CarrosNotícias

Próxima geração do Clio deverá ter tecnologia híbrida

reanault-clio-2015-(2)

A tecnologia “Hybrid Assist”, que terá sua estreia em 2017 no Renault Mégane e Scénic, deverá ser usada também em outros modelos da marca, principalmente o Clio. O objetivo? Reduzir consumos e emissões.

O vice-presidente da Renault, Bruno Ancelin, em declarações à AutoExpress, garantiu que a tecnologia híbrida vai chegar aos modelos ditos mais acessíveis. “Queremos um processo de eletrificação acessível, o que significa dar aos nossos clientes apenas o suficiente para reduzir as emissões de CO2”, referindo-se à tecnologia “Hybrid Assist”.

O sistema aproveita a energia desperdiçada nas desacelerações e frenagens para carregar uma bateria de 48 volts. A energia é posteriormente utilizada para auxiliar o motor de combustão.

O funcionamento é semelhante ao sistema de recuperação de energia utilizado na Fórmula 1 e estará associado, pelo menos numa primeira fase, ao motor 1.5 dCi de 110cv.

Por outro lado, Ancelin garante que o próximo Clio não irá ser um modelo plug-in híbrido. “Não há necessidade de desenvolver a tecnologia PHEV nos carros compactos, os custos são muito altos”, explicou.

Ainda assim, os modelos dos segmentos de topo poderão adotar motorizações alternativas, “dependendo das futuras regulamentações para o diesel”.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo