NotíciasPrimeira Volta

PRIMEIRA VOLTA – Lifan lança SUV X80 por R$ 129.777

Fotos: Marcus Lauria

Ousadia. Essa palavra define a iniciativa da Lifan ao trazer o X80. Ela foi a primeira marcha chinesa a trazer um carro bem acima da barreira de R$ 100 mil, bem como é a primeira a trazer um SUV de luxo para o nosso mercado, beliscando uma fatia de mercado que estava restrita a marcas mais tradicionais e consolidadas.

Montado em regime de CKD no Uruguai, o X80 chegará de forma discreta, com um volume de apenas 120 unidades mensais, que a Lifan espera ser suficiente para atrair o consumidor de SUVs luxuosos de 7 lugares, que só encontra opções semelhantes apenas acima de R$ 150 mil.

O carro virá inicialmente apenas na versão VIP, mais completa, que traz ar-condicionado automático com ajuste exclusivo para o banco traseiro, central multimídia, bancos de couro com ajuste elétrico, teto solar, sensores de chuva e crepusculares, seis airbags, controles de tração/estabilidade, lanternas de LED e câmera de ré, entre outros itens.

Há bom espaço nos bancos dianteiros e na fileira central de bancos, aonde passageiros de grande estatura viajam sem desconforto. Na última fileira de bancos há espaço suficiente apenas para crianças ou adultos até 1,70 m. O porta-malas é de 200 litros na configuração de 7 passageiros e até 900 litros (até o teto) com o banco traseiro rebatido.

Seu tamanho é generoso, com 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,76 m de altura e 2,79  de entre-eixos. Suas rodas aro 19 são calçadas com pneus 245/55 R19, e combinam bem com o conjunto, que dá um aspecto de presença e porte de carro premium. Suas linhas são harmoniosas e seu visual tem alguma identidade própria, embora semelhanças com outras marcas sejam vistas aqui e ali.

Debaixo do capô está o motor 2.0 16V de 4 cilindros, turbinado e equipado com injeção direta. A potência é de 184 cv @ 5.000 rpm enquanto o torque de 28,6 kgfm chega entre 1.600 e 3.600 rpm, e um detalhe curioso é a identificação “2.0 TSI” na tampa plástica do motor. Sua tração é dianteira e o câmbio é automático de seis velocidades, com modo Sport e opção de trocas sequenciais na alavanca. Seu preço de lançamento é de R$ 129.777,00.

PRIMEIRA VOLTA (por Marcus Lauria)

Campos do Jordão/SP – “Nem parece carro Chinês”, foi o que eu mais li nos comentários do Instagram do site (@carpointnews) e em meu FaceBook pessoal, quando postei as fotos do novo Lifan X80. E é verdade, o desenho é um dos destaques do novo SUV da marca chinesa, que tem linhas fluidas, modernas e bem atuais. Chega a ser até mais bonito que muitos de seus concorrentes.

Outro destaque do X80 é o preço, por R$ 129.777 você leva um carro bem completo, com muita tecnologia embarcada e um interior bem moderno. Por dentro ele oferece todo o conforto para 7 passageiros, claro que para os que vão nas duas últimas fileiras ficam mais apertados, caso tenham mais de 1,70m. Já nos outros assentos, o espaço é de sobra para as pernas.

O interior com materiais de boa qualidade deixa o modelo ainda mais requintado, mas não se iluda, algumas partes plásticas ainda ficam devendo na qualidade, como nas laterais das portas e no console central, mas nada que desabone sua qualidade geral.

Em um percurso entre Campos do Jordão e Guarulhos, pude andar com o X80 em três situações diferentes, no centro urbano, na serra e na estrada. E posso dizer que o motor 2.0 16V de 4 cilindros turbinado, que rende exatos 184 cv a 5.000 rpm e um torque de 28,6 kgfm entre 1.600 e 3.600 rpm não deixam nada a desejar na hora de acelerar, claro que em certas situações, como em ultrapassagens e subidas mais íngremes o motor tem que ser mais exigido e o pé direito entra em ação para deixar tudo como deve ser. Enfim, o motor rende o suficiente para empurrar seu peso.

*Viagem a convite da Lifan Motors do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo