AvaliaçõesNotíciasPorsche
Tendência

PRIMEIRA VOLTA – Volvo EX30 BEV 51kWh Recharge 2024

Modelo é o menor SUV da história da marca e foi revelado ao mundo em Milão, na Itália

Fotos Marcus Lauria

Atendendo ao convite da Volvo Cars do Brasil fui até Campos do Jordão conhecer melhor o novo SUV 100% elétrico da marca, o EX30. O modelo compacto da marca Sueca chega com um novo design e um novo conceito entre o portfólio atual da empresa. O SUV é bem moderno e chama a atenção por onde passa, apesar do seu tamanho, – é o menor SUV da história da Volvo -,mas antes de revelar as minhas impressões rápidas sobre o modelo, vou informar tudo sobre ele e em seguida as minhas primeiras impressões.

Revelado ao mundo em 7 de junho de 2023 em Milão, na Itália, o SUV chega com quase um ano de atraso, o pequeno notável da Volvo expande a oferta totalmente elétrica, em constante crescimento, para quatro modelos: Volvo EX90, EX30, XC40 e C40. O conceito do novo EX30 traz uma uma longa distância entre eixos, rodas grandes e saliências

O EX30 destaca na sua dianteira os faróis de Thor’s Hammer e oferece cinco cores vibrantes, do elegante Cloud Blue ao brilhante e expressivo Moss Yellow – este último inspirado no líquen que cresce nas rochas ao longo da costa oeste sueca. Segundo a marca, não existe simplesmente ‘uma bateria’ quando discutimos powertrain. Em vez disso, será oferecida a tecnologia que melhor atende às necessidades do consumidor, oferecendo dois tipos diferentes de bateria. Caso o proprietário do EX30 passe a maior parte do tempo na cidade ou tende a percorrer distâncias mais curtas entre as cargas, será oferecida uma opção de motor único com uma bateria LFP. A bateria de alcance padrão LFP, que usa química de fosfato de ferro e lítio, é mais econômica e consome menos recursos na sua produção, o que significa que é a melhor opção se você não precisar de alcance muito longo. Esta variação fornece 51 kWh (272 hp) e leva-o dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.

Caso necessite percorrer distâncias maiores, será oferecido o conjunto com a variação de motor único e uma bateria de alcance estendido NMC. Essa bateria possui lítio, níquel, manganês e cobalto e produz sua energia com mais eficiência do que a variante LFP. Esta opção de motor único e alcance estendido oferece um alcance de até 480 km entre as cargas, de acordo com o ciclo de condução WLTP. Com essa versão de 69 kWh (272 hp) o 0 a 100 km/h é alcançado em 5,3 segundos.

A velocidade de carga também é uma das virtudes do EX30, que pode chegar até 153 kW, dependendo da versão. Isso significa que você pode carregar sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do display central do carro e do aplicativo, você pode definir a amperagem, o nível máximo de carga e quando deseja iniciar a carga.

Seu baixo centro de gravidade, bem como seu peso relativamente baixo e uniformemente distribuído são complementados pela facilidade de direção e agilidade na cidade e fora dela. O EX30 foi projetado para ter a menor pegada de carbono de qualquer carro da Volvo até o momento. Bem seguro, o SUV tem muitos recursos modernos, como por exemplo, inclui como padrão um recurso de segurança especial para bicicletas que ajuda a prevenir acidentes, alertando você quando está prestes a abrir a porta na frente de um ciclista, scooter ou corredor.

Ele contém tecnologia de contenção de ponta, bem como design estrutural de alto nível que atende aos nossos ambiciosos requisitos internos de segurança – projetados para preparar nossos carros para vários cenários reais. Pensando em um interior mais agradável para todos, a Volvo oferece quatro ambientes internos distintos, cada um com sua própria expressão, enquanto há opções de armazenamento inteligentes em toda a cabine. Juntamente com um UX contextual de tela única, com o Google integrado e executando a versão mais recente do sistema de infoentretenimento da marca.

O Volvo EX30 é o primeiro carro a incluir uma nova geração do recurso Park Pilot Assist. Ele pode lidar com diversos tipos de vagas de estacionamento, incluindo o estilo curvo, paralelo, perpendicular e diagonal, facilitando o estacionamento em espaços apertados. O novo Park Pilot Assist identifica quaisquer vagas de estacionamento disponíveis ao seu redor. Então, após tocar no que você deseja na nova interface de usuário 3D, o recurso operará o acelerador e o freio, bem como a direção. Enquanto você supervisiona o processo de estacionamento, a tela mostra a distância a objetos como carros, paredes e postes de amarração em números no sistema métrico ou imperial.

A marca trabalha em estreita colaboração com parceiros tecnológicos como Google, Apple e Qualcomm. Também com a ECARX por meio da joint venture de software HaleyTek, de propriedade conjunta. O EX30 também vem com uma funcionalidade de chave digital conveniente que facilita o compartilhamento do carro com outras pessoas. Baseada nos padrões avançados da indústria UWB e CCC, a tecnologia será compatível com uma ampla variedade de marcas e modelos de telefones.

O aplicativo dedicado ao carro contém todos os serviços relevantes relacionados ao carro, desde o carregamento até encontrar seu carro em um estacionamento movimentado, trancá-lo e aquecê-lo em um dia frio de inverno. O EX30 também está preparado para receber atualizações de software over-the-air (OTA) que o tornarão melhor com o tempo. Algumas versões do Volvo EX30 também vêm com uma escolha de cinco diferentes temas de iluminação ambiente. Cada um é inspirado por uma paisagem escandinava diferente e muda sutilmente de cor, adicionando uma sensação de calma ao interior.

Há uma demanda crescente de consumidores em todo o mundo por SUVs premium pequenos e totalmente elétricos. Por exemplo: muitas pessoas que moram na cidade procuram um carro que traga comodidade e lhes permita se deslocar para o trabalho e se locomover de uma forma que reflita quem elas são.

Segundo a própria Volvo, cerca de 90% dos clientes que adquiriram o EX30 terão seu primeiro contato com a marca por meio deste veículo. O Volvo EX30, um SUV compacto com dimensões de 4,20 metros de comprimento e 1,8 metro de largura, apresenta tração traseira (RWD) e um motor de 272 cv, oferecendo um torque de 343 Nm.

As versões disponíveis são: – Core Single Engine (51kWh) – R$ 2129.950, – Core Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 249.950, – Plus Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 277.950, – Ultra Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 293.950. A configuração de entrada é a única que traz uma bateria de 51 kWh, o que lhe confere uma autonomia de 250 km, conforme dados do Inmetro. As demais têm bateria de 69 kWh e podem rodar até 338 km.

PRIMEIRA VOLTA 

Campos do Jordão/SP – Saindo do Hotel Grand Hyatt São Paulo até o destino final, no Hotel Ort em Campos do Jordão, foram gastos cerca de 208 km rodados e nas volta praticamente a mesma distância. Esse foi o roteiro do test-drive do novo Volvo EX30, lançamento do qual participei. Com uma parte do teste feito na cidade e outro na estrada, pude ver o comportamento do EX30 nesses dois ambientes. Mais claro que um teste mais longo seria o ideal para se ambientar mais com o carro e apreender a usar tudo que ele oferece em termos de tecnologia.

Na ida do teste comecei no lado do carona e na metade do caminho pude ter a oportunidade de dirigir o tão esperado modelo da Volvo. Com o objetivo de atrair clientes novos e mais jovens para a marca o destaque logo de cara fica para o design, com linhas bem modernas que revolucionam de certa forma comparado com os concorrentes. Aliás, a Volvo sempre se destacou pelo desenho dos seus carros, mesmo na época dos modelos mais quadrados (460, 960 e 850). As lanternas traseira com um LED que vai de um lado ao outro são destaque. Além das rodas com desenho diferente, que segue o novo padrão da maca para carros el[tercis.

Se por fora é esse alvoroço todo, por dentro a Volvo se conteve mais, usando um acabamento bem minimalista e reciclável. Consegui testar duas versões, a top de linha Ultra e a de entrada Core. O acabamento poderia ser um pouco melhor, tanto na de entrada quanto na top veliquei que existia dois tipos de plásticos nas portas e painel, uma parte de boa qualidade e outra de qualidade um pouco inferior. Nas portas uma mistura de tecido com plástico da mesma configuração, dão um toque diferenciado. Os bancos são de couro na top e tecido na Core. Destaco o volante que tem o tamanho ideal para dirigir, tanto na estrada quando na cidade. O espaço interno é muito bom e atrás não é apertado, além do porta-malas, que é bem amplo e possui abertura elétrica.

Outra coisa que causa uma certa confusão é a chave, que nada mais é que um cartão com NFC, tecnologia que permite a troca de informações por aproximação e é bem comum em celulares. Na teoria, parece algo bem bacana, mas a praticidade não ajuda muito, especialmente na hora de ligar o carro. Isso porque você só consegue dar a partida se deixar o cartão sobre o carregador de celular por indução. Depois é possível movê-lo para colocar o telefone para carregar, mas se você fizer uma parada rápida, terá de repetir o processo.

Dirigir o EX30 traz uma experiência muito boa para quem gosta de curtir horas ao volante. Porém o maior problema no modelo seja a falta de um painel de instrumentos tradicional, que confunde quem não está acostumado. Como todos os comandos ficam na tela, os dados de condução também aparecem no centro. O que faz você desviar o olhar da via para conferir a velocidade, o que pode afetar a segurança do veículo, um dos pilares da marca sueca. A solução talvez seria um pequeno Um head up display para facilitar a vida de quem dirige.

Esperto e bom de andar, o EX30 segue a dinâmica dos “irmãos” XC40 e C40, porém, com uma sensação de mais leveza. O pequeno SUV da Volvo se destaca pela estabilidade, as retomadas de velocidade impressionam, assim como as acelerações. Com o torque imediato dos veículos elétricos, fazer uma ultrapassagem fica bem fácil, mesmo que em pouco espaço para executar a manobra.

A suspensão firme ajuda nas curvas, como dito acima, e mesmo nas retas, o trajeto não se modifica pela aceleração rápida, mantendo o SUV bem alinhado o tempo todo. As batidas secas são sentidas com força na cabine, mas nada que atrapalhe o motorista no dia a dia. O banco é confortável e adere bem ao corpo em qualquer situação ao volante. Enfim, o EX30 é um SUV bem equilibrado, bonito e tecnológico como os atuais consumidores gostam e com certeza vai irritar a concorrência. È esperar para ver.

Viagem à convite da Volvo Cars do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo