entrada em vigor do acordo, que prevê a transferência de tecnologias e um elevado nível de conteúdo local, ocorrerá depois da entrada em vigor do acordo definitivo, prevista para meados de 2016.

Os primeiros veículos sairão das linhas de produção da fábrica de Teerã no segundo semestre de 2017.

O mercado iraniano alcançou, em 2011, um pico de 1,6 milhão de veículos. Ele deve voltar a esse nível dentro de dois anos, antes de chegar a 2 milhões de veículos/ano em 2022. A frota de veículos da Peugeot em circulação no Irã está estimada em 4 milhões de veículos.

O Irã é um país essencial na estratégia de desenvolvimento da região Oriente Médio e África, que constitui o 3º pilar de crescimento internacional do Grupo PSA Peugeot Citroën. O Grupo vendeu 180.200 veículos na região em 2015, ou seja, um crescimento de 6,4 %.

A Iran Khodro também será beneficiada pela transferência de tecnologia.

Por ocasião da assinatura desse acordo, Carlos Tavares, Presidente Mundial da PSA, declarou: “A assinatura desse acordo estratégico encerra o capítulo da época das sanções internacionais e representa para a PSA e para a Iran Khodro a possibilidade de escrever uma nova página de sua história. Nossa ambição conjunta é propor aos nossos fiéis clientes produtos de alta tecnologia, para uma mobilidade nos melhores níveis de conforto, segurança e respeito do meio ambiente.”

O Doutor Hashem Yekehzare, Presidente e CEO da IKCO, declarou: “Essa parceria estratégica com a PSA vai criar, para ambas as partes, uma plataforma que permitirá capitalizar as vantagens competitivas das duas sociedades, particularmente em termos de tamanho, tecnologia e objetivos de longo prazo. Um aspecto essencial dessa parceria é a possibilidade de oferecer aos clientes a melhor tecnologia automotiva a um custo competitivo.”

Fonte: PSA Imprensa

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo