A Ferrari está prestes a completar 50 anos de presença no Japão com uma edição especial, o J50, uma série exclusiva e limitada de dez exemplares, construídos na medida.
Este modelo, que tem por base a 488 Spider, “marca o regresso ao estilo Targa de vários modelos de rua da Ferrari dos anos 1970 e 1980″.
Ao contrário do 488 Spider, que utiliza um teto rígido, o J50 conta com painéis em fibra de carbono que surgem atrás dos bancos. As duas barras anti-aproximação estão incorporadas na tampa e há uma cobertura do motor em policarbonato transparente.
Mas as diferenças para o 488 Spider não se ficam por aqui. Na dianteira, por exemplo, os radiadores foram deslocados para reduzirem a superfície frontal, e foram adicionados dois canais de ar feitos em fibra de carbono muito semelhantes aos dos F50. Na lateral é possível ver a linha de cintura negra, inspirada no 288 GTO e no F40.
Atrás, o J50 dispõe de quatro faroletes e de um difusor inspirado nos “afterburners” dos motores a jato. Outro detalhe curioso é o para-brisa, com formato estilo “viseira de capacete”, que envolve o habitáculo.
O motor é o mesmo V8 biturbo de 3,9 litros do 488 Spider, embora com uma diferença: o acréscimo de 20cv, para debitar 690cv.
O motor é o mesmo V8 biturbo de 3,9 litros do 488 Spider, embora com uma diferença: o acréscimo de 20cv, para debitar 690cv. Quanto a preços e performances está tudo em segredo, até porque as 10 unidades disponíveis para os clientes japoneses fieis da marca, já estão todos vendidos a preços que devem rondar mais de um milhão de euros.