NotíciasPrimeira Volta

PRIMEIRA VOLTA – Citroën lança C3 com motor 1.2 Puretech

IMG_0091

Fotos: Marcus Lauria e Divulgação

Seguindo a trilha de seu “primo” mais novo, o Peugeot 208, o Citroën C3 chega com o novo motor 1.2 PureTech, para tentar alavancar as vendas do modelo. Sendo assim, o C3 entra na era do downsizing, o novo propulsor foi atestado como o mais econômico do mercado nacional pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O motor flex, com 1,2 litro e três cilindros, torna o C3 ainda mais adequado para uso nas cidades. Tudo isso por valores que partem de R$ 46.490.

IMG_0100

O motor PureTech 1.2l FLEX, chega para substituir o motor de 1.5 litro Flex nas versões Origine, Attraction e Tendance, dando sequência à estratégia de downsizing (que prevê motores menores e mais eficientes) iniciada com sucesso no sedã C4 Lounge. O novo motor, tem ampla disponibilidade de torque – 127 Nm a 2.750 rpm – e potência – 90 cv a 5.750 rpm. Associado ao câmbio manual de cinco marchas, o C3 PureTech 1.2l Flex também ganhou agilidade no trânsito urbano em relação à versão anterior.

IMG_0083

Além do novo propulsor, o C3 conta com uma tecnologia bem atual, como o sistema de partida a frio com aquecimento no injetor (elimina o “tanquinho”), duplo comando de válvulas variável, sistema de arrefecimento Split Cooling, bomba de óleo variável, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, entre outros. Em comparação com o motor anterior, o PureTech proporciona uma redução de consumo de combustível de até 32% em trânsito urbano, permitindo ao modeloaté 16,6 km/l na estrada e a classificação “AAA” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do INMETRO. Isso significa receber letra A nas três categorias disponíveis no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular): Compacto, Geral e Emissões.

IMG_0087

Visualmente, a única alteração nos novos Citroën C3 com o novo motor é a aplicação do monograma “Puretech” na tampa traseira, abaixo da lanterna esquerda.

Por dentro, o C3 ganha sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 7 pol e conexão a telefone, pelas plataformas Mirror Link para o sistema Android e Car Play para Apple, a fim de espelhar a tela do celular. Há ainda o aplicativo Link My Citroën, que armazena informações como autonomia, consumo da última semana, dados do último trajeto, localização do veículo e próxima revisão, podendo ser consultadas pelo telefone.

IMG_0098

Lançada no Brasil em 2012, a segunda geração do Citroën C3 amplificou o sucesso obtido pela primeira no mercado nacional – o modelo já acumula mais de 328 mil unidades vendidas no país desde seu lançamento.

IMG_0101

A primeira versão, Origine, é oferecida nas concessionárias a partir de R$ 46.490.Nele estão incluídos no pacote ar-condicionado, direção elétrica; vidros, espelhos e travas elétricas; freios com ABS (Anti-lock Breaking System) + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), entre outros itens.

IMG_0102

Já o Citroën C3 Attraction oferece os mesmos equipamentos do Origine, mais sistema de áudio com rádio AM/FM, Bluetooth com entrada USB, rodas de liga leve, faróis de neblina e vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, luzes diurnas em LED, entre outros diferenciais. A Central Multimídia é opcional. O C3 Tendance, acrescenta para-brisa Zenith, alarme e sensor de estacionamento traseiro, além da Central Multimídia opcional.

IMG_0093

O Citroën C3 PureTech 1,2l Flex possui 3 anos de garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa e conta também com o competitivo Plano de Revisão a R$ 1 Por Dia, com revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km a preços fixos de R$ 365.

Confira os preços:

  • Origine: R$ 46.490
  • Attraction: R$ 49.900
  • Tendance: R$ 52.

CITROËN C3 PURETECH FLEX 2016 (8)

PRIMEIRA VOLTA

Rio de Janeiro/RJ – Os motores de 3 cilindros vem dominando o mercado de automóveis no mundo todo, e no Brasil não é diferente. A nova montadora a entrar na onda, é a Citroën, com o seu compacto premium C3.

CITROËN C3 PURETECH FLEX 2016 (2)

E não é que o propulsor surpreendeu. São 90 cv a 5.750 rpm, com ampla disponibilidade de torque já aos 127 Nm a 2.750 rpm. Ou seja, é acelerar e sentir a potência no acelerador. Na primeira arranca já fui empurrado para traz com toda a voracidade do pequeno motor, dali foi só alegria.

CITROËN C3 PURETECH FLEX 2016 (5)

Em conjunto com o excelente câmbio de cinco marchas, com trocas suaves e engates quase perfeito, ficou fácil dominar o pequeno Citroën. A posição de dirigir é confortável e mais alta que seu primo, o 208. Ponto para o C3, que deixa o rodar do dia a dia mais agradável e tranquilo de usar no caótico trânsito das grandes metrópoles.

CITROËN C3 PURETECH FLEX 2016 (12)

E por fim, o consumo, em um pequeno percurso de 45 quilometors, pela orla da Barra da Tijuca, podemos comprovar que o novo motor PureTech é realmente econômico. Em nosso curto trajeto, ele marcou 14,5 Km/l no computador de bordo. Nada mal para um motor que não tem nada de fraco.

*Evento a convite da Citroën do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo