CarrosNotícias

PRIMEIRA VOLTA – Experimentamos a sensação de andar de carona no BladeGlider da Nissan

IMG_0118

Fotos: Marcus Lauria

Revelado incialmente como como conceito no Salão de Tóquio em 2013, o protótipo Nissan BladeGlider, é mostrado pela primeira vez no Brasil. O esportivo 100% elétrico, foi revelado no Rio de Janeiro, um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá.

IMG_9021

De acordo com a Nissan, o BladeGlider acelera de zero a 100 km/h em 5 segundos e atinge 190 km/h. O esportivo ecológico da marca nipônica, se destaca pela ousadia em seu interior. Copiado do McLaren F1 (1993-1998), conhecido por ter batido o recorde de veículo de rua mais rápido do mundo, o BladeGlider tem a posição central do motorista, com um banco no centro e dois logo atrás.

IMG_8977

Os passageiros se sentam ao lado e atrás dele. “Num carro convencional o motorista fica à esquerda ou à direita porque no meio do carro existe uma transmissão. No BladeGlider o motorista se senta no meio. Os carros elétricos abrem essa possibilidade”, afirma o presidente mundial da Nissan, Carlos Ghosn, que também revelou no evento um modelo com célula de combustível a etanol.

IMG_0122

Ainda por dentro, o esportivo elétrico possui vários botões e comandos no volante controlam várias funções. Em um display é possível ver a velocidade, a carga da bateria e o funcionamento do modo de regeneração. Os retrovisores externos foram substituídos por câmeras instaladas atrás das rodas dianteiras. A imagem da cada uma é projetada em duas telas no painel. Os bancos esportivos em forma de concha têm cintos de quatro pontos de ancoragem.

IMG_0131

O BladeGlider tem tração traseira e utiliza dois motores elétricos, um em cada roda, fornecidos pela inglesa Williams Advanced Engineering, parceira no projeto. De acordo com a marca, sua potência é de 268 cavalos. A energia elétrica é fornecida por uma bateria de íons de lítio de cinco módulos, de 220 kW. Sistemas de resfriamento foram desenvolvidos tanto para a bateria como para os motores. È o primeiro carro do mundo equipado com o sistema SOFC, Solid Oxide Fuel Cell (ou Célula de Combustível de Óxido Sólido, em português).

IMG_8979

Outro destaque, mas que não é nenhuma novidade entre alguns carros vendidos em série no mundo, é o tipo de abertura das portas, para cima (tipo asas de gaivota), a diferença, é que ela abre para trás. Quando visto de frente com as duas abertas o carro lembra um cachorro de focinho comprido e orelhas em pé. O teto é reforçado por uma estrutura de proteção anticapotagem.

IMG_9017

Dois BladeGliders estarão no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que são patrocinados pela Nissan. Um deles, eu tive a oportunidade de andar, onde as minhas impressões podem ser lidas logo abaixo.

IMG_0120

Características adicionais do Nissan BladeGlider incluem:

  • Configuração avançada do chassi com a parte da frente mais estreita e traseira mais larga para a eficiência aerodinâmica otimizada e estabilidade de condução
  • Portas com abertura para cima – tipo “tesoura” – e com cintura alta que garantem uma entrada e saída triunfal da cabine
  • Teto aberto, reforçado por uma estrutura sobreposta e integrada de proteção
  • Espaço estendido para as pernas dedicado aos passageiros de trás
  • Para-brisas do cockpit sem emenda com vistas panorâmicas para todos os ocupantes do veículo
  • Controles no volante cuja exibição em um visor avançado mostram velocidade, estado de carga da bateria, o modo de regeneração e mapa de torque
  • Display central de duas telas com imagens feitas por câmeras traseiras colocadas atrás das rodas dianteiras – uma alternativa inovadora aos espelhos colocados nas portas que aumentam a eficiência aerodinâmica
  • Um cinto de segurança de quatro pontos para cada ocupante e apoio excepcional para o lado e as pernas de todos os passageiros

IMG_0126

PRIMEIRA VOLTA

Guapimirim/RJ – Não chegou a ser a experiência esperada de “pilotar” um carro conceito dessa vez, mais tive a chance de andar, mesmo que de carona, em um experimento de uma montadora de renome mundial.

A chance de poder conhecer melhor e poder estar dentro de um protótipo, e ainda poder sentir ele rodando é muito boa. O carro possui tração traseira e utiliza dois motores elétricos, um em cada roda. São 268 cavalos despejados logo ao primeiro contato do pé direito com o acelerador.

O BladeGlider despeja habilidade, no curto mas bem traçado circuito de Guapimirim, cidade serrana do Rio de Janeiro, o protótipo da Nissan se saiu bem. Tanto nas retas, como nas curvas, o esportivo 100% elétrico manteve a trajetória. As curvas foram feitas com maestria, e mesmo com a tração traseira, a sensação é de que ele anda sobre trilhos.

O interior é espartano, mais possui tudo que se precisa para um esportivo, os bancos em formato de concha são confortáveis, mais me senti um pouco exprimido no banco traseiro. Minhas pernas batiam o tempo todo no acabamento da porta. Mais valeu a experiência.

CONFIRA O VÍDEO ONBOARD:

*Viagem a convite da Nissan do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo