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Porsche revela novo 911 RSR para Le Mans

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A Porsche vai disputar a temporada de corridas de 2017 com um GT de competições totalmente novo. O novo 911 RSR utiliza toda a amplitude do regulamento da categoria GT da corrida 24 Horas de Le Mans e, juntamente com o design sistemático de baixo peso, traz o ultramoderno motor horizontal de seis cilindros posicionado à frente do eixo traseiro. A unidade de quatro litros de cilindrada, extremamente leve, agrega itens como injeção direta de combustível assim como um comando de válvulas rígido e se caracteriza por sua extrema eficiência. O novo 911 RSR estreará na corrida de 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, em janeiro de 2017.

O novo 911 RSR é fruto de um desenvolvimento completamente novo: a suspensão, estrutura da carroceria, conceito aerodinâmico, motor e transmissão foram todos projetados desde o primeiro esboço. O conceito do motor permitiu aos designers instalarem um difusor aerodinâmico traseiro especialmente grande. Combinado com a asa traseira montada acima, derivada do protótipo de competições LMP1, o 919 Hybrid, ele eleva significativamente a força vertical e a eficiência aerodinâmica.

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Dependendo do tamanho do restritor, o novo motor naturalmente aspirado gera em torno de 510 cv (375 kW). Borboletas para mudanças de marcha no volante comandam a caixa de câmbio de seis velocidades com carcaça de magnésio, que transmite a força do motor para as rodas traseiras que têm 31 centímetros de largura. A mudança para a nova geração de motores agora está completa: após o 911 GT3 R e o 911 GT3 Cup, o ponta de lança dos carros de corrida Porsche GT agora também é impulsionado pela mesma família de motores boxer seis-cilindros de vanguarda.

No passado, a Porsche já expandiu completamente os limites com o conceito do 911 em 1996, com o 911 GT1. E com muito sucesso: em 1998, o 911 GT1 conquistou a 16a vitória da Porsche na classificação geral na corrida de 24 Horas de Le Mans. Na época, o veículo mais rápido no grid pertencia à classe GT1.

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Pela primeira vez, um carro de corridas Porsche GT utiliza sistemas de assistência no estado da arte: o novo 911 RSR é equipado com um sistema de alerta de colisão apoiado por radar, o chamado “Sistema de Prevenção de Colisões”. Mesmo no escuro, os protótipos LMP1, que são mais rápidos, são detectados suficientemente cedo e confusões podem ser evitadas. Um novo conceito de gaiola protetora e um novo banco esportivo rigidamente montado aumentam a segurança do piloto. Com o banco preso ao chassi, a pedaleira agora pode ser movimentada longitudinalmente e ajustada para o tamanho de cada piloto.

A manutenção do novo 911 RSR também foi significativamente facilitada. Elementos inteiros da carroceria de fibra de carbono podem ser trocados completamente num tempo muito curto, graças à adoção de presilhas rápidas inteligentes. Além disso, mudanças na regulagem da suspensão podem ser executadas com muito mais rapidez e facilidade.

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Com o novo visual do envoltório da carroceria, o 911 RSR se destaca numa nova direção: pela primeira vez, o GT de competição traz o novo design de fábrica que desenvolveu ainda mais a clara e dinâmica linguagem de design da Porsche Motorsport. De um ponto de vista superior, é possível vislumbrar uma ideia da silhueta do emblema da Porsche. As cores básicas continuam sendo branco, vermelho e preto.

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Na temporada de 2017, a fábrica espera competir com o novo 911 RSR em 19 corri-das, equivalentes a mais de 140 horas de competição. Com dois carros de fábrica inscritos, a Porsche irá disputar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), que inclui a 24 Horas de Le Mans, assim como o campeonato IMSA Weathertech nos Estados Unidos. O novo carro de corrida irá celebrar sua estreia sob as mais duras condições na prova de abertura da IMSA em Daytona, nos dias 28 e 29 de janeiro. “Estamos muito bem preparados para isso”, afirma Marco Ujhasi, chefe da GT Works Sport. Desde o primeiro teste de rodagem em Weissach, em março deste ano, rodamos 35 mil quilômetros testando em pistas de corrida na Europa e América do Norte. Isso é mais do que foi feito no desenvolvimento de qualquer outro Porsche GT de competição.”

Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil

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