A Porsche está ampliando sua linha de SUVs compactos com o lançamento do potente Macan S. O novo modelo da fabricante de carros esportivos apresenta um novo motor V6 a gasolina turboalimentado equipado com filtro de partículas. Ele entrega 260 kW (354 cv) e tem um torque máximo de 480 Nm, representando um aumento de 10 kW (14 cv) e 20 Nm em comparação ao modelo anterior.
Quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono, o novo Macan S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos, ou seja, é 0,1 segundo mais rápido que o modelo anterior. A velocidade máxima do veículo é 254 km/h. O consumo de combustível (NEDC) é de 8,9 l/100 km.
O novo Macan S oferece todas as inovações de produto da última geração da linha de modelos Macan. Elas incluem a barra de LED na traseira e o novo sistema Porsche Communication Management (PCM) totalmente conectado com uma tela de toque de 10,9 polegadas.
O Porsche Macan S agora vem equipado com um novo motor V6 turbo de 3,0 litros, com posicionamento central do turbo. A colocação do turbocompressor no interior do V do motor resulta em menores percursos para os gases de escapamento entre as câmaras de combustão e a turbina, assegurando reações mais intensas e imediatas. O novo turbocompressor com dupla entrada de gases proporciona alto torque em baixas rotações do motor. Com a tecnologia ‘twin-scroll’, de dupla entrada, os fluxos dos gases de escapamento são alimentados na turbina continuamente, já que a separação dos fluxos reduz significativamente quaisquer desvantagens no ciclo de alimentação. O maior desenvolvimento da geometria da câmera de combustão com um injetor central levou a uma preparação mais eficiente da mistura de combustível. Além do aumento na potência específica, de 113 para 118 cv por litro, as emissões também foram reduzidas.
Tão esportivo como sempre, o chassi do Macan traz pneus com larguras diferenciadas (mais largos na traseira) e a tração nas quatro rodas Porsche Traction Management (PTM) e foi reformulado e otimizado uma vez mais como parte da alteração visual desse modelo. No eixo dianteiro, garfos de molas feitos de alumínio substituem os componentes de aço anteriores. O novo design em liga leve é mais rígido e diminui a massa não-suspensa, tornando a direção do Macan mais precisa e aumentando o conforto de rodagem. Barras antirrolagem com nova regulagem também garantem uma dirigibilidade mais neutra. Como anteriormente, o sistema de controle Porsche Active Stability Management (gerenciamento ativo de estabilidade), a suspensão pneumática com altura ajustável, com pistões de rolagem otimizados e nova hidráulica nos amortecedores, além do sistema Porsche Torque Vectoring Plus (vetoreamento de torque) são oferecidos como opcionais para melhorar ainda mais a dinâmica de condução e dirigibilidade do modelo.
Um trabalho detalhado também foi feito nos freios do novo Macan e o motorista irá notar, acima de tudo, a mudança na sensação ao pisar no pedal. O pedal pesa agora cerca de 300 gramas menos que a peça anterior, feita de aço, e atua sobre o cilindro-mestre do freio através de um braço de alavanca mais curto. Isso causa uma resposta mais imediata dos freios e o condutor também pode sentir um ponto de pressão mais preciso, devido à firme conexão. A concepção ainda mais esportiva do novo Macan S se reflete nos discos de freios dianteiros maiores, com o diâmetro aumentado em 10 mm para 360 mm, e a espessura 2 mm maior, para 36 mm. Todas as novas pastilhas de freios não utilizam cobre. O Macan S também pode ser equipado opcionalmente com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB – freios de composto de cerâmica).
O Macan S também foi beneficiado por todas as inovações incluídas na última reformulação visual, que incluem uma barra luminosa tridimensional traseira em LED. Os faróis de LED são de série e o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS – sistema de luzes dinâmico) opcional pode ser usado para controlar a distribuição de luz de forma adaptativa.
O novo Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações), que agora inclui uma tela de toque full-HD de 10,9 polegadas, é totalmente ligado em rede de série e inclui navegação online com informações de trânsito em tempo real através do sistema “Here Cloud”*, conexão com telefone celular, duas interfaces de áudio e controle por voz inteligente. Outros itens oferecidos de série incluem o Porsche Connect Plus* (com módulo de telefone LTE e leitor de cartão SIM), uma conexão Wi-Fi e um conjunto de novos serviços Porsche Connect.
O volante esportivo GT que foi lançado no 911 enriquece o design interior esportivo do Macan S. O seletor de modos integrado ao volante – incluindo o botão Sport Response (resposta esportiva) – faz parte do pacote opcional Sport Chrono. Para maior conforto e conveniência, é possível incluir opcionalmente o novo Traffic Jam Assist* (assistente de engarrafamento), um para-brisa aquecido e um ionizador que, juntamente com o filtro de partículas do ar que é equipamento de série, melhora ainda mais a qualidade do ar no interior do veículo.
O novo Macan já está disponível para encomendas na Europa, com os preços na Alemanha começando por 64.356 euros, incluindo VAT (imposto sobre valor adicionado) e equipamento específico para o país. A expectativa de chegada no Brasil é segundo semestre de 2019, preço e pacote de opcionais ainda estão em definição. (*Opcionais não disponíveis no mercado Brasileiro).
Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil