NotíciasPrimeira Volta

PRIMEIRA VOLTA – Volkswagen lança Saveiro 2017

IMG_0121

Menos de 1 mês após apresentar a nova linha Gol e Voyage 2017 a Volkswagen coloca no mercado a novíssima Saveiro 2017. Pela primeira vez, porém, o utilitário assume identidade visual própria e adota soluções de design diferentes das utilizadas no hatch e no sedã.

A proposta da Volkswagen foi sugerir mais robustez e refinamento com o design da Saveiro, cuja frente foi inspirada nas linhas da Amarok. O capô ficou mais alto que o do modelo anterior, bem como a grade, que agora abriga o símbolo da VW de forma integral. Os faróis agora têm recorte mais sextavado e projetor duplo em quase todas as versões, exceção à de entrada. O para-choque também é novo e tem desenho distinto do Gol e do Voyage.

IMG_0071

A traseira, por sua vez, ganhou lanternas maiores e com efeito tridimensional, para-choque com recorte mais refinado e tampa da caçamba mais lisa, que recebeu sistema de abertura por meio do escamoteamento do logotipo e conta ainda com um amortecedor interno para evitar a queda repentina durante sua abertura. A cabine, por sua vez, ao contrário do exterior, não ganhou design próprio. Outra vez com exceção da versão de entrada – que manteve o layout da anterior -, a nova Saveiro 2017 traz as mesmas soluções de estilo utilizadas em Gol e Voyage, com distinções em revestimentos e cores.

IMG_0092

Os motores são os mesmos de sempre: enquanto a Saveiro Cross traz com exclusividade na linha o motor 1.6 16v MSI Flex de até 120 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol, as demais versões são empurradas pelo conhecido 1.6 8v de 104 cv e 15,6 kgfm de torque. Todas as versões, porém, receberam alterações na suspensão e novos pneus, e ficaram mais altas. De fato, as mudanças no design e na suspensão trouxeram maior sensação de robustez e imponência, além de fazerem a picape parecer maior. Cada versão, porém, tem foco bem definido pela marca.

IMG_0085

O line-up da VW Saveiro 2017 conta agora com 4 versões. A primeira, voltada para o trabalho e com foco no custo x benefício, é a inédita Robust, que tem maior distância do solo e ângulo de ataque que as demais versões, em parte graças ao uso de pneus 205/60 R15. Oferecida unicamente com cabine simples ela traz, de série, duplo airbag, freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, ajuste de altura do banco do motorista, setas com comfort blinker, indicador de trocas de marcha, preparação para som, ajustes manuais internos dos retrovisores externos e tampa da caçamba com chave. São opcionais ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, brake-light, iluminação da caçamba, santantônio, “combo” com 2 alto-falantes e 2 twitters, sistema de som com rádio, CD/MP3 player, Bluetooth e entradas USB e auxiliar.

IMG_0082

A segunda versão é a Trendline, mais vendida da linha, que pode ser oferecida com cabine simples, estendida ou dupla. O foco é a versatilidade. São itens de série, além do que traz a Robust, computador de bordo, faróis duplos com máscara escurecida, para-choques pintados na cor da carroceria, grade protetora da janela traseira, protetor de caçamba, regulagem de altura para os cintos de segurança (somente na cabine estendida), direção hidráulica, vidros e travas elétricas, dentre outros itens. Os principais opcionais são ar condicionado, coluna de direção regulável em altura e profundidade, retrovisores com ajuste elétrico, faróis e lanternas de neblina, interatividade “Media” ou “Composition Touch”, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, capota marítima, ganchos para amarração de carga, janela traseira corrediça e rodas de liga leve com aro 15.

IMG_0102

A versão Highline quer oferecer luxo. Oferecida unicamente com cabine dupla, ela agrega os principais itens da Trendline (inclusive opcionais) como itens de série, sendo que sua lista de opcionais inclui suporte para celular, bancos e parte das portas revestidos em material que imita couro, capota marítima, ganchos para amarração de cargas, tomada de 12v na parte de trás e na caçamba, rodas de liga leve com aro 15, sensor de estacionamento traseiro, tapetes de carpete na frente e atrás, e interatividade “Composition Touch” ou “Discover Media” – esta, ainda com navegação e App-conect.

IMG_0112

Topo de linha da gama é a versão Cross, comercializada com cabine estendida ou dupla. A exemplo da versão anterior, o foco é a esportividade e o espírito off-road, traduzidos pelos apliques nas laterais, caixas de rodas e para-choques, bem como pela presença de enormes faróis de neblina, rack no teto, grade e entrada de ar com design próprio, e rodas de liga leve com desenho próprio. Com a lista de série mais completa, ela inclui itens exclusivos, como assistente de partida em rampas, controle de estabilidade e alerta de frenagem de emergência. São opcionais retrovisor interno eletrocrômico, controlador de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos e parte das portas em material que imita couro, sensor de estacionamento traseiro, interatividade Discover Media e pneus all-terrain 205/60 R15.

Saveiro_Robust_CS_34_Traseira_Amb

Da versão Robust até à Highline são oferecidas 6 cores no catálogo: as sólidas Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash, e as metálicas Azul Night, Cinza Platinum e Prata Sirius. A Saveiro Cross pode ainda ser oferecida nas cores Azul Ravenna (metálica) e Laranja Cannyon (especial). A Volkswagen oferece 3 anos de garantia para qualquer uma das versões. Os preços ainda não foram divulgados.

Saveiro_Highline_34_Frente_Amb_Estatica

Confira preços e principais equipamentos de série de cada versão:

– Saveiro Robust 1.6 8V cabine simples (R$ 43.530)
Apoio lateral para acesso a caçamba; banco do motorista com ajuste de altura; barra de apoio para carga no teto; estepe sob a caçamba na cor prata Sírius; faróis simples com máscara escurecida; freio a disco nas quatro rodas; protetor da caçamba.

– Saveiro Trendline 1.6 8V cabine simples (R$ 47.970) / cabine estendida (R$ 52.730)
Todos os itens da Robust, mais direção hidráulica; indicador de troca de marcha; para-choques na cor do veículo; regulagem de altura para os cintos de segurança (somente para cabine estendida); grade protetora da janela traseira; travamento elétrico das portas e vidros elétricos.

– Saveiro Trendline 1.6 8V cabine dupla (R$ 56.270)
Todos os itens anteriores, mais I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo; banco traseiro para três passageiros com três apoios de cabeça; desembaçador do vidro traseiro; lanterna de freio elevada (break-light) e iluminação da caçamba; janelas laterais traseiras basculantes e tomada na parte traseira da cabine.

– Saveiro Highline 1.6 8V cabine dupla (R$ 63.070)
Itens anteriores, mais Ar-condicionado; Chave tipo “canivete” com controle remoto; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; retrovisores com ajustes elétricos, capa na cor do veículo e repetidores de setas; faróis e lanterna de neblina; som Media Plus” com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN e Volante multifuncional com comando de sistema de som e ‘I-System’.

– Saveiro Cross 1.6 16V cabine estendida (R$ 66.110) / cabine dupla (R$ 69.250)
E-Flex” – sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina; “ESC” – controle eletrônico de estabilidade; “ESS” – alerta de frenagem de emergência; “HSA” – assistente para partida em subida; “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo com dicas de economia de combustível; Park Pilot” – sensor de estacionamento traseiro; capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba; rodas de liga leve aro 15; central multimídia Composition Touch e Volante multifuncional em couro.

PRIMEIRA VOLTA

Campinas/SP – Durante o evento de apresentação da Saveiro 2017 a Volkswagen ofereceu um test-drive pelo circuito do Haras Tuiuti, próximo a Bragança Paulista. O traçado bem travado deu aos jornalistas a oportunidade de explorar um lado pouco usual da picape: a esportividade. Com pegada de carro, a Saveiro continua apresentando excelente dirigibilidade em qualquer uma das versões, sendo um veículo ágil em arrancadas e retomadas. Excelente para o consumidor que pretende colocá-la para trabalhar, já que o escalonamento do câmbio permite explorar bem o torque disponível desde rotações mais baixas, permitindo uma condução ágil em deslocamentos urbanos com carga, por exemplo.

Saveiro_Highline_34_Tras_Amb_Estatica

A cereja do bolo, porém, foi o “rolê” com a Saveiro Cross, dotada de controle de estabilidade. Com a presença de um instrutor no carro, fomos desafiados a explorar os limites da picape em curvas fechadas, pista seca e molhada e até um “meio-teste-do-alce”, onde a ideia era desviar repentinamente de cones e corrigir a trajetória. Ficou comprovada a ação do controle de estabilidade, que interviu de forma notória trazendo a picape de volta ao prumo à menor iminência de derrapagem, em qualquer uma das situações simuladas.

Mas ainda que seja confortável para dirigir e garanta um nível inesperado de esportividade para uma picape compacta, ela padece com falta de espaço na versão de cabine dupla. Mesmo o teto mais alto, que permitiu elevar ligeiramente a altura do assento traseiro, não resolve o aperto que as pernas dos passageiros de trás passam. E não é bom pensar em levar 3 pessoas ali, a não ser que sejam bem magros, não tão altos ou, preferencialmente, crianças.

Saveiro_Trend_CD_Platinum_34_Traseira_Amb

De todas as formas, tendo assumido identidade própria, ganhando aparência mais robusta e mais altura na suspensão, e sendo privilegiada com o novo e bem mais refinado layout na cabine que também atingiu a dupla Gol e Voyage, a Saveiro 2017 chegou para ser um dos modelos mais competitivos nos segmentos de picapes compactas e médio-compactas – sim, porque algumas versões podem concorrer em preço com a Renault Duster Oroch. E não há por que duvidar disso: a evolução foi notória.

Viagem a convite da Volkswagen

Fonte: http://racionauto.blogspot.com.br/

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo