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PRIMEIRA VOLTA – BMW X2 1.5 sDrive18i GP 2021

O Sport Activity Coupé é uma mistura de SUV e cupê criando uma nova categoria no mercado mundial

Fotos: Marcus Lauria

Marcando o primeiro teste rápido (ou primeira volta como chamamos aqui no site) em parceria com a concessionária BM Rio, localizada em Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, avaliei por uma tarde inteira o BMW X2 18i GP 2021. Com isso vou passar as minhas impressões sobre o que pude apreciar do modelo aqui nesse texto.

O X2 apareceu pela primeira vez no Brasil em 2016 durante o Salão do Automóvel de São Paulo, ainda como um conceito, e foi apresentado como veículo de produção no Salão de Detroit, em janeiro de 2018. Desde lá já sofreu algumas mudanças pontuais e continua há venda por aqui desde abril de 2018 em duas versões, a X2 sDrive 18i GP 1.5 com 136 cv – versão avaliada (R$ 288.950) e a X2 sDrive 20i GP 2.0 192 cv (R$ 294.950). A última grande mudança do modelo no Brasil foi em sua gama de versões, que recentemente perdeu a opção topo de linha X2 M35i.

O BMW X2 está encaixado em uma nova categoria de SUVs no mercado mundial, trata-se de um SAC, sigla que significa Sport Activity Coupé (ou Cupê de Atividade Esportiva, em português). Olhando por fora parece uma mistura de SUV compacto, com linha de um cupê só que de tamanho menor. No caso ele é menor que o BMW X1 no espaço interno, apesar de aparecer acima dele na linha da marca (e ser mais caro).

O X2 é fabricado em Regensburg, na Alemanha e chama muita atenção por onde passa, pude notar isso durante o período que fiquei com o carro, atraia olhares dos pedestres e dos motoristas nas ruas. Com perfil de clientes mais jovens e com uma ótima condição financeira o BMW X2 tem muitos atributos que deixam ele à frente de muitos concorrentes.

Visto por fora, seu visual é bem atraente, moderno e porque não, esportivo. De frente destaca-se a grade trapezoidal invertida e amplas entradas de ar na parte inferior do para-choque. Em conjunto estão os faróis, que são Full-LED e os faróis de neblina em LED, numa posição que lembra a do seu “irmão maior”, o X1. No capô está lá os fortes vincos, que também aparecem nas laterais revelando linhas bem “musculosas”. Suas linhas foram inspiradas nos clássicos cupês da marca como o 2000 CS e 3.0 CSL com detalhes como seu teto de linhas alongadas e janelas mais estreitas.

Passando para as laterais, o BMW X2 mostra um desenho afilado nas molduras das janelas e o emblema da marca posicionado na coluna C. As rodas de aro 18 polegadas (19″ na versão topo de linha), que tem raios em “Y”, com uma mistura de arcos polidos com fundo preto.

Quando visto de traseira, o BMW X2 mostra suas lanternas em LED no formato em “L”, detalhes em preto no para-choque e spoiler na parte superior. As saídas do escapamento também se destacam, com 90 milímetros de diâmetro cada, dando um ar de esportividade ao modelo.

Por dentro o X2 apresenta materiais de excelente qualidade e muita tecnologia, com linhas que seguem o visual atual da marca, encontrados em vários dos modelos do seu portifólio. Os bancos elétricos são em couro (Na opção mais cara é do tipo Dakota) e confortáveis, o que deixa o motorista e os passageiros bem acomodados. O volante também em couro tem a empunhadura perfeita para quem gosta de dirigir, com regulagem de altura e profundidade a posição de dirigir fica fácil de achar.

Com 4,36 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura, o modelo é menor do que o X1 em altura e comprimento. Apenas o entre-eixos, de 2,67 m, que permaneceu o mesmo. O porta-malas podia ser maior, tendo apenas 370 litros, mas achei suficiente para bagagens de até quatro pessoas. Se os bancos traseiros forem rebatidos, o volume sobe para 1.255 litros.

Entre os itens de série posso destacar: direção Servotronic, função Auto Start/Stop, ar-condicionado automático digital com controle de temperatura independente de duas zonas, volante multifuncional, bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos, apoio de braço dianteiro, pacote interno de conveniência (dupla entrada de USB no console central, redes para compartimentos atrás dos bancos dianteiros, porta copos e porta objetos centrais e tomada 12V), pacote de luzes internas (LEDs internos iluminando todo o veículo podendo variar a intensidade da luz e escolher dentre 6 opções diferentes de cores: branco, laranja, bronze, lilás, verde e azul), tapete de veludo, Driving Experience Control, com os modos Comfort, Eco-Pro e Sport.

Dependendo da versão, o modelo oferece sistema de navegação com tela de 8,8 polegadas, mapas em 3D, Head-up Display, assistente de estacionamento (com sensores dianteiros e traseiros), Apple CarPlay e a última versão do sistema ConnectedDrive, que permite conexão à internet. No quesito segurança, a novidade conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, além de pneus com tecnologia Run-Flat.

Entre as cores disponíveis, estão: Preto Safira, Prata Glacial, Branco Mineral, Cinza Mineral, Sparkling Storm, Azul Mediterrâneo, Galvanic Gold e Sunset Orange (metálicas); Preto II e Branco Alpino (sólidas). Com exceção da cor Branco Alpino, todas as outras custam R$ 1.700.

Para a nova geração, o X2 deve ficar um pouco maior e um visual muito parecido com a nova geração do X1. De acordo com informações preliminares, o modelo deixará um pouco de lado seu estilo SUV-cupê. Além da versão totalmente elétrica chamada iX2, seguindo a nova tendência do mercado.

Sob o capô está o atual motor 1.5 turbo, com 3 cilindros, com disposição transversal e 12 válvulas, além de contar com injeção direta de combustível, que entrega 136 cv (a 4.400 rpm) e 22,4 kgfm de torque (1.500 rpm) independentemente do combustível usado. Esse propulsor foi inserido no modelo alguns meses após sua chegada ao Brasil. (Existe ainda a opção 2.0 ActiveFlex TwinPower Turbo de 192 cv e 28,5 kgfm de torque) Em conjunto está o excelente câmbio automático de seis velocidades com tração dianteira.

Segundo a BMW, o motor 1.5 turbo leva o modelo de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, além de atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. Na cidade, são 7,7 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina, enquanto na estrada o X2 faz 10 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina. Durante o teste o motor se mostrou bem disposto nas acelerações e retomadas, nas subidas mais íngremes ele se comportou como se fosse um motor mais potente, levando o X2 até o topo sem pestanejar. O câmbio tem trocas suaves e precisas que em conjunto com o propulsor tornam o prazer em dirigir ainda mais vantajoso.

O veículo foi gentilmente cedido pela concessionária BM Rio, autorizada BMW, para um breve teste rápido para conhecer melhor o modelo. Para quem quiser adquirir um X2 basta ir pessoalmente na concessionária no endereço: Rua Mena Barreto, 161, Botafogo ou acessar o site oficial www.bmwrio.com.br e contatar um consultor para agendar um test-drive

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.5

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            136     136

Torque (kgf.m)         22,4    22,4

Velocidade Máxima (km/h)           200     N/D

Tempo 0-100 (s)      9,7      N/D

Consumo cidade (km/l)      7,4      10,6

Consumo estrada (km/l)    8,7      12,5

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.526

Largura (mm)           1.824

Comprimento (mm)             4.360

Peso (Kg)      1.593

Tanque (L)    51

Entre-eixos (mm)     2.670

Porta-Malas (L)        370

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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