Segundo o responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Mazda, Hirotaka Kanazawa, a quarta geração do MX-5, não terá motores aspirados e sim, usará propulsores mais evoluídos, usando a técnica do downsizing. Os motores escolhidos são os Skyactiv turbo, que no caso do pequeno roadster, trata-se de um 1.3 litro de quatro cilindros, que contará com turbocompressor e potência superior a 100 cv.
Segundo Kanazawa, em declaração a revista britânica What Car?, com este novo roadster, a Mazda pretende voltar as suas origens: “Vamos voltar ao original. Será leve e o custo será muito baixo. Vai ser fácil de manusear e divertido de conduzir”. Atualmente, o motor 1.3 Skyactiv tem 84 cv e 113 Nm de torque, e é utilizado pelo Mazda 2. Como vem acontecendo com toda a linha da marca japonesa, será natural que o próximo MX-5 (ilustrado na imagem pelo Mazda Concept Ibuki de 2003) adote também a nova linguagem de design Kodo.