LançamentosNotícias

PRIMEIRA VOLTA – Novo A4 chega com design e pacote de tecnologia de tirar o fôlego

2015-5940952016-audi-a4

Veneza é uma mais antigas e belas cidades no mundo. Com seus 270 mil habitantes, dezenas de ilhas e centenas de canais, a cidade italiana é única no planeta. É foi justamente aqui, entre um gôndola e outra, que a Audi decidiu lançar o modelo mais esperado da marca dos últimos anos: A nova geração do A4, o carro de quatro argolas que mais vendeu no mundo, com 12 milhões de unidades vendidas.

O test drive obviamente não foi entre os canais venezianos, mas entre as pequenas cidades e estradas da região do Vêneto. Por fora e por dentro o A4 é outro veículo, com cerca de 90% de peças totalmente novas. Ainda que no design exterior tenha ficado um pouco sereno demais em relação aos concorrentes, não há duvidas que o novo A4 impressiona logo de cara.

2015-5942172016-audi-a4

As linhas bem desenhadas e esportivas na frente e na traseira salientam a largura do carro. A grade Singleframe é larga e baixa e os faróis são em LEDs. Comparadas às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi reduzido em até 120 quilos, dependendo da motorização.

O Audi A4 também lidera a classe em termos de níveis de ruído, chegando a ter o mesmo do luxuoso A8. Mas foi internamente que o novo A4 realmente se destaca. O painel apresenta uma ampla variedade de saídas de ar e boa ergonomia. A qualidade dos matérias também impressionam.

2015-5942152016-audi-a4

Os dois novos modelos oferecem uma série de tecnologias: O foco nesta área está concentrado em duas inovações. O cockpit virtual da Audi,é um instrumento combinado totalmente digital. Ele apresenta uma tela LCD de 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.

Já o MMI Navigation plus com MMI touch é visualizado através de um grande monitor de 8,3 polegadas, e toda a lógica de controle MMI é semelhante à de um smartfone e inclui uma função inteligente de free-text.

2015-5940832016-audi-a4

Os passageiros podem navegar na Internet e enviar e receber e-mails com seus dispositivos móveis por meio de um ponto de Wi-Fi, enquanto o motorista pode utilizar os serviços personalizados do Audi connect.

O Audi phone box conecta os celulares à antena interna e os carrega por indução, segundo o padrão Qi. O carro pode vir ainda com o sistema de som Bang & Olufsen, com o inovador som 3D, que introduz a dimensão adicional da altura. Na parte de trás do veículo, os passageiros podem se divertir ou se informar com Audi tablet conectado a internet.

2015-5940872016-audi-a4

Os novos Audi A4 e A4 Avant serão lançados na Alemanha com uma gama de sete motores, três TFSI e quatro TDI. Sua potência aumentou significativamente e vai de 150 cv a 272 cv, mas o consumo de combustível foi reduzido em até 21 por cento. O A4 2.0 TDI ultra obtém médias de consumo de até 27,07 km/litro. Os números do modelo Avant correspondente são 26,31 km/l.

São três tipos de cambio: manual de seis marchas, a S tronic de sete marchas e a tiptronic de oito velocidades. As transmissões automáticas agora oferecem uma função roda-livre para maior economia de combustível.

2015-5942052016-audi-a4

Andamos durante todo o dia em vários modelos do novo A4. A dirigibilidade do carro impressiona pela estabilidade e pela esportividade na condução. Alternamos o nosso teste entre largas rodovias onde o carro alcançou grandes velocidades e em apertadas ruas de pequenos vilarejos italianos com muitas subidas e descidas.

O Audi A4 e A4 Avant vem numerosos sistemas de assistência ao condutor. Ao todo são quase 30 muitos tirados do A8 e do Q7. Tem desde ajuda ao motorista a economizar combustível, passando pela ajuda a manter o carro na faixa com a mesma velocidade do carro da frente no engarrafamento sem precisar de nenhuma interferência do motorista, até o assistente de reconhecimento de sinais de trânsito por meio de câmeras.

2015-5940772016-audi-a4

O compartimento de bagagem do novo A4 Avant, tem 505 litros de espaço. Já os encostos dos bancos traseiros rebaixados o volume pode chegar a 1.510 litros. No A4 Sedan a capacidade do porta malas é de 480 litros. O A4 Sedan e o A4 Avant serão lançados no último trimestre do ano na Europa e a chega ao Brasil esta marcada para o primeiro semestre do Ano que vem.

Por Henrique Flávio Neves, de Veneza – Itália (colaboração para o CarPoint News)

*Viagem a convite da Audi

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo