CarrosNotícias

Porsche tem pacote exclusivo para análise de dados de direção nas pistas

Fotos: Divulgação

Os carros esportivos GT da Porsche são uma boa forma de ingressar no mundo do automobilismo. Quatro dentre cada cinco Porsche de versão GT já construídos já foram pilotados nas pistas de corridas. Trinta por cento dos motoristas entusiasmados levam seus carros a autódromos já no primeiro ano para testar os limites de seus carros e suas próprias habilidades. Especialmente para motoristas como esses, a Porsche desenvolveu o aplicativo Track Precision.

O Porsche Track Precision faz parte do pacote Sport Chrono especial, uma opção disponível exclusivamente para os carros esportivos Porsche Cayman GT4, 911 GT3 e 911 GT3 RS. Ele inclui uma pré-instalação para conexão de um marcador de volta, disponível como equipamento opcional da Porsche Tequipment. Este marcador de volta permite que os tempos de volta sejam medidos com ainda mais exatidão do que com o uso do sinal de GPS. É possível baixar o aplicativo gratuito para smartphones para o Android ou o iPhone, no iTunes ou no Google Play. Ele permite que o motorista faça uma análise detalhada e objetiva de seus tempos de volta e estilo de direção por meio de dados sincronizados e gravações de vídeo. Para tanto, ele utiliza dados exatos do veículo oriundos de uma unidade de controle auxiliar no veículo, bem como a câmera de alta resolução e os sinais de GPS do smartphone.

O aplicativo Porsche Track Precision oferece uma gama exclusiva de funções, tanto para o momento em que o carro está sendo dirigido quanto para a análise posterior. Antes de dar a largada, o piloto precisa apenas selecionar o tipo de pista desejado. Isto pode ser feito tanto antes como depois de chegar à pista de corrida. O aplicativo já conta com aproximadamente 60 pistas de corrida internacionais digitalizadas. É possível acrescentar outras pistas no editor de mapa ou criá-la dar a primeira volta nela com o carro. Para garantir um vídeo de alta qualidade, o motorista deve fixar o smartphone em um suporte preso firmemente no para-brisa. Assim que ele ultrapassa a linha de largada, o sistema automaticamente começa a gravação usando os dados de GPS. Os dados podem ser salvos com o toque de um dedo depois de passar pela linha de chegada quando carro deixa a pista.

O desempenho dinâmico também é visualizado na pista, na forma de tração, resposta ao esterçamento e aceleração (longitudinal e lateral). Além dos tempos de setor e de volta, o mostrador também mostra a posição exata dos desvios em comparação à volta de referência, que tanto pode ser a anterior ou uma pré-selecionada. O motorista também pode ver as diferenças em tempo, distância e velocidade com um olhar rápido a um “carro fantasma” – a animação utiliza dois veículos para indicar a diferença atual em comparação com a volta de referência no mostrador: o carro na frente é o mais rápido.

Uma vez que todos os dados e gravações de vídeo são gravados no smartphone, é possível gerar uma análise em vídeo imediatamente depois que o veículo é parado, o que permite que o condutor melhore seu desempenho já na próxima volta. Uma característica exclusiva é o mostrador com a cabine de comando específica e animada do 911 GT3 ou do Cayman GT4, com volante sincronizado como vídeo e acelerador e pedais de freio simulados. Quase todos os dados de direção são mostrados – por exemplo, rotação do motor, posição da marcha, velocidade, ângulo de esterçamento, posição dos pedais do acelerador e do freio, acelerações lateral e longitudinal (força G), bem como tração e sobresterço ou subesterço.

Também é mostrada a animação do carro fantasma com a distância e os desvios de tempo em comparação com uma referência que pode ser livremente escolhida. Além disso, é possível selecionar diversos tipos de análises gráficas. Por exemplo, é possível mostrar a linha de trajetória e alternar entre telas com mostradores detalhados ou um vídeo da posição exata em qualquer lugar na pista.

A Porsche desenvolveu uma unidade de controle especial para a coleta e transmissão de dados, que adquire todas as informações relevantes da rede a bordo dez vezes por segundo e a codifica com um indicador de horário de alta precisão. Isto impede o envio de dados imprecisos durante a transmissão ao smartphone por meio de WiFi. O motorista pode usar o menu do smartphone para selecionar quando deve usar os sinais de GPS de seu telefone celular, do carro, ou de um receptor de GPS externo de alta precisão.

Para a medição de alta exatidão do tempo de volta, o pacote Sport Chrono para os carros esportivos GT também inclui uma interface com um “gatilho de volta”, como chamado no automobilismo, que se comunica com o aplicativo Track Precision. Ele se baseia no principio de barreira de luz, com um transmissor próximo à linha de largada/chegada, que aciona o receptor na janela traseira quando o carro passa. O gatilho de volta está disponível no Porsche Tequipment.

Os clientes com carros GT que não encomendaram o pacote Sport Chrono quando compraram um novo Cayman GT4, 911 GT3 RS ou 911 GT3 da geração atual podem solicitar uma instalação pós-entrega do aplicativo Track Precision pela Porsche Tequipment em um Porsche Centre.

Fonte: Porsche Latin America, Inc.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo