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PRIMEIRA VOLTA: Andamos nos novos Subaru WRX e WRX STI

Fotos: Divulgação e Marcus Lauria

A Subaru, apresentou oficialmente, na semana passada, para um seleto grupo de jornalistas, o qual o site CarPoint News, teve a honra de participar, os modelos WRX e WRX STi 2016, para o mercado nacional. Com muitas alterações estéticas e mecânicas, as duas versões do potente sedan puderem ser avaliadas na pista da Fazenda Capuava, que fica próximo a Campinas (SP).

Criado em 1992, o primeiro WRX, foi feito exclusivamente para participar do Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship), naquela ocasião chamado de Impreza GT. Como resultado, o modelo conquistou três vezes o campeonato dessa categoria (1995, 2001 e 2003), com isso, formou fãs pelo mundo todo.

Antes das primeiras impressões, vou apresentar cada versão, com preços e itens de série e opcionais. O Subaru WRX é a versão de entrada, ele custa R$ 147.900, e é produzido no Japão. Comparado a versão anterior, o novo WRX ficou mais potente e ganhou recursos inéditos.

Antes das primeiras impressões, vou apresentar cada versão, com preços e itens de série e opcionais. O Subaru WRX é a versão de entrada, ele custa R$ 147.900, e é produzido no Japão. Comparado a versão anterior, o novo WRX ficou mais potente e ganhou recursos inéditos.

O modelo chega com o motor “FA20” Boxer Turbo 2.0 litros, com injeção direta de combustível (DIT), que atinge a potência máxima de 270 cv (268 hp) a 5.600 rpm e 35,7 kgfm a 5.200 rpm. Pela primeira vez no mercado brasileiro, o modelo WRX chega equipado com transmissão automática. Denominada Sport Lineartronic. Com até oito velocidades e opção de troca manual de marchas, por meio das paddle shifts instaladas atrás do volante, essa caixa de câmbio proporciona uma troca suave de marchas, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista.

O Subaru WRX contará com versão única de acabamento e com uma ampla lista de equipamentos de série, que inclui: teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas 18” de liga-leve, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de acabamento em carbono, entre outros.

O motor Boxer turbo 2.0 litros conta com Subaru Dual Active Valve Control System (D-AVCS – duplo sistema de controle de válvulas ativo), um turbocompressor twin-scroll e intercooler, e trabalha em conjunto com um sistema de escapamento que elimina uma câmara no abafador e encurta a tubulação interna, o WRX produz uma sonoridade ainda mais poderosa.

Visto por fora, suas linahs são agressivas e marcantes, deixando a esportividade explicita ao primeiro olhar. A parte frontal incorpora, por exemplo, uma das características mais marcantes da identidade de design da marca, que é a imponente grade hexagonal integrada ao para-choque. Ela segue com os faróis mais estreitos, com xenônio e assinatura em LED, que ladeiam a grade hexagonal da Subaru. A entrada de ar no capô para o intercooler foi reposicionada, melhorando ainda mais a visibilidade dos ocupantes.

De lado, as linhas são mais robustas, onde se destacam as novas rodas de 18”, que formam um conjunto harmônico com os para-lamas mais largos e com vinco acentuado, que tem início nos faróis e contorna toda a peça, delineando as aberturas inferiores e o monograma WRX. Especialmente criadas para este modelo, as portas traseiras dão continuidade às linhas dianteiras e criam um perfil alongado.

Na parte de trás, o sedan exibe linhas mais arrojadas e esportivas. O para-choque possui um extrator de ar integrado e dupla saída de escapamento com quatro ponteiras cromadas. O acesso ao porta-malas é facilitado pela grande tampa, que possui amplo ângulo de abertura e conta com um aerofólio incorporado à sua parte superior.

O WRX também possui o sistema Active Torque Vectoring, que tem o controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção. O modelo conta também como Vehicle Dynamics Control (VDC) que dispõe de três modos: Normal, Traction e Off. Este último desativa os controles de estabilidade e tração, mas mantém o Active Torque Vectoring.

O Subaru WRX, importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, contará com uma ampla e completa lista de equipamentos de série. Entre eles, podemos destacar: o volante com controles de áudio e Bluetooth.. O teto solar abre uma polegada a mais que a versão anterior. O quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout de dupla marcação, ponteiros horizontais e iluminação em vermelho. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5”, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “piloto automático”, tempo de condução, marcha selecionada, indicador do sistema “SI-DRIVE”, eventuais alertas de falhas de funcionamento e ajustes gerais do veículo.

Na parte central do painel do WRX está instalada uma tela touchscreen de 6,2”. Nela, o motorista poderá controlar, com um simples toque, todas as funcionalidades do sistema de áudio – como, escolher estações de rádio, escolher músicas e sincronizar o dispositivo com o celular por intermédio do Bluetooth -, além de visualizar a imagem da câmera de ré.

Há, ainda, um outro display LCD com 4,3”, instalado na área superior do painel de instrumentos, que exibe inúmeras informações do veículo e de sua condução, entre elas manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado e computador de bordo.

WRX STI

Enquanto o WRX é mais manso, o WRX STI é mais “nervoso”, isso é percebido logo ao observar seu visual externo. A versão mais apimentada do sedan chega por 194.900, e traduz ao pé-da-letra  ao conceito “Força Pura Sob Controle”, da Subaru.

O Subaru WRX STI será comercializado no Brasil em versão única de acabamento, com uma ampla lista de equipamentos de série, que inclui: teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas aro 18” em alumínio forjado, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de acabamento em carbono, entre outros.

O WRX STI está equipado com sistema de tração integral SUBARU Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD). Sua condução foi aprimorada pela maior rigidez da carroceria, suspensões mais firmes e com nova geometria, além de direção mais rápida, o que otimizou as respostas do carro em relação aos comandos do motorista e também refinou o desempenho em curvas.

Outra novidade é o Active Torque Vectoring (Vetorização Ativa de Torque), que funciona em conjunto com um pacote tecnológico de comprovada eficácia e que inclui a Central de Controle do Diferencial (DCCD – Driver’s Control Center Differential), o sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD) e o conjunto de freios esportivos Brembo de alta performance.

As linhas esportivas do WRX STI chamam a atenção por onde passa. O sedan esportivo da marca japonesa ganhou adereços que fazem a diferença. Na dianteira, está lá a tradicional e expressiva grade hexagonal, integrada ao para-choque, com detalhes em “black piano” e os logotipos da Subaru e STI, no centro e na parte inferior, respectivamente.

O para-choque dianteiro conta com uma entrada de ar central e dois conjuntos ópticos situados nas extremidades da peça, que reúnem as luzes indicadoras de direção e faróis auxiliares. O formato dos novos faróis frontais, no estilo “olhos de falcão”, em xenônio e com assinatura em LED, harmoniza-se com o estilo largo e agressivo pelo qual o WRX STI é conhecido.

Na parte central do capô do motor está instalada, de forma harmônica e integrada à peça, uma grande entrada de ar para o motor Boxer Turbo, reforçando a esportividade e mantendo a total visibilidade do motorista. Os largos para-lamas dianteiros contam com um vinco acentuado, que tem início nos faróis e contorna toda a peça, delineando as aberturas inferiores e o monograma STI. Ainda na lateral, a parte inferior da coluna “A” foi deslocada 200 mm para a frente, enquanto a coluna “C” segue integrada, de forma suave, ao porta-malas, criando um design fluído e harmônico.

Completando a vista lateral do carro, estão novas e exclusivas rodas forjadas BBS de liga, com 18” de diâmetro, os pneus de perfil 245/40 R18 e as saias inferiores, que aproximam o modelo do solo e reforçam a natureza esportiva do WRX STI.

O desenho traseiro também é destaque do sedan, o para-choque conta com um extrator de ar na parte inferior, que percorre toda a peça, e a dupla saída de escapamento com quatro ponteiras cromadas. O acesso ao porta-malas é facilitado pela grande tampa, que possui amplo ângulo de abertura. A tecnologia de luzes do tipo LED é empregada nas lanternas traseiras.

Mas, sem dúvida alguma, o item que mais chama a atenção de quem olha externamente a traseira do WRX STI é o aerofólio. Instalado na tampa do porta-malas, esteticamente marcante, a principal função desse componente é aerodinâmica, contribuindo para a dirigibilidade do modelo. Comparada com a utilizada em versões anteriores desse veículo, esta nova peça, que possui design mais fluído e moderno, está 300 gramas mais leve e 8 mm mais alta, o que facilita a abertura do porta-malas e amplia a visão traseira do motorista, respectivamente.

A tela do display multifuncional apresenta informações importantes sobre a condução do veículo, como um mostrador virtual sinalizando a pressão do turbocompressor do motor Boxer, listas pré-programadas de emissoras de rádio, gráfico do consumo de combustível, gráfico da distribuição da tração nas quatro rodas e temperatura externa.

Pela primeira vez, o WRX STI está equipado com volante de base reta, semelhante aos usados em alguns carros de competição. Nas extremidades dos raios estão instalados os botões de acionamento do sistema de áudio e os comandos do piloto automático. Revestido em couro perfurado, ele proporciona uma empunhadura ainda mais confortável e segura, facilitando a realização de manobras.

O quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout de dupla marcação, ponteiros horizontais e iluminação em vermelho. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5”, com dados sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “piloto automático”, tempo de condução, marcha selecionada, indicador do sistema “SI-DRIVE” gráfico de mapeamento eletrônico do motor, eventuais alertas de falhas de funcionamento e ajustes gerais do veículo.

Na parte central do painel do WRX está instalada uma tela touchscreen de 6,2”. Nela, o motorista poderá controlar, com um simples toque, todas as funcionalidades do sistema de áudio – como, escolher estações de rádio, escolher músicas e sincronizar o dispositivo com o celular por intermédio do Bluetooth -, além de visualizar a imagem da câmera de ré.

Há, ainda, um outro display LCD com 4,3”, instalado na área superior do painel de instrumentos, que exibe inúmeras informações do veículo e de sua condução, entre elas manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado e computador de bordo.

O WRX STI chega ao mercado brasileiro com motor Boxer Turbo, 2.5 litros, um símbolo de alta performance e confiabilidade da Subaru, aprimorado em um dos mais exigentes laboratórios de testes, que são as pistas de competição. Este propulsor trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades, desenvolvido para oferecer mais esportividade nas trocas de marchas. Com uma combinação que mescla alavanca de curso reduzido e embreagem de leve acionamento, a condução do WRX STI se torna simples e empolgante.

Equipado com este conjunto motor/câmbio da Subaru, o WRX STI desenvolve a potência máxima de 310 cv (305 hp) a 6.000 rpm e 40 kgfm de torque a 4.000 rpm. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h e o sedan necessita apenas de 5,2 segundos para acelerar de 0 à 100 km/h

O sistema de gerenciamento do trem de força “SI-DRIVE” (SUBARU Intelligent Drive) permite ao motorista ajustar as características de dirigibilidade do carro, escolhendo três diferentes opções – “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp”, por meio de comando seletor no console central. Um gráfico da curva de torque do modo de condução escolhido aparece na tela LCD no quadro de instrumentos, sinalizando o comportamento do veículo aos comandos do condutor.

Fonte: Subaru – CAOA – Departamento de Comunicação

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