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PRIMEIRA VOLTA – Chevrolet Bolt EV Premier (Aut) 2020

Com vendas direcionadas a 15 cidades, primeiro modelo zero emissão da Chevrolet começou a ser entregue aos consumidores em fevereiro

Fotos Marcus Lauria

Só quem dirige um carro 100% elétrico pode ter a sensação única de estar ao volante de um modelo exclusivo e com características que o deixam bem atraente, onde poucas pessoas vão ter essa oportunidade aqui em nosso País. No caso do Brasil o problema, por enquanto, é o preço alto que atrapalha um pouco as vendas desse tipo de veículo. Mas tirando esse “problema” encontrado em todos os modelos à venda no mercado nacional, a experiência de poder guiar modelos elétricos deixa marcas e mudam os nossos conceitos em todos os aspectos sobre os veículos eletrificados.

CONFIRA O VÍDEO FEITO EM PARCERIA COM O CANAL FASTCAR VIEW: https://youtu.be/Wfv9Z80JuaQ

Dessa vez tive a oportunidade de ficar dois dias com o Chevrolet Bolt EV Premier, que teve todas as 50 unidades de pré-venda vendidas logo no lançamento. O segundo lote já chegou às 26 concessionárias credenciadas da marca desde fevereiro deste ano. O Bolt EV é um crossover que se destaca pelo design atraente e por ser divertido de guiar e pelo alto nível de equipamentos. Sendo um veículo zero emissão, que o posiciona tecnologicamente à frente de híbridos e de automóveis puramente a combustão.

Vendido em uma versão única, Premier, já equipada com as baterias de nova geração, que garantem autonomia média de até 416 quilômetros, de acordo com o ciclo norte-americano EPA. O Bolt EV está sendo ofertado inicialmente em 12 cidades, selecionadas com base em estudos de mercado. São elas: São Paulo, Campinas, São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis, Joinville (SC), Recife (PE) e Vitória (ES). Nesses locais exclusivos de vendas a marca irá disponibilizar, além da demonstração e do programa de test drive do produto, completa estrutura de serviços e manutenção.

A Chevrolet aposta que, no futuro, os automóveis serão elétricos por uma série de razões. A começar pelas leis ambientais, cada vez mais rígidas, passando pelo fato de os elétricos possuírem completa compatibilidade com as próximas gerações de tecnologias de conectividade e de condução autônoma, por exemplo.

Reconhecido como um crossover pela Chevrolet, Bolt EV oferece o alto torque característico dos motores elétricos, logo na primeira pisada no acelerador. As arrancadas de 0 a 100 km/h podem ser feitas em aproximadamente 7 segundos. Tudo isso é possível graças ao conjunto propulsor que rende 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque em qualquer faixa de rotação. Retomadas também são igualmente vigorosas, elevando a segurança em ultrapassagens.

Se a eficiência é o chamariz desse modelo 100% elétrico a segurança é um dos pilares. São 10 airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, aviso de tráfego traseiro cruzado, alerta de colisão frontal e sistema de frenagem automática com detecção de pedestres para mitigar acidentes. Além disso tudo, chama a atenção as câmeras de alta definição para visão 360 graus que auxiliam manobras de estacionamento e ficam localizadas nas extremidades do veículo, melhorando a visibilidade. O veículo conta com uma tecnologia que transforma o espelho retrovisor central numa tela que projeta imagens da parte traseira em maior ângulo e sem obstruções.

O comando remoto na chave presencial para interromper a recarga e destravar o plug de recarga é outro diferencial. O modelo estreia no Brasil equipado com uma última geração de baterias (10% mais eficiente devido a nova composição de seus elementos químicos), com 66 kWh de capacidade, configuração recém-lançada nos Estados Unidos, onde o produto é produzido.

São tantas tecnologias oferecidas no Bolt EV que é melhor ver na lista a seguir as principais: Modo de direção “One Pedal” com sistema regenerativo dos freios; Espelho retrovisor central por câmera; Assistente de estacionamento com visão 360 graus; Painel digital customizável com tela de 8 polegadas; MyLink com tela de 10,2 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto; Sistema de som de alta definição Bose; Faróis com tecnologia HID e luzes de condução diurna em LED; Lanternas traseiras em LED; Sensor crepuscular; Pneus autovedantes com rodas aro 17; Assoalho plano com fechamento aerodinâmico; Sistema de recarga de smartphone por indução magnética (sem fio); Assistente de permanência na faixa; Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina; Aviso de tráfego traseiro cruzado; Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres; Frenagem automática em baixa velocidade para mitigar acidentes; Bancos de couro e volante com aquecimento; Sistema de partida do motor por controle remoto e Freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão.

Apesar de parecer compacto, o Bolt tem 4.165 mm de comprimento, 1.765 mm de largura e 1.595 mm de altura. O entre-eixos é de 2.600 mm, enquanto o peso de 1,6 tonelada, distribuído de forma quase simétrica entre os eixos. Soma-se isso ao baixo centro de gravidade, o que contribui para uma excelente dirigibilidade e estabilidade do veículo, que foi comprovado durante o teste de dois dias, onde fui com ele em vários locais que exigiam bastante da suspensão, como o Alto da Boa Vista, Estrada do Joá e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que tem curvas bem acentuadas e o carro sempre manteve-se estável o tempo todo, além da suspensão ser muito eficiente absorvendo bem os impactos dos buracos e não transmitindo nada para os ocupantes do habitáculo, o silêncio à bordo também é uma das características do Bolt.

Como as baterias ficam localizadas sob o assoalho plano e o motor elétrico é bastante compacto, o espaço interno é bem grande, inclusive o do compartimento de bagagens. Sua capacidade vai de 478 a 1.603 litros (com os bancos traseiros rebatidos), medidas semelhantes ao do Chevrolet Equinox.

De acordo com o ciclo norte-americano EPA, o Bolt EV percorre, em média, 416 km a cada recarga completa da bateria – a distância pode variar conforme a forma de condução e a maior utilização do sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia e garantir tranquilidade ao usuário em viagens mais longas. Porém, quando fui buscar o carro na concessionária da Barra da Tijuca, a autonomia marcava em torno de 380 km, que foi o suficiente para fazer o teste e ainda sobraram cerca de 230 km para rodar quando fiz a devolução. Acredito que essa quilometragem disponível seja suficiente para rodar uma semana em percursos curtos, como de casa para o trabalho ou levar e buscar filhos na escola e percursos rápidos para ir a supermercados entre outros próximos a sua residência.

Divertido de dirigir, o Bolt EV pode ser conduzido no modo One Pedal (um pedal). Assim, basta aliviar a pressão do pedal do acelerador para que o veículo reduza instantaneamente a velocidade e inicie a frenagem de forma otimizada a fim de aproveitar a energia dissipada do sistema para incrementar a autonomia, um recurso muito usado para garantir que você ande mais com o carro.

A energia elétrica, além de mais limpa, gera economia para o motorista. Hoje, o custo estimado por quilômetro rodado do elétrico da Chevrolet é até quatro vezes inferior ao de um modelo flex do mesmo porte – e inferior ao de híbridos também. Além do carregador portátil que acompanha o veículo, as concessionárias Chevrolet credenciadas para comercializar o Bolt EV estarão aptas a oferecer o aparelho de recarga rápida para ser instalado na garagem do cliente.

Quatro vezes mais eficiente que a recarga numa tomada 220V convencional, o aparelho de recarga rápida fornece uma quantidade de energia por hora suficiente para que o veículo rode aproximadamente 40 km, média que um motorista comum percorre por dia. Neste caso, a recarga completa das baterias leva aproximadamente dez horas.

O Bolt já vem preparado para a recarga em eletropostos de alta voltagem, onde bastam 30 minutos de recarga para o carro rodar mais cerca de 160 km. O Bolt EV conta com garantia de três anos para o veículo e de oito anos para as baterias de íon-lítio.

Até os 240.000 km (ou 5 anos), os principais serviços de revisão do Bolt EV se concentram nas trocas de itens de desgaste decorrentes do uso do veículo, como o filtro ar-condicionado e as pastilhas dos freios. O novo crossover da Chevrolet estreia em cinco opções de cores: Branco Summit, Vermelho Glory, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro e Cinza Graphite. Importado dos Estados Unidos, o Bolt EV Premier custa R$ 275.100,00.

*FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motorização

Combustível             Híbrido / Elétrico

Potência (cv)            203

Torque (kgf.m)         36,7

Velocidade Máxima (km/h)           145

Tempo 0-100 (s)      6,5

Câmbio          automática de 1 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.595

Largura (mm)           1.765

Comprimento (mm)             4.166

Peso (Kg)      1.641

Tanque (L)    N/D

Entre-eixos (mm)     2.600

Porta-Malas (L)        478

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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