LançamentosNotícias

PRIMEIRA VOLTA – Nissan Versa 2016 agora é feito no Brasil

Fotos: Marcus Lauria / Interior: Divulgação

A Nissan revelou na última terça-feira (17), a linha 2016 do seu sedan compacto Versa. O modelo que foi mostrado pela primeira vez em 2014 no Salão do Automóvel de Nova York recebeu os mesmo retoques na carroceria e interior, além de novas versões e acabamentos e o novo motor 1.0 12V de três cilindros. O Novo Versa chega às concessionárias da marca em todo o Brasil a parti do dia 23 de março, com nacionalidade brasileira. Produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro. O sedã compacto japonês chega com preços entre R$ 41.990 e R$ 54.990.

Desde seu lançamento no Brasil, quando ainda era importado do México, o Nissan Versa teve mais de 60 mil unidades vendidas e 1,3 milhão em todo o mundo, segundo a marca. “O Nissan Novo Versa é um projeto moderno e global”, afirma Arnaud Charpentier, diretor de marketing da Nissan do Brasil. “Traz muitas novidades em tecnologia e conectividade, refinamento, além do novo motor de três cilindros 1.0 12V e da nova versão topo de linha, que nos ajudarão a ampliar a base de clientes do modelo”, completa. O sedã agora passa a ser oferecido em cinco versões: 1.0, 1.0 S, 1.6 SV, 1.6 SL e 1.6 Unique.

Por fora, o visual ficou mais moderno e agressivo, a maca também apostou nos detalhes cromados nas maçanetas, na tampa do porta-malas e na moldura das janelas, para as versões topo de linha, para mostrar mais requinte e luxo, prática corriqueira entre as montadoras do país. A linhas externas foram bastante alteradas e a dianteira, chama mais atenção, ele tem linhas comuns aos sedãs maiores da marca, como o Sentra e o Altima. Destaque para o novo formato de bumerangue dos faróis, que cresceram, e a grade cromada (de série desde a versão de entrada da linha). Os faróis de neblina (para a versão 1.6 Unique) e o para-choque traseiro foram reestilizados. A nova versão Unique conta ainda com o toque de classe dos retrovisores externos com as luzes indicadoras de direção incorporadas.

A parte interna sofre mudanças importantes e pontuais, agora os materiais utilizados são de melhor qualidade. Os bancos agora são em tecido, camurça ou couro, de acordo com a versão. O novo console apresenta a opção de acabamento Piano Black e as portas têm forração em tecido. Há detalhes cromados no botão do freio de estacionamento e maçanetas das portas e o volante pode ser forrado com couro.

Introduzido na linha do Nissan New March no ano passado, o sistema NissanConnect™ também passa a equipar o Novo Versa. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, trata-se de uma plataforma global da Nissan para a conectividade com aplicativos (apps) de smartphones. Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo.

O funcionamento é simples: após a compra da versão do sedã equipado com o NissanConnect™ (1.6 Unique), o proprietário se cadastra e registra o seu carro, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com aplicativos como Facebook e Google.

Espaçoso, o Versa manteve as mesmas medidas da versão anterior, ou seja, 4,49 m de comprimento e 1,69 m de largura, e entreeixos de 2,60 m. Curioso é que o Versa não é um sedã derivado do New March. Quem vai atrás tem 930 mm de espaço para cabeça; 1,32 m para ombros e 940 mm de espaço para pernas. O motorista tem ampla área também: 1,01 m para cabeça; 1,32 m para ombros e 1,06 m para pernas.

O novo versa é equipado com o sistema de direção com assistência elétrica, que tem calibração exclusiva para o mercado brasileiro, tornando-a mais firme em velocidades mais altas. Ele tem o Comfort Seat, tecnologia inovadora na confecção dos bancos Os da frente contam com suportes laterais aumentados para melhorar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro. O tecido utilizado evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.

O modelo conta com vários ajustes que facilitam o dia a dia de uso do carro, como: banco do motorista com ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada; abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel; abertura interna da tampa do porta-malas como item de fábrica e com tamanho maior que o da alavanca que abre o compartimento do motor para diferenciação de ambos; ajuste de altura da coluna de direção; alarme sonoro de advertência avisa quando a chave ficou no contato e também quando as luzes dos faróis permaneceram acesas após se desligar o carro.

O painel de instrumentos mudou e usa agora o sistema Fine Vision (a partir da versão 1.6 S) que possui alto grau de nitidez dos números, luz branca e acabamento de luxo, com textura em torno dos mostradores.O porta-malas comporta 460 litros (VDA), tamanho suficiente para carregar as malas de até cinco ocupantes. O Nissan Novo Versa tem console longitudinal entre os bancos dianteiros com três porta-copos (quatro nas versões 1.6), sendo dois dianteiros (três nas 1.6), um traseiro e dois porta-garrafas dianteiros.

O sedã compacto conta com comandos de som e do sistema Bluetooth® Streaming (para telefone e arquivos de áudio digitais) no volante; ar-condicionado digital; sistema de navegação por GPS integrado ao painel; plataforma NissanConnect™ de interatividade com aplicativos de smarthphones e câmera traseira. O sistema de áudio tem rádio, CD player com funções para MP3, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/ iPod, conector USB e quatro alto-falantes.

Agora o modelo traz um sistema multimídia (disponível na versão 1.6 Unique) com tela de 5.8 polegadas sensível ao toque e comandos de voz em português. Nela é possível consultar todas as informações de áudio e do telefone celular e também se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3. Ainda mostra as informações do sistema de navegação por satélite (GPS), dos apps do NissanConnect™ e as imagens captadas pela câmera de ré.

O novo volante multifuncional com regulagem de altura na coluna concentra os controles de áudio e da função viva-voz para o telefone. Com o Bluetooth® Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema de áudio do carro para ampliar as opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de utilizar cabos para a conexão com os aparelhos. A segurança passiva conta com airbags duplos, pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.

Uma novidade na segurança é a oferta de pontos de ancoragem para cadeiras infantis. A versão Unique conta tanto com o sistema europeu (Isofix) quanto com o norte-americano (LATCH), que prende a cadeirinha por alças na base e pelo topo. Assim como o Isofix, torna a instalação do assento mais prática e fornece mais segurança que o uso do cinto de segurança para prender o assento infantil. Essa versão também conta com cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de três pontos (também disponível na 1.6 SL).

Com objetivo de tornar mais ampla e acessível a linha do Novo Versa, a Nissan introduz a opção do motor de 3 cilindros, 1,0 litro e 12 válvulas, o mesmo que passa a equipar também o New March. Derivado do motor HR12, de 1,2 litro, utilizado pela marca em vários países, o HR10 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela engenharia da empresa no Brasil e no Japão. O propulsor é compacto e leve graças a um número reduzido de peças em movimento em relação com um motor de quatro cilindros, e ao uso do alumínio para o bloco e o cabeçote (dotado de variador na admissão).

O resultado é um motor com 77 cavalos de potência, tanto com gasolina quanto com etanol, e 10 kgfm de torque, que oferece bom desempenho ao sedã, já que a maior parte do seu torque está disponível em baixas e médias rotações. Pesando 1.056 kg na versão mais completa (1.0 S), o Nissan Novo Versa três cilindros tem boa relação peso-potência, de 13,5 kg/cv, pois pesa apenas 92 quilos a mais que o New March SV 1.0 12V, a opção mais completa do hatch com este motor.

O outro motor da linha do Nissan Novo Versa, denominado HR16, também de alumínio e bicombustível, desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e entrega um torque de 15,1 kgfm a 4 mil rpm, com qualquer um dos dois combustíveis. É semelhante aos que equipam modelos da Nissan em diversos mercados, entre eles o norte-americano, e um dos mais modernos do segmento no Brasil. Também produzido em Resende – 100% dos motores do Novo Versa são brasileiros –, conta com os sistemas Flex Start® Bosch e CVVTCS.

O motor HR16 é outro que obteve nota “A” no Inmetro na categoria e no ranking geral. O consumo urbano atinge 8,6 km/l, com etanol, e 12,4 km/l, com gasolina. Na estrada, o sedã compacto da Nissan faz 10,2 km/l, com etanol, e de 14,8 km/l, com gasolina. Assim como o 1.0 12V de três cilindros, o bom rendimento em consumo pode ser atribuído também à eficiente relação peso-potência do modelo (9,8 kg/cv na versão Unique).

O Nissan Novo Versa conta com rodas de liga leve aro 16 na versão topo de linha, a Unique. Elas são calçadas com pneus Continental ContiPower 195/55 R16. Da versão de entrada até a 1.6 SL, as rodas são aro 15 com pneus Continental ContiPower 185/65 R15 (de aço na 1.0 e 1.6 SV e de alumínio na 1.0 S e 1.6 SL).

O Nissan Novo Versa conta com uma ampla linha de acessórios originais. São eles: aerofólio na tampa porta-malas; sensor de estacionamento com display; automatizador de vidros; frisos para portas na cor do carro com logotipo “VERSA” cromado, ponteiras de escapamento cromada e oval; alarme volumétrico (com sensores que de presença que complementam o original perimétrico); protetor de cárter; tapetes de borracha e carpete personalizados; trava antifurto de estepe; rádio CD Player 2-DIN Kenwood com Bluetooth®; rádios CD Player 1-DIN Kenwood ou Pioneer; central multimídia Caska; alto-falantes; defletores de chuva (calhas); kit farol de neblina; tapete de porta-malas e adesivo protetor de para-choques. Com o Novo Versa, a Nissan lança pela primeira vez os protetores para para-choque e o tapete de proteção de borracha personalizado para porta-malas.

Confira os preços e conteúdo de cada versão:

Novo Versa 1.0 – R$ 41.990: direção elétrica progressiva; airbag duplo; freios com ABS (antitravamento), EBD e BA (distribuição e assistência eletrônicas de frenagem); banco do motorista com regulagem de altura; computador de bordo; abertura interna do tanque de combustível; ar condicionado; conta-giros; volante com ajuste de altura; desembaçador do vidro traseiro com temporizador; para-sóis com espelhos para motorista e passageiro; retrovisores externos com regulagem elétrica; tomada 12 volts no console; vidros dianteiros elétricos com função “um toque” para o motorista (somente descida); rodas de aço de 15 polegadas com calotas e pneus Continental 185/65 R15; alarme e travas elétricas com acionamento por controle remoto; alerta sonoro para chave no contato e lanternas acesas; imobilizador do motor; antena de teto; travamento automático das portas com o veículo em movimento, entre outros.

Novo Versa S 1.0 – R$ 44.990: adiciona à lista acima o rádio com CD player e entradas para MP3, iPod, USB, conexão Bluetooth, além de quatro alto-falantes e comandos no volante; rodas de liga leve de 15 polegadas (pneus Continental 185/65 R15).

Novo Versa SV 1.6 – R$ 46.490: todos os itens da versão S (menos rodas de liga leve), mais porta-malas com abertura interna e iluminação; botão cromado na alavanca do freio de estacionamento; maçanetas cromadas; alças de segurança no teto para passageiro do banco dianteiro e ocupantes traseiros; painel de instrumentos “Fine Vision” com cluster dividido; rodas de aço de 15 polegadas calçadas em pneus Continental ContiPower 185/65 R15 com calotas; luzes de leitura dianteiras; quatro porta-copos.

Novo Versa SL 1.6 – R$ 49.490: equipamentos da SV 1.6 acrescidos de bancos com acabamento em camurça; banco traseiro rebatível; vidros traseiros com acionamento elétrico; manopla de câmbio com acabamento na cor prata; moldura cromada nas janelas; portas com revestimento em tecido; rodas de liga leve aro 15 (pneus Continental ContiPower 185/65 R15) e cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de três pontos.

Novo Versa Unique 1.6 – R$ 54.990: painel central com acabamento Piano Black; maçanetas externas e friso do porta-malas com acabamento cromado; ar-condicionado automático digital; central multimídia com CD player com MP3, tela colorida de 5.8 polegadas e entradas MP3/USB, câmera de ré, GPS integrado; rodas de liga leve aro 16 com acabamento “Inner Black” (pneus Continental 195/55 R16); faróis de neblina; limpador de para-brisa com ajuste de intermitência; ganchos Isofix e LATCH para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro; bancos, volante e manopla do câmbio revestidos em couro; retrovisores externos rebatíveis com repetidores de seta integrados.

PRIMEIRA VOLTA

Mogi das Cruzes (SP) – No test-drive de 56Km oferecido pela Nissan, em trajeto urbano, seguindo por dentro da cidade de Mogi, passando por pedações de serra e estradas livres, pude ter uma boa percepção dos dois modelos avaliados nesse breve percurso. Andei nas versões 1.6 Unique e na 1.0 S, ambas completas.

Primeiro foi a vez da versão 1.6, para servir de parâmetro na hora de avaliar a 1.0 com 3 cilindros. Os 111 cavalos de potência do motor 1.6, a 5.600 rpm com um torque de 15,1 kgfm a 4 mil rpm dão conta do recado, mesmo nas retas ou nas subidas, ele enche rápido e dá disposição para ultrapassagens e empurra com facilidade o sedan compacto japonês, que agora é fabricado no Brasil.

A posição de dirigir é fácil de achar, e os ajustes internos são suficientes para deixar o motorista bem à vontade. Sobra espaço para todos a bordo, o banco não cansa e o volante tem o tamanho ideal para guiar. A suspensão é firme e deixa o sedan estável o tempo todo, seja em curvas mais fechadas, ou em retas mais longas.

Depois foi a vez do 1.0S, liguei o carro, ajustei os espelhos, volante e banco. Logo na saída percebi que o motorzinho de 3 cilindros ia dar conta do recado. Ao sair do hotel e que estava hospedado, logo tinha uma subida a direita da estrada. Melhor momento para testar a força do propulsor e ver se ele consegue empurrar o sedan compacto.

Ao pisar fundo no acelerador, com a primeira marcha engatada, o Versa 1.0 subiu sem problema o primeiro obstáculo, logo passei a segunda marcha e ele já pediu a terceira. Apesar de roncar muito, o propulsor empurra bem o Versa. No trajeto que fiz com o carro ele se comportou bem e fez bem o “serviço”, agora é esperar um modelo para testar com mais calma e ver como ele se comporta no dia a dia.

Viagem a convite da Nissan.

Fonte: Nissan do Brasil

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo