CarrosNotícias

Novo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport chega as lojas

Três anos após a primeira apresentação do primeiro Cayman GT4 Clubsport, a Porsche revela agora seu sucessor: o novo 718 Cayman GT4 Clubsport representa mais um desenvolvimento desse modelo de sucesso feito em Weissach. Pela primeira vez, o carro de corrida quase standard com motor central sairá das oficinas em duas versões: o modelo “Trackday”, para pilotos amadores ambiciosos, e a versão “Competition”, para as competições do automobilismo nacional e internacional.

Durante o desenvolvimento do novo 718 Cayman GT4 Clubsport, o foco foi centralizado não apenas na melhoria da dirigibilidade e em tempos de voltas mais rápidos, mas também no uso sustentável de matérias-primas naturais. O 718 Cayman GT4 Clubsport é o primeiro carro de corridas de série na história a utilizar peças da carroceria feitas de material composto de fibras naturais. As portas do piloto e do copiloto e a asa traseira são feitas de uma mistura de fibras orgânicas, obtidas primariamente de subprodutos da agricultura, tais como fibras de linho e cânhamo e apresentam propriedades similares às da fibra de carbono em termos de peso e rigidez.

A força do 718 GT4 Clubsport é fornecida por um motor horizontal de seis cilindros com 3,8 litros, que gera 313 kW (425 hp). Comparado ao seu antecessor, ele apresenta um aumento de 40 hp. A força é transferida às rodas traseiras através de uma caixa de câmbio Porsche de dupla embreagem com seis marchas e um diferencial traseiro com bloqueio mecânico. A suspensão dianteira de baixo peso com molas e torres de amortecimento é oriunda do seu irmão maior 911 GT3 Cup. O impressionante sistema de freios de competição apresenta discos de aço nas quatro rodas com 380 milímetros de diâmetro. Com peso de 1.320 quilogramas, o 718 Cayman GT4 Clubsport, entregue de fábrica com uma gaiola de segurança soldada e banco de corrida, assim como um cinto de segurança de seis pontos, é um verdadeiro peso-leve.

A versão básica “Trackday” é destinada a pilotos amadores que desejam tomar parte de eventos privaados e em pistas fechadas sem maiores dificuldades e grandes despesas. O veículo tem um acerto de amortecedores fixo. Os sistemas de assistência ABS, ESC e controle de tração asseguram a dirigibilidade no limite com uma boa margem de segurança e podem ser desativados. Também são equipamento de série o sistema de ar-condicionado, uma escotilha de resgate no teto, um extintor de incêndio manual e a célula de combustível de segurança FT3 com 80 litros. O veículo, que não é homologado para uso nas estradas pode receber manutenção em todos os Porsche Centres. O 718 Cayman GT4 Clubsport “Trackday” custa 134.000 euros, mais o imposto de valor adicionado estabelecido para cada país.

O modelo “Competition” apresenta uma variedade de detalhes importantes para corridas. Os amortecedores podem ser regulados em três estágios. O tanque de combustível de segurança, com 115 litros de capacidade, é adequado para eventos de longa distância. Graças a um sistema de equilíbrio dos freios, a força de frenagem pode ser ajustada de forma infinitesimal entre os eixos dianteiro e traseiro. Um sistema de macacos pneumático integrado assegura rápidas paradas nos boxes. O volante com remoção rápida adotado do 911 GT3 R permite uma variedade de opções de regulagem para as necessidades individuais de cada piloto. Um sistema automático de extintor de incêndio é mais um item de segurança para a pista de corrida. O 718 Cayman GT4 Clubsport “Competition” custa 157.000 euros, mais os impostos específicos de cada país. As duas versões podem ser encomendadas imediatamente e serão entregues às equipes e pilotos ao redor do mundo a partir de fevereiro.

Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo