PRIMEIRA VOLTA – No trecho com o Mercedes-Benz Actros 2651
Fotos Marcus Lauria
Eu já tive a chance de dirigir ônibus, caminhão leve e pesado, mas na ocasião foi em pista de teste reservada e dentro da fábrica, mas dessa vez a experiência foi única, onde tive a oportunidade de realizar um sonho de criança, dirigir um caminhão em uma estrada de verdade. Esse sonho foi concretizado pela Mercedes-Benz Caminhões, que devido a minha profissão de jornalista automotivo, fui convidado pela assessoria de imprensa da marca para conhecer melhor o modelo Actros 2651 e dirigir ele em um trecho na antiga estrada de Santos, litoral de São Paulo.
“O Actros rodoviário para aplicações mix-road é o caminhão extrapesado que o cliente pediu”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Em 2015, o Actros brasileiro surgiu no mercado trazendo novidades esperadas pelos clientes, como mais capacidade do tanque de combustível, melhor custo operacional, mais robustez e conforto e redução no consumo de combustível e nas manutenções.
Além disso, o Actros é destaque por ter grade frontal na mesma cor que o caminhão, painel de instrumentos com diversas funções e piloto automático, recurso que pode proporcionar economia de combustível de até 1% ”.
Antes de contar a minha experiência ao volante desse caminhão cheio de tecnologia, vou descrever aqui todas as informações necessárias sobre o modelo avaliado. Por fora o destaque fica por conta da grade frontal que tem a mesma cor do caminhão, cores diferenciadas para as cabinas, além de uma cabina “Mega-Espace” com o opcional “Leito”.
Por dentro chama a atenção logo ao entrar os bancos com tecido macio e elétricos/pneumáticos, o que facilita achar a posição correta de dirigir sem a necessidade de fazer muito esforço, como em um carro de passeio.
Quando o assunto é tecnologia, o Actros 2651 oferece painel de instrumentos com diversas funções, piloto automático inteligente entre outras. Segundo a marca: “Todos os itens são derivados do conceito Econfort, filosofia de desenvolvimento que assegura um alto padrão de economia, conforto, força e desempenho para o transporte de cargas”.
Dentre as funções do painel de instrumentos oferecidas ao motorista do Actros 2651 está a que facilita a operação de comando do veículo e o acompanhamento dos dados de consumo. Além da pressão de turbina, tempo/consumo em marcha lenta, contagem de tempo em cada faixa de rotação, consumo em litros e alerta de velocidade. É possível também escolher o idioma para configurar esse painel: português, inglês, espanhol, alemão e árabe.
O piloto automático oferece praticidade e economia no dia a dia da operação do caminhão. Essa tecnologia está configurada para economia de combustível, isto é, o sistema reconhece as condições da pista (inclinação) e carga, por meio dos sensores do veículo, e ajusta a demanda de torque e potência do motor orientando-o para trabalhar com economia de combustível.
Por exemplo: em um declive, ao invés de acelerar com plena carga para atingir a velocidade desejada o mais rápido possível, o sistema identifica a inclinação da pista e aproveita a inércia do veículo para atingir a velocidade desejada. Isso pode proporcionar até 1% de economia de combustível em relação ao piloto automático tradicional.
O Actros oferece, ainda, recursos tecnológicos que aumentam sua segurança no transporte rodoviário de cargas, como:
- Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist): Um dos principais diferenciais tecnológicos do Actros rodoviário é o Assistente Ativo de Frenagem ABA (Active Brake Assist), que utiliza diversos sistemas do veículo para diminuir os impactos de um eventual acidente. Quando este sistema inteligente detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão por meio dos avançados recursos de frenagem. Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência.
- Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System): Uma câmera especialmente montada no parabrisa detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via, aumentando a segurança de circulação.
- Sistema de Controle de Proximidade (Proximity Control System): Exclusivo e pioneiro sensor de radar, localizado no parachoque, monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância do caminhão em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura. Este sistema, que monitora distâncias entre 15 e 150 metros, indicando-as no painel, assegura maior tranquilidade ao motorista, aumentando a segurança nas vias.
- Sistema de Freios (Brake System Telligent®) com ABS e ASR: Além de ampliar a eficiência de frenagem, o Telligent® assegura maior vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, controlando o funcionamento do ABS e do ASR. Permite também a equalização do desgaste das pastilhas de freio na versão com freio a disco e também reduz o desgaste nas lonas do freio à tambor. O sistema antibloqueio de rodas ABS permite a dirigibilidade do caminhão nas frenagens de emergência ou pisos escorregadios, aumentando a segurança. O ASR garante o controle da tração do veículo mesmo em situações de pouca aderência.
- Bloqueio de Deslocamento para Partida em Rampa (Roll Back Prevention): Este dispositivo mantém o veículo parado por alguns segundos, sem necessitar do acionamento do freio de estacionamento, até que o motorista arranque com suavidade, evitando que o veículo desça em marcha à ré.
- Freio-motor Top Brake: Sistema exclusivo da Mercedes-Benz que proporciona muitas vantagens, como maior potência de frenagem, mais velocidade em declives, alto nível de segurança, menor quantidade de trocas de marchas, menos custo de manutenção, ganho de vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, além de economia de combustível. A combinação do Top Brake com o freio-motor convencional oferece uma elevada eficácia de frenagem.
- Retarder: Sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de frenagem, amplia os níveis de segurança, garante maior eficiência e minimiza o desgaste dos componentes do freio de serviço. A utilização do retarder pode evitar o uso do freio de serviço em cerca de 85% das operações.
- Mercedes PowerShift: Câmbio totalmente automatizado, sem pedal de embreagem. Realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando significativamente o conforto para o motorista, além de otimizar o consumo de combustível. Oferece duas funções inteligentes que agregam mais desempenho, economia e conforto. O “EcoRoll” coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque. Isso ocorre de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível. O modo “Power”, acionado por uma tecla no painel, permite, durante 10 minutos, trocas de marchas em rotações mais altas a fim de facilitar ultrapassagens ou vencer aclives mais íngremes, otimizando o desempenho do veículo.
Sob o capô (digo Cabina), está o motor OM 460 LA de 13 litros e 6 cilindros em linha com 510 cv de potência, é até 5% mais econômico. O propulsor trabalha em conjunto com o câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas com ajuste de troca de marchas mais refinado, tanto na regressão, como na progressão com as opções manual ou automatizado. Para facilitar as manobras o Actros tem direção hidráulica super leve em situações de manobras ou mais rígida durante a rodagem.
Ele possui um tanque de 180 litros de diesel com um consumo médio de 1,9 a 2,2 km/l dependendo das circunstâncias de estrada e carga (topografia), a versão avaliada custa a partir de R$ 500 mil com a cabina “MegaSpace Segurança”. A linha 2020 está chegando e vem com muitas novidades, como um motor mais potente, cerca de 530 cv e um novo interior, com mais conforto e tecnologia que deve ser revelado na Fenatran esse ano e nós estaremos lá para conferir e mostrar para vocês em nossas redes sociais e sites do grupo.
PRIMEIRA VOLTA
Santos (SP) – Chegou a hora de pisar no acelerador do Actros 2651, e a expectativa é grande. Para chegar até a cabina preciso abrir a porta antes, subir 3 degraus, segurar firme no apoio interno da porta dar um impulso e sentar no banco do motorista. Após esse malabarismo todo chega a vez de ajustar o banco elétrico na posição correta, arrumar os retrovisores externos e posicionar o volante para finalizar a posição de dirigir perfeita. Na verdade após esses ajustes todos nem parece que estou sentando em uma boleia de caminhão e sim de um sedan médio.
Após estar totalmente confortável olho pelo retrovisor e avisto o implemento de 26 metros carregado com 36 toneladas de areia. E logo penso, será que o motor OM 460 LA de 13 litros e 6 cilindros em linha com 510 cv de potência vai conseguir empurrar isso tudo? Pois bem, ele não só empurrou com facilidade como nem deu para notar que estava carregando esse peso todo.
Durante o trecho que percorri, na velha estrada de Santos no litoral Paulista, percebi que apesar de estreita o Actros se saiu muito bem contornando curvas fechadas, enfrentando subidas mais íngremes, descidas com segurança e também ser muito fácil de manobrar em retornos mais apertados.
Só digo que a experiência valeu à pena e faria novamente com outros modelos da marca, pois vale muito como aprendizado para ter uma ideia de como um motorista de caminhão se comporta durante uma viagem de trabalho.
Todo o trajeto foi feito na companhia do simpático Sr. Cícero (65 anos), ele é instrutor da Mercedes-Benz a mais de 10 anos e teve a paciência de explicar tudo que foi escrito nessa matéria. Detalhes importantes que serviram de base para mostrar como é dirigir um caminhão pesado em uma estrada de verdade.
*Test-drive a convite da Mercedes-Benz do Brasil