NotíciasPrimeira Volta
Tendência

PRIMEIRA VOLTA – CAOA Chery Tiggo 7 PRO 2022

O Tiggo 8 de cinco lugares

Fotos Leonardo Meira

Após dois anos de mercado, o Tiggo 7 chega em nova geração trazendo novidades em design, acabamento, tecnologias e motorização na versão única PRO, com preço sugerido de R$179.990,00 – no período de lançamento.

Seguindo e respeitando os protocolos de segurança em virtude da pandemia, o CarPoint News esteve presente no evento de lançamento à imprensa especialista, representado por Leonardo Meira, editor-chefe do AutoIN (@autoinbrasil) e parceiro de nosso site.

A apresentação aconteceu no auditório de conferências do Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo (SP), com test-drive até o Clube de Golfe do Condomínio Terras de São José, em Itu, no interior paulista. O trajeto de ida foi pela Rodovia dos Bandeirantes, que conecta as cidades de São Paulo a Campinas, com retorno pela Rodovia Castello Branco; ao todo foram 240km percorridos a bordo do Tiggo 7 PRO.

Com o visual totalmente renovado, o Tiggo 7 PRO se destaca pela elegância de suas linhas por toda a carroceria. Em nossa impressão, apenas o nome Tiggo 7 sobrou da antiga geração, pois, na versão PRO tudo é completamente novo.

A dianteira traz a grade hexagonal da marca com elementos em cromado, conjunto ótico (iluminação diurna; faróis alto, baixo e de neblina) em Full LED com repetidores de setas dinâmicas e capô redesenhado. Já as laterais contam com as rodas em liga-leve de 18 polegadas – e freio a disco nas quatro rodas, novo desenho das portas e maçanetas, vidros das colunas-C que se estendem até a tampa traseira, rack de teto, molduras em cromado que preenchem a área das janelas, além do acabamento inferior em plástico com prata acetinado que deixam o SUV com visual aventureiro.

O porta-malas também foi redesenhado e não esconde as semelhanças com o “irmão-maior” Tiggo 8, SUV de sete lugares que a marca oferece em nosso mercado. Lanternas em LED, repetidores de setas dinâmicas, aerofólio exclusivo e dupla saída de escapamento, complementam o conjunto.

Por dentro, o cockpit também foi herdado do Tiggo 8: acabamento em soft-touch e couro no painel e nas portas; manopla da transmissão; bancos em couro e detalhes em alumínio, aço escovado e preto brilhante deixam o interior harmonioso e requintado. Destaque para os porta-objetos espalhados por toda a cabine e com bastante espaço.

Em tecnologia, entrega o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado dual-zone com comandos em touch – aposentando os botões físicos – e saída para os ocupantes traseiros, freio eletrônico de estacionamento com auto-hold, função “one-touch” para todos os vidros, rebatimento elétrico dos retrovisores, detectores de ponto-cego para todos os ocupantes, câmeras 360º, carregamento de smartphone por indução, regulagem elétrica dos bancos dianteiros e ajustes para lombar, iluminação interna em LED, teto-solar panorâmico, acesso keyless por proximidade e demais funções, são os destaques do concorrente direto do VW Taos e Toyota Corolla Cross.

O espaço interno é bom, tanto para o motorista – que possui ampla visão dos quatro-cantos do modelo, quanto para os ocupantes traseiros que viajam com conforto e segurança. O porta-malas tem 475 litros de capacidade – um pouco menos que o modelo da Volkswagen, que entrega 498L – porém as bagagens de uma família cabem com tranquilidade.

PRIMEIRA VOLTA 

Itu/SP – Antes de comentarmos as impressões ao dirigir, vale destacar que o Tiggo 7 PRO vem equipado com a motorização 1.6 Turbo GDi – somente a Gasolina – que entrega 187cv de potência, 28kgfm de torque e associada a transmissão DCT (dupla-embreagem) de sete velocidades e tração dianteira. O conjunto também é compartilhado com o Tiggo 8 e aposentou o 1.5 ACTeco da geração anterior, opção que continua sendo oferecida em outros modelos da marca.

No trajeto de ida para o interior paulista, optamos por seguir no banco do passageiro para avaliarmos o conforto do ocupante durante os 120km de estrada e o resultado foi agradável, é uma bela opção para você que busca um SUV para longas viagens.

Ao retornar para São Paulo, assumimos a direção do exemplar – na cor de lançamento, Azul Midnight – e a experiência foi satisfatória. A direção elétrica sofreu recalibração, assim como o conjunto de suspensão (McPherson na dianteira e Multilink na traseira), e passam bastante confiança e estabilidade na estrada e em curvas, não ultrapassando os 120km/h de velocidade máxima permitido pela via. Por ser mais leve que o Tiggo 8, o conjunto mecânico entrega um desempenho satisfatório na cidade e estrada e fez 9.6km/L de consumo médio e usando o Modo de Condução Eco – também é possível ativar o modo Sport, que aproveita mais a potência do motor.

Em passagem pela região do Alphaville, nos arredores da capital, enfrentamos um engarrafamento de 1 (uma) hora até o ponto de encontro. A função auto-hold deu conta do recado, porém sentimos falta de um sistema de condução semiautônoma (ACC) para o modelo que custa 180 mil reais iniciais. Na prática, a tecnologia ajuda e muito, principalmente em trânsito carregado como na cidade de São Paulo.

OPINIÃO FINAL 

O Tiggo 7 PRO é uma opção interessante e considerável para você que busca um SUV médio para atender a sua família. Os principais concorrentes são: Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e Renault Captur com motorização 1.3 Turbo e desenvolvida em parceria com a Daimler.

Há pontos a serem observados e criticados como: a falta de frenagem autônoma de emergência – que o principal concorre entrega; controle de cruzeiro adaptativo – conhecido como Piloto Automático Adaptativo; sensores de estacionamento dianteiros e opção de motorização Flex para atender o nosso mercado. Tração integral, em nossa opinião, não faz sentido para o modelo, pois a tração dianteira dá conta do recado. O consumo também poderia ser melhor, ainda mais por se tratar de ser abastecido somente a Gasolina. 

No geral, vale a pena visitar o Tiggo 7 PRO na concessionária mais próxima de você e realizar o test-drive. O produto é interessante e você também irá gostar. 

*Viagem à convite da CAOA Chery

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo