CarrosNotícias

Primeiro veículo elétrico português se chama Veeco RT

Fotos: Divulgação

Acaba de ser lançado oficialmente o primeiro carro 100% elétrico português. Trata-se do Veeco RT, um modelo de apenas três rodas e que pode acelerar até os 160 km/h, com autonomia de 400 km. O Veeco RT é um “reverse trike”, ou seja, um triciclo invertido, com duas rodas na dianteira e uma roda motriz na traseira.

Com um desenho ousado, o Veeco RT tem um desenho em forma de gota, para melhorar a eficiência aerodinâmica. A designação do nome é o resultado da junção de VE e ECO, a empresa responsável pela sua construção e a designação ecológica. O primeiro esportivo elétrico português nasce de um projeto de investigação da responsabilidade da VE – Fabricação de Veículos de Tração Elétrica, em parceria com o ISEL e financiado pelo QREN. Os primeiros testes tiveram início em 2006 e após três anos começou o projeto VEECO propriamente dito, em que se utilizou o know-how adquirido para a criação deste veículo.

O modelo está equipado com um motor trifásico de 30 kW (com um pico de 80 kW), alimentado por um pack de baterias de íons de lítio, que faz o carrinho ecologicamente correto fazer de 0 a 100 km/h em oito segundos. A autonomia pode ir dos 200 km aos 400 km, de acordo com a capacidade das baterias, que se localizam por baixo do porta-malas, posicionado na dianteira. O Veeco RT tem dois lugares e 800 kg de peso, o que também contribui para a autonomia elevada. Segundo os responsáveis pelo projeto, o primeiro protótipo “corresponde a 90%” do que será a versão final, restando apenas “incorporar melhorias nos acabamentos do interior”. A versão comercial e definitiva do modelo está prevista chegar ao mercado em 2013.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo