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PRIMEIRA VOLTA – Audi e-tron Sportback 2021

Autonomia de até 436 km (ciclo europeu WLTP) garante liberdade também para longas distâncias

Fotos: Marcus Lauria/Jeferson Felix

No início da minha carreira como jornalista automotivo tive a chance de dirigir muitos carros, do popular ao esportivo, do caminhão ao ônibus e alguns carros híbridos e elétricos, porém entre os elétricos nunca tive a oportunidade de dar uma volta mais longa e com mais autonomia, eram sempre em circuitos fechados e por poucos minutos. Depois de muito tempo no segmento a Audi me proporcionou essa experiência de poder usufruir com mais tempo e calma de um modelo 100% elétrico.

E essa chance apareceu com o lançamento do SUV Audi e-tron Sportback, onde passei uma tarde inteira com o carro aqui no Rio de Janeiro. A marca das argolas aproveitou o evento ArtRio, uma das mais importantes feiras de arte do Brasil, que aconteceu na Maria na Glória entre os dias14 a 18 de outubro para apresentar o modelo aos jornalistas cariocas e deixarem dar umas voltas pela cidade maravilhosa com um exemplar cedido pela montadora.

A ansiedade não era pouca, agendei para um sábado à tarde o test-drive. Fui buscar o e-tron Sportback na concessionária Audi Center Botafogo e sai de lá com um roteiro já programado. A ideia seria sair de lá da Zona Sul (Botafogo) e ir até a Zona Oeste (Recreio), passando pela Prainha e ali fazer as fotos para essa matéria que vocês estão lendo. Enfim, deu tudo certo como programado e o teste foi muito abrangente, com trechos urbanos e passando pelo Alto da Boa Vista, para ver se ele é realmente bom de curva.

Bom, depois de tudo explicado, vamos falar do carro. A Audi resolveu investir pesado nos carros elétricos, e encontrou ali um nicho que surpreendeu a própria marca, o ritmo de vendas vem crescendo e com a pandemia mais ainda, por incrível que pareça. Segundo a marca, foram vendidas mais de 120 unidades desde abril desse ano, um número expressivo para ser comemorando, levando em conta o valor do carro

O Audi e-tron Sportback é o segundo veículo 100% elétrico da marca vendido no Brasil, o modelo tem uma carroceria em estilo coupé e possui uma autonomia de até 446 quilômetros, de acordo com o ciclo europeu WLTP, e será comercializado em duas versões a partir de R$ 511.990,00 na modalidade venda direta. O Sportback é produzido em Bruxelas, na Bélgica, e tem garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias.

Com dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. O Audi e-tron Sportback se mostrou bem ágil e silencioso no trânsito em um teste rápido que fizemos de mais ou menos 5 horas de duração. Sem poder aproveitar muito os recursos do carro, devido ao pouco tempo com o mesmo, não foi possível testar algumas tecnologias dele, mas mesmo assim vamos citar aqui todos os recursos que esse Sportback oferece. O modelo tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e a sua velocidade máxima é 200 km/h limitada eletronicamente.

O sistema de baterias de íons de lítio é composto por 36 módulos, pesa cerca de 700 kg e pode ser recarregado desde uma tomada simples de 110V até as de alta tensão. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.

Ela armazena 95 kWh de energia bruta e é instalado como um bloco plano largo embaixo da célula de passageiros. Possui uma moldura protetora sólida e uma laminação de alumínio que abrange os 36 módulos das células, o que deixa o sistema excepcionalmente rígido e à prova de impacto. De acordo com a montadora, de modo geral, o coupé obtém até 30% de sua autonomia através da recuperação.

Os freios das rodas, cujo conceito inovador de ativação eletro-hidráulica permite que eles respondam com velocidade excepcional, entram em ação somente em forças de desaceleração superiores a 0,3 g. A transição entre a frenagem elétrica e hidráulica é suave e homogênea para que o motorista nem perceba.

Um detalhe que chama muita atenção são os retrovisores externos virtuais, que na verdade são câmeras – opcionais na versão Performance Black – o seu coeficiente de arrasto é de apenas 0,25. Os retrovisores em formato de asa integram pequenas câmeras. As imagens capturadas aparecem em displays OLED de alto contraste na transição entre o painel de instrumentos e a porta. Se o motorista mover o dedo pela superfície do display sensível ao toque, são ativados símbolos com os quais o motorista pode reposicionar a imagem.

O modelo tem 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.616 milímetros de altura. Com entre eixos de 2.928 milímetros, apesar das medidas parecerem grandes, ao vivo ele dá a impressão de ser bem menor. Mas internamente possui amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de conforto para quem vai atrás. O porta-malas comporta 555 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.665 litros. A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento de 60 litros que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.

Com um design chamativo, o Audi e-tron Sportback chama a atenção por onde passa, quando estávamos fazendo as fotos do carro na Prainha, todos que passavam olhavam e outros até paravam para admirar suas curvas esportivas e musculosas. Detalhes indicam que se trata de um modelo 100% elétrico, para quem conhece os modelos da marca, logo vai identificar os apliques pretos nas laterais, que indicam onde a bateria pode ser encontrada, e o logotipo e-tron na cor laranja na tampa de abertura para acoplar o carregador. Os projetistas também variaram a assinatura no largo difusor, chamando a atenção para a ausência de tubos de escapamento. Uma faixa de luz conecta as luzes de LED entre si na traseira.

Se por fora o modelo é atraente, por dentro o luxo é parte integrante desse SUV Coupé. Além do desenho moderno e ergonômico como o painel e console central com dois grandes displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e sonoro, levemente direcionados para o condutor. Pelo display superior o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron. No inferior, gerencia entrada de texto, funções de conforto e ar-condicionado com o pulso apoiado confortavelmente na alavanca do console central.

Oferecido em duas versões, o Audi e-tron Sportback Performance traz dentre os itens de conforto bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, suspensão a ar adaptativa, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, projeção da palavra e-tron na abertura de todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.

Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.

Como equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android. A estrutura do menu é intuitiva como em um smartphone e muitas funções também podem ser controladas através do sistema de controle de voz natural. Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos nítidos e de alta resolução. Como opcional nesta versão existe apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.

Já a versão topo é a Performance Black, que agrega no interior bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamento interno na cor cinza Volcano e teto interior na cor preta. No exterior, incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio laranja. De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.

E além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, os clientes podem acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist. O pacote contempla o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).

Nas duas versões as rodas são de 21 polegadas – na Performance Black o desenho é exclusivo. Ao todo são 11 cores externas disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. No interior, são três opções: bege, preto e marrom. Na versão Performance Black, são nove cores externas – Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya – e duas interiores, cinza e preto.

As duas versões estão disponíveis nas concessionárias Audi Center a partir de R$511.990,00 na versão Performance e de R$551.990,00 na Performance Black – ambos na modalidade venda direta. Para quem está preocupado com recargas, a marca anunciou investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura para instalação de 200 pontos até 2022 em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes. Do total, 10% já está instalado e até o fim do ano serão 100 pontos prontos para utilização. A Audi do Brasil possui também uma parceria com Porsche, Volkswagen e EDP para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Serão 29 estações de 150 kW e uma unidade de 350 kW.

Para quem se interessou e quer comprar um o modelo será comercializado em todas as regiões do Brasil e entregue pelas concessionárias e-tron distribuídas pelo País. Todas também possuem pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo para test drive que pode ser feito da forma tradicional ou por um período mais longo. Os 14 Audi Centers habilitados estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.

*FICHA TÉCNICA:

MOTOR         dois motores elétricos, um por eixo; bateria de 95 kWh

POTÊNCIA/TORQUE

408 cv combinados; 67,7 kgfm combinados

TRANSMISSÃO      Transmissão de marcha única, tração integral elétrica

SUSPENSÃO          independente multilink na dianteira e na traseira com molas a ar

RODAS E PNEUS liga-leve aro 21″ com pneus 265/45 R21

FREIOS         discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e ESP

PESO            2.655 kg em ordem de marcha

DIMENSÕES           comprimento 4.901 mm, largura 2.043 mm, altura 1.616 mm, entre-eixos 2.928 mm

CAPACIDADES      porta-malas 555 litros (+ 60 litros na dianteira)

*Dados do fabricante

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