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PRIMEIRA VOLTA – Mercedes-Benz CLA 35 AMG 4MATIC+ 2022

Com 306 cv, a versão é a porta de entrada para divisão esportiva AMG

Fotos: Marcus Lauria

A Mercedes-Benz apresentou ano passado, duas novidades que chegaram ao País para compor o portfólio de modelos esportivos da marca. Os A 35 4MATIC+ e CLA 35 4MATIC+. Os dois lançamentos trazidos para o Brasil passam a compor o portfólio de esportivos da Mercedes-Benz no País, que passa a contar com 24 modelos, sendo a maior oferta de veículos desta categoria por aqui.

Dentre essas duas novidades tive a oportunidade de conhecer melhor, mesmo que rapidamente o CLA 35 4MATIC+ durante uma ação de marketing da concessionária carioca e representante da marca aqui no Rio, a AGO Mercedes Barram chamado de “AMG Performance Tour”. Mais antes de falar as minhas impressões ao dirigir, vou apresentar o que o modelo tem a oferecer aos entusiastas da marca e aos apaixonados por carros. Na loja o sedan esportivo custa R$ 453.900.

O Mercedes-AMG CLA 35 4MATIC+ é facilmente identificado como membro da família de esportivos da marca por onde passam. O exterior revela traços únicos da marca. Pela primeira vez, a família de compactos agora também apresenta a grade do radiador específica da AMG, como um símbolo claro da associação à família de alta performance. Ao mesmo tempo, o conhecido “cara de tubarão”, os faróis finos alongados com contornos profundos e o capô plano trazem a impressão de uma dianteira extremamente dinâmica.

A presença imponente é acentuada pelos parachoque dianteiro mais largo, com alargamento da caixa de rodas. Isso cria espaço para um eixo dianteiro mais amplo e reforça a aparência atlética e esportiva. A dianteira do novo esportivo carrega características únicas que garantem a exclusividade na aparência do modelo.

O Mercedes-AMG CLA 35 4MATIC+ carrega uma aparência ainda mais expressiva com suas entradas de ar externas tipo jato, evidenciando sua estreita relação familiar com o Coupé de 4 portas AMG GT. O divisor dianteiro transita perfeitamente para as cortinas de ar laterais à frente das rodas dianteiras, o que otimiza o fluxo de ar e melhora o desempenho aerodinâmico do modelo. Visto de lado, as saias laterais mais largas da AMG abaixam visualmente os dois novos esportivos compactos, de modo que parecem abraçar a estrada mais de perto.

Os espelhos externos são montados na porta, reforçando a aparência dos cupês e dos esportivos Mercedes-AMG. Isso não apenas garante um aspecto mais esportivo aos modelos, mas também melhora a aerodinâmica e performance. As rodas AMG 19’’ (235/35 R19) pintadas em preto fosco com raios cruzados são forjadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S, contribuindo assim para a diminuição de peso e melhorando a performance nas pistas.

Quando visto de traseira facilmente é possível visualizar dois tubos de escape duplos redondos que trazem mais esportividade e robustez aos modelos. A impressão de largura na parte traseira é enfatizada ainda mais pelos finos conjuntos de luzes traseiras de duas peças. O difusor com quatro aletas individuais auxiliam no melhor desempenho dos veículos durante o uso.

O novo motor presente passa a contar com vários recursos de design inteligente segundo a marca alemã. Ao contrário das versões anteriores, o novo motor é girado em torno de seu eixo vertical em 180 graus. Isso significa que o turbocompressor e o coletor de escape agora estão posicionados na parte traseira do motor, quando vistos por trás. O sistema de admissão é, portanto, posicionado na frente. Essa configuração permite o design mais plano possível, movendo a posição do motor mais para baixo, melhorando a aerodinâmica da seção frontal. Além disso, o novo arranjo permite dutos de ar amplamente melhorados, com distâncias mais curtas e menos desvios, tanto no lado da entrada como do escape, melhorando a resposta ao pisar no acelerador.

Com uma pressão máxima de carga de 2,1 bar, o motor (M260) turbo de 2,0 litros (1.991 cm3) e quatro cilindros de 306 cv também é líder em seu segmento nesse aspecto e tem 40,8 kgfm de torque. O wastegate controlado eletronicamente (válvula de alívio de exaustão) permite que a pressão de carga seja controlada de maneira ainda mais precisa e flexível, otimizando a capacidade de resposta, especialmente ao acelerar com carga parcial. Inúmeros parâmetros são levados em consideração nesse processo. Os principais sinais de entrada da unidade de controle do wastegate são a pressão de carga e a posição da aba do acelerador. Os sinais de modificação incluem a temperatura do ar de admissão, temperatura do motor, velocidade do motor e pressão atmosférica. Isso também possibilita o aumento temporário da pressão de carga (overboost) sob aceleração.

O controle variável da válvula CAMTRONIC no lado do escapamento é outro recurso, com dois cames por válvula. As cames têm geometrias diferentes, de modo que, dependendo da sua configuração para se adequar à situação de direção, as válvulas de escape podem ser abertas por curtos ou longos períodos, para uma resposta ainda melhor em baixas rotações do motor, condução confortável e com baixo consumo de combustível em rotações médias e entrega de potência total na faixa de rpm superior. A turboalimentação e a injeção direta com um processo de combustão guiado por spray não apenas permitem um alto rendimento de potência, mas também melhoram a eficiência termodinâmica e, portanto, reduzem o consumo de combustível e as emissões de escape.

Pela primeira vez, o novo quatro cilindro de alto desempenho possui injeção de combustível em dois estágios. No primeiro estágio, os injetores piezoelétricos de operação particularmente rápida e precisa fornecem combustível às câmaras de combustão a uma pressão de até 200 bar. Esse processo pode acontecer de forma múltipla e é controlado pelo sistema de gerenciamento do motor, conforme necessário. No segundo estágio, há injeção adicional no coletor de admissão usando válvulas solenóides. Isso é necessário para obter a alta produção do mecanismo. O suprimento de combustível controlado eletronicamente tem uma pressão operacional de 6,7 bar.

O novo motor também é totalmente montado à mão. Para isso, foi construída uma linha de produção completamente nova no fabricante de motores AMG em Affalterbach, onde a Mercedes-AMG elevou o princípio “Um homem, um motor” e os processos da indústria 4.0 a um nível inovador, refletindo as mais recentes descobertas em ergonomia e materiais, garantia de qualidade, sustentabilidade e eficiência. No caminho para implementar a Indústria 4.0, a operação de montagem manual da AMG também segue a visão de “produção inteligente”.

O segredo é o AMG Torque Control no novo eixo traseiro: possui duas embreagens multidiscos controladas eletronicamente, cada uma delas conectada a um eixo de acionamento do eixo traseiro. Desta forma, a potência de tração não só pode ser completamente distribuída de forma variável entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseira esquerda e direita. Isso significa que, dependendo do modo de condução e da situação, o torque de tração pode ser distribuído separadamente nas duas rodas traseiras.

O resultado é uma tração sempre consistente, mesmo em condições adversas de estradas e durante manobras em curvas extremas, por exemplo, em pistas de corrida. Além disso, esta novidade permite o modo Drift, que proporciona ainda mais emoção ao dirigir, fazendo com que o motorista tenha a sensação de estar dirigindo um veículo com tração traseira.

Os seis modos de condução AMG Dynamic Select “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, “Individual” e “RACE” permitem uma ampla variedade de características do veículo, de confortável a dinâmico. Como recurso dos modos de condução AMG Dynamic Select, os novos modelos com motorização 45 estão equipados com o AMG Dynamics. Esse controle integrado de dinâmica de veículo estende as funções estabilizadoras do ESP com intervenção para aumentar a agilidade no controle em todas as rodas, nas características de direção e nas funções adicionais do ESP. Ao fazer curvas em velocidade, por exemplo, uma breve intervenção de frenagem na roda traseira interna gera um movimento de guinada definido em torno do eixo vertical para uma entrada precisa e responsiva na curva.

O interior mantém a tecnologia encontrada no sistema de infotainment MBUX. O condutor e o passageiro da frente ocupam posições ativas em assentos esportivos com contornos e com apoio lateral firme. O estofamento padrão, como uma combinação de Artico preto e microfibra Dinamica (material usado na Fórmula 1 para aumentar a aderência), é atemporal e cria destaques típicos da AMG com costura dupla em vermelho. O esquema de cores é ecoado pelos cintos de segurança vermelhos designo e as saídas de ar cromadas com um anel vermelho.

O MBUX cria uma conexão ainda mais próxima entre o veículo, condutor e passageiros. Apresentações emocionalmente atraentes sublinham a estrutura de controle clara e apresentam gráficos 3D brilhantes de resolução máxima. Visualmente, as duas telas sob uma tampa de vidro compartilhada se misturam ao cockpit widescreen e, como elemento central, enfatizam a orientação horizontal do design de interiores.

O cliente pode escolher entre os três estilos de exibição AMG “Classic”, “Sport” e “Supersport” para o painel de instrumentos. O modo “Supersport” é particularmente impressionante com um conta-giros central e redondo e informações adicionais apresentadas na forma de barras à esquerda e à direita do conta-giros: com uma perspectiva tridimensional que alcançam um fundo artificial no horizonte.

O modelo avaliado foi gentilmente cedido pela concessionária AGO Mercedes Barra. Para quem estiver interessado em comprar um modelo da marca, basta entrar em contato com o Consulto de Vendas Pedro Macieira no endereço: Av. das Américas, 645 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro ou pelo telefone (21) 2136-1500 (falar que foi indicado pelo site CarPoint News)

PRIMEIRA VOLTA

Rio de Janeiro/RJ – Durante o AMG Performance Tour, evento promovido pela concessionária AGO Barra tive a oportunidade de conhecer rapidamente o novo CLA 35 AMG 4MATIC+. O primeiro contato foi impressionante, além de bonito o carro tem potência de sobra o que consequentemente traz muita diversão ao volante e tudo com muita segurança.

Por fora suas linhas se destacam com uma dianteira imponente e característica dos modelos da marca e a traseira com linhas que descem e lembram um coupé. O sedan de 4 portas da marca tem espaço de sobra para até quatro ocupantes e um porta-malas bem amplo para muita bagagem.

Agora vamos ao que interessa mesmo, como foi dirigir essa “ferinha” alemã. Após sentar o banco de couro com Alcântara do CLA 35 AMG, colocar o sinto e ajeitar os espelhos chega a hora tão esperada, ligar o carro. Chave no bolso e dedo no botão Start/Stop localizado ao lado do painel, logo se ouve com um ronco até encorpado, embora um pouco abafado por estar no modo Comfort, que mesmo assim te chama para pisar fundo com o pé direito no acelerador. Após engatar o “D” do câmbio automático localizado do lado direito do volante já é possível sentir que vamos ter diversão a partir dali.

Seu motor, um quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina, que entrega bons 306 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O propulsor é elástico e sempre preparado para aguentar acelerações mais fortes. O controle de largada Race Start é uma diversão à parte, com uma impulsão contagiante. O CLA 35 acelerou de 0 a 100 km/h em aproximadamente 5 segundos, suficiente para muitas emoções ao pisar fundo no acelerador. Enquanto que a retomada de 80 km/h a 120 km/h ficou em apenas 3,4 segundos.

O torque de quase 41 kgfm que vai de 3.000 rpm a 4.000 rpm e a transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades dão muita segurança em ultrapassagens, tanto em retas como em subidas. Fora os estampidos saindo da dupla saída de escape traseiro que dão aquela sensação de felicidade. A tração integral 4Matic dão a sensação de segurança que faltava para quem “pilota” o A 35 AMG, mantendo o carro sempre à mão e parecendo estar andando em trilos. A direção até que é direta e mais pesada no modo Sport+.

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