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PRIMEIRA VOLTA – Toyota lança linha Etios 2017 com câmbio automático

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Fotos: Divulgação e Maximiliano de Moraes

Fonte: http://racionauto.blogspot.com.br/2016/04/novo-toyota-etios-2017.html

Viva, um painel diferente! A Toyota apresentou hoje, na cidade de Mogi das Cruzes, a nova linha Etios 2017. Além do painel digital, que passa a ser de série em todas as versões, as novidades são os motores 1.3 e 1.5 VVT-i mais potentes e a opção de câmbio automático – enfim!

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Os motores que empurram os novos Etios e Etios Sedan 2017 são os primeiros da marca fabricados na nova planta de Porto Feliz, no interior de São Paulo. A tecnologia Dual VVT-i de duplo comando variável de válvulas está presente em ambos e outros acertos mecânicos levaram os números de potência e torque para cima: o 1.3 agora rende até 98 cv a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 4.000 rpm, com etanol, enquanto o 1.5 chega aos 107 cv e 14,4 kgfm nas mesmas rotações e com o mesmo combustível. Há ainda mudanças nas opções de câmbio: o manual agora tem 6 velocidades, e há opção de transmissão automática de 4 velocidades para todas as versões.

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Os instrumentos principais permaneceram ali na parte central superior do painel, mas, enfim, tem visualização muito melhor agora: são digitais em todas as versões. O Toyota Smart Screen, nome que a marca deu ao novo painel, conta com as 2 telas, uma com o velocímetro, mostrador da marcha engatada e marcador de combustível, e outra com informações do computador de bordo ou o conta-giros em primeiro plano. Com isso o Etios 2017 passa a ser o primeiro compacto nacional com painel inteiramente digital.

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Bacana é que a versão de entrada, X, já vem bem equipada. De série ela traz computador de bordo, antena externa mais curta, descansa-braços para o assento do motorista nas versões automáticas, banco traseiro com encosto rebatível, direção elétrica progressiva, ar condicionado, abertura interna do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch para o do motorista, travas elétricas, os obrigatórios airbag duplo dianteiro e ABS, e mais o painel digital.
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A versão XS traz tudo o que a X tem e adiciona sistema de áudio com MP3, Bluetooth e entradas auxiliar e USB, controlador de velocidade (na versão automática), volante multifuncional, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, abertura do porta-malas por botão, bancos de tecido em duas cores e função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista inserir o valor pago pelo litro do combustível para monitorar o gasto com combustível numa viagem.
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A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, e acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho, áudio com tela touch screen e espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, revestimento do volante e bancos em padrão couro e retrovisores externos com indicadores de seta integrados. Por fim, a Cross – que só vem com carroceria hatch – traz rodas de liga leve com design exclusivo, costura diferenciada dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com inscrição Cross e apliques alusivos à proposta aventureira.
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Confira os preços do novo Toyota Etios 2017:

Toyota Etios X manual – R$ 43.990

Toyota Etios X automático – R$ 47.990

Toyota Etios XS manual – R$ 48.995

Toyota Etios XS automático – R$ 52.495

Toyota Etios XLS manual – R$ 53.895

Toyota Etios XLS automático – R$ 57.395

Toyota Etios Sedan X manual – R$ 48.495

Toyota Etios Sedan X automático – R$ 51.995

Toyota Etios Sedan XS manual – R$ 51.695

Toyota Etios Sedan XS automático – R$ 55.195

Toyota Etios Sedan XLS manual – R$ 56.795

Toyota Etios Sedan XLS automático – R$ 60.295

Toyota Etios Cross manual – R$ 57.395

Toyota Etios Cross automático – R$ 60.895

A Toyota divulgou o valor total de R$ 2.418,00 para as revisões até 60 mil km, ressaltando o bom custo x benefício do modelo. A nova linha Etios 2017 estará disponível nas concessionárias a partir do dia 21 deste mês.

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PRIMEIRA VOLTA

Mogi das Cruzes/SP – O Etios nunca conquistou pela aparência, mas soube cativar a quem aprecia bom acerto mecânico. Sabendo disso a Toyota promoveu alterações para fisgar não só clientes fiéis à marca com um produto melhor, mas também, digamos, “entusiastas racionais” que ainda não escolheram seu compacto. Algumas ausências imperdoáveis ainda não foram corrigidas, como sensores de estacionamento (nem as versões de topo têm) e ajuste de altura dos cintos de segurança (que depende de modificações estruturais), mas depois de experimentar versões manuais e automáticas com ambos os motores, 1.3 e 1.5, não é exagero afirmar que este é o melhor Etios até aqui.

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A Toyota ofereceu versões 1.3 e 1.5 com câmbio manual e automático em 2 formatos de test-drives, curto (15 km) e longo (150 km). Para o curto escolhemos as versões 1.3 X manual e 1.5 XLS automática. O primeiro foi o 1.3, versão mais barata do line-up e, apostamos, uma das que serão mais vendidas. Isto, porque os Etios já não vêm mais tão pelados: esta traz, de série, ar, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo e os obrigatórios ABS e airbag duplo, um bom pacote de entrada.

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Mas é ao volante que o comprador certamente se convencerá da compra: o desempenho geral faz a gente pensar que embaixo do capô existe um motor maior do que o 1.3 16v VVT-i de 98 cv. Rodando a 120 km/h o conta-giros marca somente 2.800 rpm! E o ótimo motor não faz vôo-solo. O bom acerto de suspensão, as respostas diretas da direção elétrica e os engates precisos e macios do câmbio manual lembram, em muitos momentos, o feeling de modelos premium, sem qualquer sensação de fragilidade.

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Já o sedan 1.5 automático, que repete os ótimos resultados de dirigibilidade do hatch, oferece, nesta versão, o pacote mais completo da linha e pode trazer, opcionalmente, o novo câmbio automático de 4 marchas. Ao volante ele lembra um mini-Corolla: neutro, firme e, pelo baixo peso, ágil como poucos automáticos. O motor 1.5 16v VVT-i agora rende 107 cv com etanol e faz o sedan deslanchar com agilidade de carro mais potente, assim como ocorre com a versão 1.3.

Como se não bastasse, apostamos que o novo Etios, especialmente na versão XLS com câmbio automático, se torne um dos carros mais vendidos dentre pessoas com limitações de mobilidade. Seus trunfos são bom espaço interno, facilidade de acesso à cabine e porta-malas para acomodar com tranquilidade cadeiras de rodas ou qualquer outro equipamento de auxílio à mobilidade.

Falando em vendas, dois motivos nos fizeram escolher a versão 1.3 X automática para o test-drive longo. O primeiro, coisa que só o tempo dirá, é o fato de acreditarmos que esta será uma das versões mais comercializadas de toda a linha, já que se tornou a mais barata com este tipo de câmbio à venda no país: custa R$ 47.490,00. O segundo é – ou era – a dúvida relacionada à junção de um motor pequeno com um câmbio automático sem muita sofisticação técnica – 4 marchas sem opção de trocas manuais.

A 1.3 X com câmbio manual é mais solta, sem dúvida, mas a perda de desempenho não é tão expressiva. Apesar de ter somente 4 marchas a transmissão proporciona agilidade no trânsito e a decisão em acelerar e retomar velocidade superior ao que se espera, outra vez, de um carro com motor com essa cilindrada. O fato de ter marchas longas contribui para a economia quando em velocidade de cruzeiro, e a programação privilegia a agilidade em subidas e ultrapassagens, por exemplo, mantendo a marcha selecionada até quase o limite de corte se preciso.

Por hora, não existe palavra que defina melhor o comportamento e as mudanças do Etios 2017. O visual externo ainda carece de melhoras, mas o novo painel deu agora à cabine uma aparência mais jovial e com maior sensação de valor agregado. O powertrain, por outro lado, entrega um dos melhores compromissos entre desempenho e dirigibilidade dentre todos os compactos de nosso mercado. Mas a cereja do bolo, a versão Hatch 1.5 XLS manual, está conosco para uma avaliação completa. Muito em breve dizemos a você como ela se comporta.

*Viagem à convite da Toyota do Brasil

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