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PRIMEIRA VOLTA – Audi Q3 1.4 TFSI – 150 cv e Audi Q3 2.0 TFSI – 180 cv e 220 Cv

Fotos: Divulgação e Marcus Lauria

Esta foi a semana de mais um lançamento Audi no Brasil. Na verdade, foram dois lançamentos em um, onde a montadora proporcionou à imprensa especializada um primeiro contato com as novas versões do já consagrado modelo Q3, que trás agora novas motorizações, um suave face lift e nova gama de acessórios e eletrônica embarcada. Neste tipo de avaliação, é impossível checar todas as diferenças que as novidades inseridas proporcionam sobre a versão anterior, em função do curto espaço de tempo e das condições de rodagem.

O que se pode fazer, então, é avaliar dinamicamente o veículo, sentir em um breve espaço de tempo as principais características e reações do carro em um uso próximo ao cotidiano e, para complicar mais um pouco, não se deixar confundir com as duas motorizações – e propostas – completamente diferentes.

Criado por Julian Hoenig em 2006, o Audi Coupé quattro Cross foi apresentado em 2007 como um carro conceito, no Salão de Xangai, China, e sua produção já batizado como Q3 (Typ 8U) foi iniciada em 2011. O modelo, da categoria Crossover Compacto Executivo, usa a plataforma A5 (PQ35) do Volkswagen Group, a mesma do Volkswagen Golf Mk5, Tiguan, Seat Tribu, Škoda Yeti e Audi A3, com cinco portas e motor dianteiro transversal, ocupa a faixa de mercado abaixo do Q5 e Q7 mas apenas por suas dimensões – 4.385mm de comprimento, 2.019mm de largura e 1.608mm de altura –, uma vez que é projetado como um esportivo compacto, enquanto seus irmãos maiores são voltados ao uso familiar.

Seus concorrentes diretos são o Land Rover Evoque, o BMW X1, Mercedes-Benz GLA e Volvo XC60. Inicialmente, suas motorizações eram o 2.0 TFSI e  2.0 TDI, câmbio S-Tronic  e tração dianteira ou integral quattro. A grande novidade do modelo, aqui, são os novos motores 1,4 e 2,0 litros TFSI de última geração. Ambos são motores de quatro cilindros em linha, instalados transversalmente na dianteira do veículo.

PRIMEIRA VOLTA – Audi Q3 1.4 16V TFSI 150 Cv Attraction / Ambiente

O motor 1,4 litros EA211 do Volkswagen Group (FSI- Fuel Stratified Injection, TSI- Twincharged Stratified Injection e TFSI – Turbo Fuel Stratified Injection) com aquele “dedinho” de tecnologia e potência que caracteriza e diferencia a Audi das demais montadoras co-irmãs.

O resultado direto dos trabalhos feitos em Ingolstadt com seu 1,4 turbo é um motor menor, mais leve e mais potente do que uma unidade com 2,0 litros aspirada naturalmente, com 150 Cv de potência máxima, revertendo essa potência extra e torque em menores rotações em enconomia de combustível e redução de emissão de poluentes.

Equipado com transmissão S-Tronic Dual Clutch automática ou com acionamento por paddle-shift com seis marchas e tração dianteira, o modelo não chega a causar suspiros por suas performances, em nenhuma das alternativas selecionadas pelo Audi Drive Select – Efficiency, Comfort, Auro e Dynamic – sendo a última alternativa a mais voltada para acekerações e retomadas mais esportivas. A aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 9 segundos, e sua velocidade máxima é superior aos 200 km/h sem grandes esforços.

PRIMEIRA VOLTA – Audi Q3 2.0 16V TFSI Quattro 180 Cv Attraction / Ambiente – 220 Cv Ambition

O motor 2,0 litros EA113 continua em sua evolução ao longo dos anos, e a Audi não faz por menos do que dotá-lo com cada vez mais potência, torque, suavidade e redução de consumo de combustível e emissão de gases. O novo TFSI 16V chega agora com duas versões possíveis, uma com 180 Cv e outra com 220 Cv de potência máxima. Ambas as versões são acopladas a uma transmissão S-Tronic Dual Clutch com seis marchas (paddle-shift) e 7 marchas automático, acopladas à tração integral Quattro.

Aqui a equação ultrapassou a perfeição, e o carro é impressionante, rodando macio e suave em qualquer uma das opções do Audi Drive Select, obriga o condutor a ter um certo cuidado com o acelerador, o que sugere o uso do Cruise Control quando estiver na estrada, senão quem vai sofrer é o bolso. Com o motor de 180 Cv, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em torno dos 7,6 segundos, enquanto com a motorização de 220 Cv permite ao Q3 chegar da imobilidade aos 100 km/h em 6,5 segundos. Se com o motor 1,4 litros a velocidade final é superior aos 200 km/h, com motores mais potentes e tração permanente logicamente a velocidade máxima do carro é limitada eletronicamente nos 250 km/h.

O novo Q3 disponível no Brasil, com todos os pacotes de equipamentos, acessórios e acabamentos possíveis chegou para tentar se consolidar na liderança do segmento que vem dominando. Recheados com incontáveis itens de conforto, segurança e muita, mas muita eletrônica embarcada, seus preços sugeridos são:

  • Q3 1.4 Turbo 150cv Attraction R$ 127.190,00;
  • Q3 1.4 Turbo 150cv Ambiente R$ 144.190,00;
  • Q3 2.0 Turbo 180cv quattro Attraction R$ 145.190,00;
  • Q3 2.0 Turbo 180cv quattro Ambiente R$ 165.190,00
  •  Q3 2.0 Turbo 220cv quatrro Ambition R$ 190.190,00.

Viagem a convite da Audi

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