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PRIMEIRA VOLTA – Nissan Kicks passa a ser fabricado em Resende (RJ)

Made in Brazil. O Kicks agora é fabricado no complexo industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, juntamente com os modelos March e Versa. Afinal, o que essa mudança representa para o consumidor?

Desde o seu lançamento no mercado brasileiro, em julho de 2016, o Kicks era ofertado apenas na sua versão top de linha SL (R$ 94.900,00). Posteriormente passou a contar com uma configuração abaixo, porém com produção limitada, SV Limited (R$ 85.600,00). Agora esta versão entra em definitivo na gama juntamente com o lançamento das configurações de acesso, S MT (R$ 70.500,00) e S CVT (R$ 79.200,00). Além disso, o Kicks nacional passa a dispor de novas opções de cores, novos equipamentos e novos pacotes.

S – A grande novidade é a introdução do câmbio manual de cinco marchas. Disponível apenas na versão S, este conjunto dá um pouco mais de agilidade ao motor HR16 1.6 litro flex de 114 cavalos e 15,5 kgfm de torque quando comparado a caixa CVT. Em nossa visita à fábrica testamos esta configuração e a embreagem macia atrelada a este novo câmbio não torna o uso urbano muito cansativo. Apesar de não ter o painel em couro, o acabamento em plástico agrada visualmente e tem boa textura.  O painel de instrumentos não é parcialmente digital e configurável como na variante SL, mas o computador de bordo  indica o consumo médio, autonomia até esvaziar o tanque, hodômetro e hodômetro parcial .O console conta com um rádio tradicional, que dispõe de entradas para MP3 player, conector USB e Bluetooth, evidenciando se tratar da opção de entrada. Os bancos em tecido possuem acabamento mediano, mas os bancos dianteiros compensam por contar com a tecnologia Zero Gravity que proporciona boa ergonomia e conforto para os ocupantes da primeira fileira. A chave canivete possui comandos para trancamento e destrancamento à distância e comando para alerta sonoro.

Por fora, as diferenças são observadas pelas rodas de aço aro 16” com calotas de 5 raios duplos, que agradam visualmente e à distância são até confundidas com rodas de liga leve. Este conjunto é calçado com pneus Continental 205/60R16 que trazem conforto mas não tiram o visual “atrevido” do carro. Os parachoques dianteiros e traseiros não são da cor do veículo e não possui faróis de neblina.

No mais, a versão S MT vem de série com airbags duplos frontais, ar condicionado, direção elétrica com controles no volante, travamento central das portas, vidros dianteiros e traseiros elétricos, fixadores traseiros para cadeiras infantis (ISOFIX), freios ABS com EBD e assistência de frenagem (BA), sistema a frio FLEX START. Por mais R$ 1.200,00 leva-se o Pack Safety que adiciona controle de tração e de estabilidade (VDC) e sistema inteligente de partida em rampa (HSA).

S CVT – Quando equipado com o câmbio CVT, a versão S vem de série com Pack Safety e rodas de liga leve aro 16” com acabamento diamantado e cinza brilho. Esta configuração  inclusive é a que será ofertada na modalidade Direct, destinada  ao público com necessidades especiais, tendo o benefício das isenções de IPI e ICMS (R$ 68.490,00).

SV – A versão SV conta os itens da S CVT e adiciona câmera de ré, sensor traseiro de estacionamento, chave inteligente presencial (I-Key), sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura de portas keyless, faróis de neblina, parachoques frontais e traseiros na cor do veículo, retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção em LED, rodas de liga leve aro 17”, sistema de navegação integrado ao painel e tela touch screen de 7 polegadas integrada ao rádio. Como opcional, o Pack Plus acrescenta acabamento em couro nos bancos e airbags laterais e de cortina por mais R$ 3.000,00.

SL – Por fim, a versão top de linha SL vem com os itens da SV e conta também com acabamento de couro nos bancos e com três opções de tonalidade (Preto, Macchiato ou Sand), sensor crepuscular, airbags laterais e de cortina, ar condicionado digital, sistema de câmeras com visão de 360° e detector de objetos em movimento (MOD),  controle dinâmico de chassis (controle inteligente em curvas e de freio motor + estabilizador inteligente de carroceria), painel de instrumentos multifuncional em tela HD de 7 polegadas com 12 funções. Dentre os novos itens de série, retrovisores externos com rebatimento automático, maçanetas externas cromadas e atualização do sistema Nissan Multi-App que agora conta com aplicativos online como Spotify, Waze, Skype, TuneIn e The Weather Channel. Como opcional, o Pack Tech acrescenta alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem e faróis dianteiros com assinatura em LED por mais R$ 2.400,00.

Dentre todas as novidades apresentadas, as mais interessantes são a adição dos aplicativos online no sistema Multi-App, que torna a experiência dentro do carro mais interativa e prática para os ocupantes e os sistemas de alerta de colisão e assistente de frenagem. Estes dois itens de segurança são acionados através de um radar no parachoque dianteiro que identifica a distância e a velocidade do carro da frente. No primeiro estágio, o alerta de colisão emite um aviso sonoro e visual (no painel de instrumentos) se detectar um risco de colisão. Em um segundo momento, caso o motorista não mude sua condução, o assistente de frenagem aplica a desaceleração parcial automaticamente.  O último estágio entra em funcionamento caso o risco de colisão se torne iminente, onde o sistema aplica maior intensidade nos freios para evitar ou reduzir o impacto da colisão.

Junto a esses dispositivos de segurança, o carro conta com o controle de chassis. Este sistema é desmembrado em outras três tecnologias: estabilizador inteligente de carroceria, controle inteligente em curvas e controle inteligente de freio motor. Estes três aparatos atuam por meio do sinal do sensor de aceleração, identificando o movimento da carroceria e ativando o freio motor e o sistema de freios em cada roda.

Nos acabamentos S e SV, a gama de cores externas conta agora com a nova opção de cor metálica Vermelho Malbec, que se junta as já conhecidas Preto Premium, Prata Classic, Cinza Grafite, Cinza Rust e Branco Diamond. A pintura metálica adiciona mais R$ 1.350,00 ao valor do carro.

A SL, por sua vez, além do lançamento da opção Vermelho Malbec, agora dispõe também de novas combinações de dois tons, juntando-se ao Cinza Grafite com teto Sunset Orange, como Prata Classic com teto Preto Premium,  Cinza Rust com teto Preto Premium, Preto Premium com teto Cinza Grafite e Branco Diamond com teto Preto Premium. As opções de interior premium (Macchiato e Sand) acrescentam R$ 500,00 no valor do veículo enquanto que o teto dois tons adiciona mais R$ 1.500,00.

PRIMEIRA VOLTA

Resende/RJ – Com a introdução de novas versões, novos equipamentos e de novos pacotes de opcionais, a Nissan pretende aumentar ainda mais sua participação de mercado no segmento de SUVs compactos. A maior variedade de acabamentos e preços mais atraentes certamente vão ajudar a montadora a alcançar sua meta.

O Kicks continua tendo uma das melhores relações de custo/benefício do seu segmento. Isso se deve ao seu baixo consumo (menor da categoria), um dos menores custos de manutenção, bom espaço interno (2,61 m de entre eixos) e um dos maiores porta malas da categoria (432 L).

Sem dúvida é uma ótima opção para quem faz uso urbano do veículo. No entanto, para o uso frequente em estrada, a ausência do piloto automático e de um motor mais potente são sentidas. Assim como no Creta e no Captur, a introdução de mais uma motorização em sua gama, o motor 2.0 Start Flex de 140 cv e 20,3 kgfm de torque do Sentra, o tornaria mais divertido de conduzir e abocanharia uma fatia ainda maior do mercado.  

Confira os vídeos:

https://youtu.be/iBEXVu4euXw

*Evento a convite da Nissan do Brasil

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