PRIMEIRA VOLTA – Jaguar XE chega em quatro versões
A Jaguar, apresentou hoje (25), para alguns jornalistas, incluindo o nosso site, o novo XE, sedã esportivo que chega para tentar desbancar a concorrência, dentro do segmento de sedãs médios Premium. O modelo estará disponível em todas as 33 concessionárias da marca no Brasil, em quatro diferentes versões, que partem de R$ 169.900.
Entre as versões oferecidas, estão a 2.0 Si4 Pure (R$ 169.900), 2.0 Si4 Pure Tech (R$ 177.000), 2.0 Si4 R-Sport (R$ 199.900) e a mais apimentada XE S (R$ 299.000). O modelo ainda conta com faróis de Xenon adaptativos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e do passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente e rodas aro 18” na cor preta, com opção da cor prata.
O novo XE traz a tradiconal tração traseira, estrutura 75% em alumínio que torna a carroceria extremamente leve e rígida, suspensão dianteira Double Wishbone, com o mesmo design e configuração do F-Type, e traseira Integral Link inédita no segmento, que faz do Jaguar XE o sedã mais dinâmico e conectado à pista da categoria. A distância entre-eixos de 2,835 mm e a posição de pilotagem com baixo centro de gravidade permitem ótima posição de dirigir e perfil esportivo.
Por dentro, o luxo toma conta da cabine, além de ter baixo ruído e espaço para até cinco passageiros. O habitáculo é todo revestido com materiais nobres de acabamento impecável. Os ocupantes têm à sua disposição um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, com uma tela Touchscreen de oito polegadas de layout intuitivo e prático.
Pensando sempre em segurança, Jaguar XE traz o All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia fruto de décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de tração para todos os tipos de terreno, capaz de trazer aderência ao veículo mesmo em situações críticas como pisos e grama muito molhados, garantindo total controle ao motorista.
Além disso, uma nova tecnologia de projeção a laser permite que o Sistema Head-Up Display projete no para-brisa uma imagem muito mais nítida, com alto contraste em cores. O motorista tem acesso a informações como velocidade e marcha atual, e sistema de navegação GPS sem precisar tirar os olhos da estrada. A ampla nitidez e contraste das informações exibidas se devem a um novo módulo, menor e quase 1/3 mais leve que o utilizado atualmente pela indústria.
O XE é o primeiro Jaguar a ser equipado com direção elétrica assistida (EPAS), configurada para entregar respostas muito ágeis e fiel sensibilidade aos mínimos comandos do motorista, além de utilizar menos energia em comparação com o tradicional sistema hidráulico. O XE chega para completar a linha de sedãs da Jaguar, encaixando-se logo abaixo do modelo XF e do luxuoso XJ, topo de linha da marca.
Visto por fora, chama a atenção o capô com vincos fortemente esculpidos com alumínio. O para-brisa bem inclinado e a crescente linha de cintura criam ainda mais o perfil de um cupê com maior sensação de movimento. Além dos faróis dianteiros em Xenon e os LEDs de circulação diurna em formato de “J”, torna-os reconhecíveis imediatamente. Já na traseira, as lanternas que trazem linhas horizontais em LED buscam inspiração no icônico F-Type. Seu coeficiente aerodinâmico é de apenas Cx. 0.26.
Por dentro, destaque para os bancos dianteiros envolventes montados o mais baixo possível, criando uma posição de condução esportiva mais próxima do solo. Os assentos contam com ajustes elétricos e opções esportivas nos modelos R-Sport e S. Além disso, o XE é o único veículo do segmento que conta com o design “Riva Hoop” no painel, formando um arco envolvente que sai da porta do motorista, passa pelo fundo do painel dianteiro e termina na porta do passageiro. As saídas de ar-condicionado assimétricas que invadem as portas do XE tornam-nas ainda mais elegantes e forçam-nas a ter recortes inigualáveis no segmento.
Os espaçosos compartimentos onde estão os assentos dianteiros são separados por um versátil console central, de onde surge o seletor de marchas Rotary Shift, criando a sensação de um cockpit. A tela de oito polegadas sensível ao toque com um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, é o centro do palco entre arrebatadoras curvas do painel de instrumentos.
Tecidos especiais, couro premium e costura dupla em cor contrastante entregam uma cabine com qualidade exclusiva e única. O acabamento em Black Piano, alumínio e fibra de carbono dão uma sensação de refinamento artesanal e esportividade. O novo XE fornece o sistema de som da Meridian, pela primeira vez no segmento. O sistema conta com 11 alto-falantes, incluindo um poderoso subwoofer, todos desenvolvidos especificamente para o XE gerando um total de 380W de potência.
Confira o conteúdo e o preço de cada versão logo abaixo:
2.0 Si4 Pure – R$ 169.900: Versão de entrada da linha XE, a versão Pure conta com bancos em couro Luxtec, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em Black Piano e detalhes contrastantes espalhados pelo painel de instrumentos. Além disso, o design “Riva Hoop” do painel trazido do XJ torna o interior ainda mais envolvente. Entre suas principais tecnologias, estão o sistema Stop/Start, transmissão automática de 8 velocidades, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis Xenon com luzes de circulação diurna em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, sistema de navegação, sistema de som Jaguar com 6 alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro.
2.0 Si4 Pure Tech – R$ 177.000: A versão Pure Tech busca alinhar o excelente custo-benefício da versão Pure com a inclusão de equipamentos que oferecem mais conforto e estilo. Itens como teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento e limpadores de para-brisa automáticos com sensor de chuva foram adicionados.
2.0 Si4 R-Sport – R$ 199.900: A versão R-Sport é voltada àqueles que não abrem mão da esportividade. Ela chega com body kit exclusivo que ressalta o visual agressivo do XE, com saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro diferenciados e um elegante e discreto aerofólio traseiro. Além dos recursos encontrados no Pure Tech, a versão traz bancos esportivos revestidos em couro Taurus com opções bicolores.
A versão “R-Sport” tem o emblema gravado em diversos lugares do carro, como no volante e nas soleiras das portas. Além do visual mais agressivo, o sedan recebeu melhorias na parte mecânica, como uma suspensão recalibrada para proporcionar ao condutor ainda mais dinamismo.
As versões Pure, Pure Tech e R-Sport são equipadas com motor 2.0 Si4 Turbo de 240 cv de potência e 340 Nm de torque, capaz de levar o XE aos 250 km/h de velocidade final. Em conjunto, está o sistema de transmissão ZF de oito velocidades, com respostas rápidas aos comandos do motorista.
XE S – R$ 299.000: Esta é a versão mais esportiva do Jaguar XE. Debaixo do capô, a versão S traz um motor 3.0 V6 Supercharged com 340 cv de potência e 450 Nm de torque, o mesmo propulsor que equipa o superesportivo F-TYPE. O XE S é o único veículo em seu segmento capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Assim como as demais versões, o modelo é equipado com sistema de câmbio ZF de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de paddle shifts na parte de trás do volante. Aliado ao motor V6, a versão conta com sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis, que o torna ainda mais dinâmico e conectado à pista.
Os bancos esportivos trazem revestimento combinado em couro Taurus e Alcântara, com opção inteiramente em couro. Seu interior traz acabamentos em fibra de carbono e Black Piano para um ar de total esportividade, contando ainda com soleiras das portas com a inscrição “S” e os pedais em alumínio com o forro do teto na cor preta, elevando a esportividade do modelo. Por fora, o para-choque dianteiro exclusivo tem entradas de ar maiores para um melhor desempenho do motor V6 Supercharged. Essa versão tem aerofólio traseiro, detalhes em preto brilhante na traseira, pinças de freio na cor vermelha cobertas pelas rodas em liga leve de 19 polegadas.
A versão traz o inédito Head-Up display com tecnologia a laser que proporciona maior definição na imagem projetada no para-brisa dianteiro. Além disso, vem equipada com Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré.
PRIMEIRA VOLTA
Mogi Guaçu / Velo Città (SP) – A convite da Jaguar, tive a oportunidade de conhecer melhor o mais novo lançamento da marca no Brasil, o sedan médio premium Jaguar XE. Oferecido em quatro versões e duas opções de motores, o modelo chega para competir diretamente com as marcas alemães BMW, Mercedes e Audi.
O evento foi realizado no Autódromo Velo Città, em SP, onde foram feitos testes na pista e na estrada. Primeiro fiz o teste na pista com a versão XE S, a mais completa e mais cara. Com um motor 3.0 V6 de 340cv de potência e 450 Nm de torque, o sedan fica bem apimentado e destritui potência para dar e vender.
Logo na primeira acelerada é possível sentir que aquele motor não está para brincadeira, o torque alto deixa o XE S, com o pé direito no acelerador e com a tecla “S” do câmbio automático de 8 marchas acionado, logo ao sair da área dos boxes, pude sentir toda a potência na primeira pisada. Meu corpo foi literalmente jogado para trás e o capacete até bateu na coluna esquerda do carro. Com trocas suaves e reduzidas perfeitas, nem precisei usar os “Paddle Shifts” para fazer as trocas manuais. O carro entra nas curvas como se andasse em trilhos e a suspensão trabalha como em um carro de competição. Enfim, foram as três votas mais emocionantes que já fiz em um carro, em uma pista de verdade.
Depois de me divertir na pista de teste, foi a vez de testar o pacato, mas nem tanto, XE 2.0 R-Sport. Com “apenas” 240 cv de potência o motor Si4 Turbo desenvolve 340 Nm de torque. O peso leve do carro e a lataria feita com 70% de alumínio também ajudam a deixar a condução bem divertida do sedan inglês. A velocidade cresce continuamente sem timidez e chega-se ao limite da estrada bem rápido. Com u acabamento de primeira e posição de dirigir excelente, foi bem tranquilo dirigir o sedan. Apesar de uma pegada menos esportiva do que a versão V6, o motor 2.0 dá conta do recado e deixa qualquer motorista satisfeito. No trajeto de mais ou menos 200 Km, com três à bordo, o consumo médio ficou em 6,5 Km/l.
*viagem à convite da Jaguar Land Rover