NotíciasReportagens

Prepare seu carro para enfrentar o período de inverno

Foto: Divulgação

Com a chegada das baixas temperaturas e o clima chuvoso, novos cuidados devem ser dispensados aos veículos para melhor funcionamento e para evitar problemas futuros. A melhor forma de evitar futuras manutenções é a prevenção e o cuidado com os carros, entendendo como cada parte dele reage às épocas frias. Mais ainda, algumas medidas básicas diminuem também o risco de acidentes, bastante comuns principalmente na região sul do país em dias de geada. É preciso estar atento e checar anteriormente, substituindo peças danificadas, trocando os pneus e conferindo diversos itens.

Tanque do combustível

É aconselhável manter o tanque de combustível completado acima de um quarto de sua capacidade em temperaturas muito baixas. No caso dos carros movidos a álcool é preciso também estar atento, já que abaixo de 14ºC o álcool fica mais difícil de entrar em combustão e dificulta as partidas pela manhã. O correto é sempre manter o reservatório de partida com gasolina para não ter esse tipo de problemas e estar bastante atento aos combustíveis adulterados, que geram danos ainda maiores nessas épocas.

Bateria

No inverno a bateria dos carros também é mais solicitada e é necessário verificar se estão carregadas ou se encontram corroídas. Em frio extremo elas podem ter sua durabilidade encurtada e é necessário sempre carregar os cabos para uma eventual necessidade.

Pneus

Um cuidado que deve ser tomado durante todo o ano, mas que deve ser reforçado com a chegada do inverno é a revisão e troca dos pneus. Quando carecas, podem levar a derrapagens e acidentes em dias de chuva ou em que ainda há geada nas vias e estradas, além de ser uma infração grave (veja mais sobre pneus carecas dá multa aqui). Outro cuidado especial deve ser tomado quanto a pressão, que deve cair quando as temperaturas baixarem. Pneus inflados corretamente possibilitam também uma melhor economia de combustível, diminuindo também o desgaste das peças.

Limpadores de para-brisa

No reservatório manter sempre cheio com água e detergente específico já que garoas e poeira são comuns durante essa estação e deixam o para-brisa sujo. Em caso de geada, verificar antes se os limpadores estão grudados ao vidro, para não estragar as borrachas e o pequeno motor que os move. Nesses casos o ideal é jogar água fria e limpar com um jornal, já que a água quente pode trincar o vidro.

Lataria e lanternas
Se o carro fica exposto ao ar-livre é bom cobri-lo com uma lona ou capa protetora, evitando o desgaste da chuva, poeira, vento e geada. O ideal é lavar o carro uma vez por semana, para preservar a lataria e a durabilidade. No caso das lanternas, é indispensável checar se não estão queimadas ou mais fracas, já que no caso de neblina é um fator importantíssimo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo