CarrosNotícias

Jaguar XE Project 8 bate novo recorde de velocidade em Laguna Seca

O superesportivo Jaguar XE SV Project 8 confirmou seu status como o veículo de quatro portas mais rápido do mundo ao estabelecer um novo recorde nos EUA.

O sedã de 600 cv e 321 km/h de velocidade máxima, completou uma volta no WeatherTech Raceway, Laguna Seca – de 2.238 milhas – em 1min 37.54s. Com o piloto Randy Pobst ao volante, o tempo foi quase um segundo mais rápido do que o anterior sedã de produção.

O Jaguar mais extremo já produzido, o XE SV Project 8 é um sedã com desempenho genuíno de supercarro. Os engenheiros da Divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) sintonizaram o carro em algumas das pistas de teste mais emocionantes do mundo, incluindo a famosa Nürburgring Nordschleife da Alemanha. No final do ano passado, o XE SV Project 8 rodou o circuito de 12,9 milhas e bateu um recorde de 7min 21,23s.

O Project 8 é a última expressão em sedã esportivo da Jaguar. Embora baseados na carroceria leve em alumínio do XE, cada um dos 300 Project 8 construídos à mão foram modificados no SV Technical Center, em Coventry, para acomodar o motor V8 supercharged de 5.0 litros, especialmente ajustado, e um diferencial traseiro sob medida.

Ao contrário da maioria dos sedãs de produção de alto desempenho, o XE SV Project 8 com tração nas quatro rodas é cravejado com tecnologia genuína de automobilismo, como rolamentos de roda de cerâmica estilo Fórmula 1, altura de deslocamento ajustável e cambagem ajustável.

Os paralamas dianteiros e traseiros são feitos sob medida para acomodar rodas maiores e mais largas, que são necessárias devido aos freios maiores. A potência do V8 é distribuída pelos quatro pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 por meio de uma transmissão automática Quickshift ZF de oito velocidades, ajudando a impulsionar o carro de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 321 km/h.

Para alcançar este desempenho, o carro recebe melhorias significativas na aerodinâmica e na suspensão, incluindo um “modo de pista” para máxima sustentação negativa e melhorias adicionais na resposta de amortecimento, aceleração e direção.

O Project 8 está disponível em duas especificações. O modelo padrão de quatro lugares apresenta os mais recentes assentos frontais da Jaguar com estrutura de magnésio, além de assentos traseiros com mais contornos para maximizar o apoio. O pacote opcional de dois lugares inclui assentos de corrida de fibra de carbono dianteiros leves com arreios de quatro pontos fixados a um aro de retenção no lugar do assento traseiro. O Project 8 tem um preço de £149.995 no Reino Unido.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo