Notícias

PRIMEIRA VOLTA: Nissan Sentra chega a linha 2016 e ganha série especial Unique

Fotos: Marcus Lauria

Vendido em quase 70 países, com mais de 500 mil unidades vendidas no último ano fiscal e mais de 5 milhões veículos vendidos desde seu lançamento no mundo, em 1982, o Nissan Sentra chega a sua linha 2016, com novidades tecnológicas e a apresentação da série especial Unique. Além de trazer como novidades a incorporação dos controles de tração e de estabilidade e da plataforma de mídias sociais Nissan Connect™. Os preços começam em R$ 69.190.

Uma das principais novidades da linha 2016, a série especial Unique é um nome conhecido do cliente Nissan e dos consumidores brasileiros, já que a geração anterior do sedã médio teve também uma edição especial na linha 2012. Na atual versão, é a primeira vez que o modelo tem essa série, que traz requinte com o acabamento do interior e dos bancos de couro claros e acessórios como soleiras das portas iluminadas, tapetes e rodas esportivas exclusivas, entre outros itens.

O Nissan Sentra 2016 incorpora ainda em sua lista completa de equipamentos de série duas importantes novidades de segurança e tecnologia: controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC) e a plataforma mundial da marca que conecta o veículo às redes sociais e ao GPS, o Nissan Connect™ (nas versões SL e Unique).

A marca japonesa traz de volta a série especial Unique, criada com o objetivo oferecer exclusividade aos clientes do sedã médio. Posicionada no topo da gama, a novidade traz refinamento nos detalhes, e tem preço sugerido de R$ 87.490.

Equipado com o mesmo motor da família, o 2.0 16V, de 140 cavalos, o Nissan Sentra Unique mantém também todo o conforto e requinte da versão topo de linha SL, na qual é baseada, mas com toques de exclusividade. Difere-se principalmente pelo acabamento claro, em uma combinação de tons cinza e bege chamada de “Greige”, dos paineis das portas e dos bancos de couro, detalhes que dão ainda sofisticação ao habitáculo e ampliam a sensação de espaço do interior.

Outros detalhes dessa série especial são os itens desenvolvidos especialmente para torná-la diferenciada, como tapete com a inscrição “Unique”; rodas esportivas aro 17 com desenho exclusivo; logotipo na tampa do porta-malas “Unique”; friso lateral pintado na cor da carroceria e posicionado na base da porta; soleiras das portas iluminadas com o nome “Sentra” gravado; automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além do alarme volumétrico. Este último, e novo, equipamento de série utiliza um sensor ultrassônico para emitir ondas sonoras dentro da cabine do carro que monitoram as movimentações. Conta com dois pontos que funcionam como “alto-falante” e “microfone”, que trocam sinais pelo interior do veículo até se encontrarem.

Dessa forma, quando o veículo está totalmente fechado, o perfil da onda sonora que chega ao “microfone” é o padrão, bem definido e conhecido pelo módulo eletrônico que controla o sistema de alarme. Se uma ou mais janelas forem violadas, o perfil da onda sonora é alterado, o que indica ao módulo eletrônico a violação do veículo e a necessidade de se disparar o alarme sonoro.

Equipamentos de série como esse ajudaram o Nissan Sentra a tirar a nota mais alta entre os modelos avaliados nos testes do “Índice de Furtos”, promovidos desde 2012 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil). Desde que passou a integrar esses ensaios do órgão, o Nissan Sentra sempre foi o campeão da avalição, que classifica os modelos de acordo com a disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial instalados de série, como chaves codificadas, imobilizadores, localização da bateria, trava de coluna de direção, alarme e outros. Todas as versões do Nissan Sentra receberam 4,5 estrelas de 5 possíveis.

Completam a lista de equipamentos do Nissan Sentra Unique itens como a chave inteligente I-Key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor; farois de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio por Bluetooth®; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por GPS; airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC); conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect™, entre outros.

Os controles de tração e estabilidade estão presentes também como equipamentos de série nas versões SV e SL do Nissan Sentra 2016. Trata-se de importante adição de segurança, que deixa o Sentra em linha com o que o mercado oferece.

O VDC tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes. O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço. A segurança para os ocupantes aumenta, uma vez que o condutor pode não conseguir controlar o veículo sozinho em tais condições.

O sistema, fornecido pela Bosch, monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. Ao perceber qualquer variação fora do padrão, o VDC age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do motor e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência. Adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle do carro.

O motorista percebe quando o VDC está em funcionamento pelo indicador “SLIP” no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias. O sistema pode ser desativado por meio de um botão no lado esquerdo do painel – entre a porta e o volante, abaixo da abertura do porta-malas. Mesmo desligando o sistema, os freios antitravamento ABS funcionarão normalmente.

Outra grande novidade do Nissan Sentra 2016 é a incorporação do sistema Nissan Connect™, plataforma global da marca japonesa para a conectividade do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão SL e a série especial Unique. Com ele, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O pacote de serviço do Nissan Connect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app.

E desde a versão de entrada 2.0 S, o Nissan Sentra traz o sistema Bluetooth® com comandos no volante. Com ele, o telefone celular interage com o sistema de som do veículo, minimizando a distração por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas. A versão topo de linha 2.0 SL permite ainda o acesso ao sistema Bluetooth® (que sincroniza agenda telefônica e músicas) por meio da tela de 5.3 polegadas no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação. Com comandos de voz em português, o GPS é o mesmo sistema usado pela Nissan em modelos do mercado norteamericano.

A Nissan oferece diversos equipamentos que dão praticidade e conforto a todos os ocupantes. Assim, desde a versão de entrada 2.0 S, o sedã traz aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas por meio de botão no painel; retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas; computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa; aviso de abertura das portas; comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico (volumétrico na Unique); três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição por meio do imobilizador do motor e limpador de para-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável. Como itens de segurança, os destaques ficam com os freios com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros equipados com ABS de quatro canais e quatro sensores e controle eletrônico de distribuição de força (EBD); airbags frontais e fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX.

A versão 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); airbags laterais e de cortina (seis no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré para facilitar as manobras e evitar colisões ou atropelamentos com alertas sonoros de proximidade; retrovisor interno eletrocrômico; controlador automático de velocidade de cruzeiro. A versão conta, opcionalmente, com teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.

Uma comodidade – e diferencial também – da linha é a chave presencial I-Key. Disponível desde a versão de entrada 2.0 S, dispensa a chave convencional para abrir as portas e dar a partida no motor. Basta mantê-la no bolso ou bolsa, aproximar-se das maçanetas ou do volante e apertar levemente os botões.

Presente em todos os veículos de passeio da Nissan no Brasil, a direção com assistência elétrica deixa as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. Uma central eletrônica gerencia o esforço demandado para deixar a direção mais firme de acordo com a velocidade.

Para os passageiros do banco traseiro, o Nissan Sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros do banco traseiro. Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores. O sistema de airbags do modelo recebeu ainda novos sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

O Nissan Sentra traz o motor MR20DE, de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, que é o único com essa cilindrada a ser flex fuel para o modelo em todo o mundo. Além de ser admirado pelos proprietários do Sentra, esse motor atende à demanda do mercado de sedãs médios e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção.

Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o bloco desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm. É econômico, tendo obtido nota “A” na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV,2.0 SL e 2.0 Unique). O Nissan Sentra recebeu também o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

O câmbio XTRONIC CVT® utilizado no Nissan Sentra é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. Ele é 13% mais leve e produz 30% menos atritos na comparação com a geração anterior. A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão. Além disso, conta com um controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. A relação é mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

O Nissan Sentra também conta com uma linha de acessórios para personalização, que deixa o veículo ao gosto do cliente. Entre os itens disponíveis encontrados na rede de concessionárias da marca estão tapete de borracha; sensor de estacionamento; central multimídia; automatizador de vidros; alarme volumétrico; soleira iluminada; frisos laterais; aerofólio traseiro e protetor de cárter.

Preços do Nissan Sentra 2016:

Sentra 2.0 S = R$ 69.190

Sentra 2.0 SV = R$ 75.990

Sentra 2.0 SL sem teto solar = R$ 82.490

Sentra 2.0 SL com teto solar = R$ 84.990

Sentra 2.0 Unique = R$ 87.490

PRIMEIRA VOLTA

Búzios – O Sentra 2016, foi revelado para a imprensa automotiva especializada de uma forma bem diferente, saímos dirigindo, em dupla, do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, em direção a cidade litorânea de Búzios. São cerca de 180 quilômetros, com parte do trajeto na área urbana, e a maior parte na estrada.

Na primeira parte do trajeto, fui de carona, ali mesmo já pude sentir a sutileza do rodar macio do Sentra, o silêncio à bordo é evidente, mesmo nas ruas esburacadas do Rio de Janeiro, ou no asfalto desalinhado de algumas partes da estrada. Além disso, o sedan transmite muita segurança para quem vai de carona, ou no banco traseiro, esse, inclusive, oferece espaço de sobra para pessoas de qualquer estatura.

Na minha vez de pegar no volante e acelerar, aproveitei para abusar um pouco do carro. Após ajeitar espelhos, banco e volante, parti para a segunda parte do test-drive, partindo do posto Graal, na Via Lagos. A excelente posição de dirigir, a ótima empunhadura do volante e o visão periférica de dar inveja a concorrência chama a atenção logo na primeira pisada no acelerador.

O motor 2.0 de 140 cavalos de potência a 5.100 rpm, com torque de 20 kgfm a 4.800 rpm, não decepciona. As acelerações são sempre lineares, as retomadas, apesar de um pouco barulhentas, não deixa o motorista perder o pique na estrada. Ultrapassar passa a ser uma tarefa fácil. O propulsor, bem equilibrado para o peso do carro, serve de referência para o motorista. Em conjuntocom o motor, está o câmbio Xtronic CVT de última geração, que dá conta do recado e transmite confiança ao motorista, mesmo em retomadas mais complicadas. O Sentra também é bom de curva, e mantém o carro sempre na trajetória, graças a suspensão acertada. Enfim, é um sedan que pode chegar muito mais perto da concorrência do que se imagina, basta o consumidor brasileiro prestar mais atenção nesse equilibrado sedan.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo