NotíciasPrimeira Volta

PRIMEIRA VOLTA – Fiat Cronos chega com preço competitivo

Fotos: Marcus Lauria

A Fiat chega para brigar com os sedans compactos que vem contagiando o nosso mercado. E para entrar nessa disputa acirrada, a marca italiana revela o tão aguardado Cronos, sedan derivado do hatch Argo. De acordo com a marca, em uma clínica com compradores de sedãs compactos, realizada recentemente pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA), as expressões utilizadas para definir o novo Cronos pelas primeiras pessoas que conheceram foram: “Arrojado, moderno, lindo, espaçoso, refinado e inovador”. Será que é isso tudo mesmo? A convite da FCA fomos lá conferir a novidade e tirar a nossa dúvida.

O design esportivo do sedan chama a atenção, com linhas dinâmicas que percorrem e unificam todos elementos da carroceria. A dianteira se destaca por traços fortes, com aspecto musculoso, e capô alongado, estilo típico de modelos esportivos. Essa característica é reforçada pelos faróis, que invadem as laterais com uma assinatura em LED, e é complementada pela grade com elemento central cromado, que também demonstra o refinamento do Cronos. O modelo chega de uma vez para substituir Linea e Siena, deixando espaço apenas para o Grand Siena dentro da linha da montadora.

As laterais revelam uma superfície vigorosa que se conecta harmonicamente à traseira alta e ampla, com lanternas em LED com desenho angulado e sedutor. A tampa abriga um dos maiores porta-malas da categoria, com impressionantes 525 litros de capacidade. Nas medidas, o sedã tem 36 cm a mais na traseira em relação ao Argo.

Por dentro, destaque para o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, em estilo flutuante como um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série em quatro das cinco versões, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado a partir do volante multifuncional.

Destacam-se ainda o iTPMS – sensor de pressão dos pneus – outro item de série em todas as versões –, o quadro de instrumentos com display digital de 7 polegadas em alta definição, o sistema Start&Stop para economia de combustível, partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, direção elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.

Para empurrar o novo sedan da Fiat, estão disponíveis duas opções de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO), e três de transmissão (manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas). O novo sedã compartilha 30% da estrutura do Argo e a mecânica é a mesma. O motor 1.3 Firefly, da nova família da Fiat, desenvolve 109 cavalos e é combinado com transmissão manual ou o automatizado GSR, ambos de 5 marchas. O propulsor 1.8 desenvolve 139 cv e pode ser combinado com câmbio manual ou um automático de 6 marchas. 

Com cinco versões, duas possibilidades de motores e três opções de transmissão, o Fiat Cronos oferece uma ampla oferta para os mais variados subsegmentos do setor de sedãs. E essa grande variedade de versões possibilita atender uma ampla faixa de preço e necessidades.

Conheça todas elas:

Cronos 1.3 MT – Itens de série: Opção de entrada, é impulsionada pelo motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. Como itens de série há ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro, volante regulável em altura e outros.

Cronos Drive 1.3 MT – Itens de série: central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas; volante com comandos de áudio e telefonia; segunda porta USB para os passageiros traseiros; ar-condicionado manual; direção elétrica; vidros elétricos (na dianteira); painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol.; sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus e banco do motorista com ajuste de altura e cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco passageiros

Cronos Drive 1.3 GSR – Itens de série: tudo do Drive 1.3 MT mais… câmbio automatizado GSR de cinco marchas com modo Sport e paddle shifts; sistema Start-Stop; controle de velocidade de cruzeiro; apoio de braço para o motorista; vidros traseiros elétricos; retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de seta; controles eletrônicos de estabilidade e tração e hill-holder

Cronos Precision 1.8 MT – Itens de série: tudo do Drive 1.3 GSR (menos o câmbio GSR e o cruise control) mais… faróis com luz de posição de leds; rodas de liga leve de 16 polegadas e faróis de neblina

Cronos Precision 1.8 AT6 – Itens de série: tudo do Precision 1.8 MT mais… câmbio automático de seis velocidades; volante com paddle shifts; cruise control e volante revestido de couro maçanetas e frisos das portas cromados

Além disso, há uma série de pacotes de opcionais para todas as versões. No caso das versões Precision, isso pode incluir: airbags laterais; câmera de ré; display TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos; ar-condicionado digital; espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento; espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps; sensores de chuva e de luminosidade; bancos de couro e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Confira a tabela de preços:

Cronos 1.3 – R$ 53.990

Cronos Drive 1.3 – R$ 55.990

Cronos Drive 1.3 GSR – R$ 60.990

Cronos Precision 1.8 – R$ 62.990

Cronos Precision 1.8 AT6 – R$ 69.990

PRIMEIRA VOLTA

Rio de Janeiro/RJ

Recebemos o convite da Fiat para participar do lançamento do novo Fiat Cronos, o modelo foi apresentado aqui no Rio de Janeiro, no Hotel Hilton Barra. De lá partimos para um breve test-drive até o Sítio Roberto Burle Marx, na região de Guaratiba. Foram mais ou menos 30 km rodados de ida, totalizando 60 km de teste.

Durante o lançamento pude andar nas versões Drive 1.3 com câmbio manual (R$ 55.990) e Precision 19 também com câmbio manual (R$ 62.990). Na versão mais fraca, tive a sensação da falta de força nas acelerações, mas depois que o sedan pegava o embalo, ia tranquilo, sem muito esforço. Já a versão 1.8, apesar de ser mais potente, faltou torque nas arrancadas, mas o desempenho geral foi excelente,

Ambas as versões se comportaram bem nas curas e no asfalto, sem mostrar cansaço ou falta de segurança. O modelo é bem silencioso e a sensação de dirigir é a mesma do Argo. A posição é perfeita para o motorista e há bastante espaço interno para os ocupantes. Enfim, a Fiat acertou novamente com essa versão sedan do Argo e tem tudo para dar certo no segmento. E esperar para ver o resultado nas vendas e da satisfação do consumidor.

*Evento a convite da FCA

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo