
Uma das características especiais deste item de colecionador único, limitado a 77 unidades, é o design distintamente concebido. O Porsche 911 GT3 R rennsport combina a aparência potente de um carro de competição de alto desempenho com elementos de design modernos. Ao mesmo tempo, ele presta homenagem à história do esporte a motor do fabricante de carros esportivos sem adotar um visual retrô. Fatores fundamentais de desempenho do modelo GT3 original, como aerodinâmica, permanecem praticamente intocados. Como um carro de corrida puro-sangue, a forma do 911 GT3 R rennsport continua a seguir a função – mas o faz de uma maneira extremamente emocional e atraente.
Este extraordinário carro esportivo foi projetado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipe Style Porsche. “O 911 GT3 R rennsport é o sucessor lógico do moderno Porsche 935. Enquanto o 935 foi tecnicamente baseado no 911 GT2 RS Clubsport, o 911 GT3 R rennsport utiliza o atual 911 GT3 R da geração 992 como sua base. Sob a carroceria de fibra de carbono extensivamente redesenhada está um carro de corrida puro-sangue,” enfatiza Larson. O americano foi Diretor de Projetos Especiais na Style Porsche por 14 anos. Junto com Thorsten Klein, ele é responsável pelos veículos individuais e exclusivos da Porsche Exclusive Manufaktur. Thorsten Klein acrescenta: “Demos ao modelo de edição limitada um pouco mais de largura e visualmente alongamos o comprimento, ao mesmo tempo em que fica muito baixo sobre rodas lindamente desenhadas. Isso lhe confere proporções perfeitas e o torna ainda mais espetacular.”
Em termos gerais, apenas o capô e o teto foram mantidos do GT3 R padrão. Todos os outros elementos da carroceria foram alterados. Larson e sua equipe adotaram a maior parte da geometria aerodinamicamente otimizada da frente do veículo, incluindo suas entradas de ar de resfriamento e dutos. Os designers também adicionaram detalhes visuais na área em torno das barbatanas laterais. Agora, elas são enquadradas por uma cobertura lateral e protegidas contra danos causados por impactos externos. A forma radicalmente modificada dos painéis de entrada e saída de ar nos arcos das rodas dianteiras destaca a aparência mais autoconfiante. Os espelhos retrovisores convencionais foram eliminados e substituídos por um equivalente digital. Um sistema composto por três câmeras integradas na superfície externa do veículo e monitores no cockpit agora desempenha essa função.
As modificações na traseira do carro de corrida têm um caráter particularmente distintivo. O enorme aerofólio traseiro é o componente dominante que enfrenta o fluxo de ar. Seu design lembra o do lendário Brumos Porsche 935/77, com o qual o americano Peter Gregg, junto com o holandês Toine Hezemans e o alemão Rolf Stommelen, conquistou a sétima vitória geral para um Porsche nas 24 Horas de Daytona em 1978.
A audaciosa interpretação na parte traseira gera um impacto visual que também se reflete nos números de downforce: para garantir que a carga nos elementos horizontais permaneça dentro dos limites definidos no padrão, foram adicionados dois suportes verticais adicionais. Em termos de função, eles lembram o carro de corrida Porsche 962 Le Mans e, assim, preenchem a lacuna entre passado e presente. Uma barra de luz composta por finas tiras de LED, que agora incorporam letras iluminadas da marca Porsche, caracteriza a seção traseira mais larga em geral. Um nível abaixo, o para-choque traseiro, em grande parte aberto, dispensa as coberturas de grade e revestimento por questões de peso. Isso proporciona uma visão clara dos componentes técnicos por trás e, portanto, também do sistema de escape com suas ponteiras duplas posicionadas centralmente.
A reivindicação de design específica do 911 GT3 R rennsport também é refletida no interior ligeiramente modificado. Os monitores das duas câmeras exteriores montadas nos para-lamas se integram harmoniosamente ao interior em cada lado. Gráficos especiais para a tela inicial do display central e o número da edição limitada no painel de instrumentos foram moldados de acordo com o formato do carro de corrida, enquanto a iluminação ambiente adota o tema dos faróis principais de cor ajustável para o interior. Todos os recursos de segurança estão em conformidade com os padrões aplicáveis da FIA. O design particularmente rígido da gaiola de proteção permite apenas a instalação do banco do motorista.
Com seu visual marcante, as rodas de 18 polegadas da BBS em seu exclusivo design “racing” também são um chamariz. Elas atendem a todos os requisitos técnicos que uma roda de competição com travamento central deve ter, incluindo um alto padrão de design.
Em termos de seu conceito de cores, o 911 GT3 R rennsport está abrindo novos caminhos. A Porsche está oferecendo o novo item de colecionador com sua carroceria em carbono em pintada em Cinza Ágata Metálico. O carro de corrida estará disponível de fábrica pela primeira vez em sete cores, incluindo Star Ruby e Signal Orange, por exemplo. Além disso, há três designs exclusivos de pintura disponíveis que permitem uma personalização adicional. Thorsten Klein, Gerente de Projeto da Style Porsche para o GT3 R rennsport: “A Porsche foi moldada por sua rica história, especialmente no automobilismo. Isso posteriormente nos inspirou, é claro, mas de forma alguma queríamos produzir uma cópia ou um trabalho de pintura retrô óbvio. As três opções que selecionamos são novas interpretações que são realistas e não apenas um aceno descarado à história da marca.”
O “Design Rennsport Reunion” é baseado em cores tradicionais do automobilismo e lança uma onda pelas incríveis curvas das superfícies exteriores da carroceria. Flui de uma maneira que lembra a lendária combinação de curvas Corkscrew em Laguna Seca, o local escolhido para a estreia mundial do 911 GT3 R rennsport.
Esta homenagem destaca as proporções do veículo e seu aerofólio traseiro, que é ainda mais acentuado pelas superfícies de carbono ainda visíveis. Juntamente com uma escolha de esquemas de pintura opcionais, geralmente são cobertos com um revestimento claro semi-brilhante. Com seu esquema de cores vermelho e branco, o “Design Flacht” apresenta as cores tradicionalmente usadas pela Porsche Motorsport. Ele brinca visualmente com os para-lamas alargados em particular. O termo “Flacht” é dedicado ao distrito dentro do Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach, onde está localizado o departamento de automobilismo. A terceira opção é o “Design Ícone de Velocidade”. Ele se baseia em diferentes tons de azul, que se concentram principalmente na largura pronunciada do veículo.
O 911 GT3 R rennsport é baseado no atual carro de corrida GT3 da Porsche. No entanto, em comparação com o 911 GT3 R da geração 992, o modelo de edição limitada vai além dos rigorosos requisitos de homologação para corridas ou restrições impostas pelo “Balance of Performance” (BoP). A equipe de desenvolvimento liderada pelo Dr.-Ing. Andreas Singer converteu essas liberdades adicionais em um carro de corrida de circuito ainda mais emocional, com grande refinamento técnico. Ele combina mais potência de motor com redução de peso e um design espetacular com um som impressionante semelhante ao do 911 RSR. O resultado é provavelmente a ferramenta de pista mais quente que a Porsche já disponibilizou como um item de colecionador.
O motor boxer de seis cilindros e 4.2 litros do 911 GT3 R, uma unidade de potência que atinge até 9.400 rpm, beneficia-se especialmente da remoção das restrições impostas pelos regulamentos: ele alcança um pico de potência de até 456 kW (620 cv). Isso corresponde a uma potência de até 148 cv por litro de deslocamento – muito provavelmente um recorde para um motor naturalmente aspirado de um carro de corrida GT. É, portanto, significativamente mais potente do que a unidade de potência original, que pode desenvolver até 416 kW (565 cv) no 911 GT3 R, dependendo da classificação BoP. O motor de quatro válvulas refrigerado a água com injeção direta de gasolina foi projetado para funcionar com combustíveis E25. Isso inclui biocombustíveis de etanol e os chamados reFuel, além de e-combustíveis produzidos de forma regenerativa, que permitem uma operação praticamente neutra em carbono. As seis câmaras de combustão trabalham com maior compressão. Os pistões e os eixos de comando desenvolvidos especificamente para o motor GT3 R rennsport proporcionam um aumento de desempenho, especialmente quando funcionam com combustíveis E25. No entanto, o motor também pode funcionar com combustíveis convencionais.
A transmissão de potência para as rodas traseiras, incluindo a caixa de câmbio sequencial de seis velocidades, provém do 911 GT3 R com apenas pequenas modificações. As trocas de marcha são feitas através de borboletas no volante que controlam um atuador eletrônico de troca de marcha. A relação de transmissão da quarta, quinta e sexta marchas à frente corresponde à configuração de Daytona do carro de corrida GT3. Na sexta marcha, a uma rotação do motor de 9.000 rpm, o carro atinge uma velocidade máxima cerca de 20 km/h mais alta do que a relação de marcha homologada pela FIA do GT3 R.
Na versão sem silenciador, o sistema de escape de corrida com dois tubos de escape gêmeos posicionados centralmente oferece um som autêntico e extremamente emocional do motor. Duas versões mais silenciosas equipadas com abafadores e conversores catalíticos estão disponíveis para circuitos de corrida com restrições de ruído.
O chassi também é basicamente idêntico ao do carro de corrida GT3. No eixo dianteiro, ainda é utilizada uma moderna configuração de suspensão com duplo braço com uma suspensão multilink incorporada na traseira. A Porsche Motorsport entrega o 911 GT3 R rennsport com um set-up específico. Ajustes adicionais na suspensão podem ser feitos usando calços. O benefício deles: eles permitem ajustes finos sem a necessidade de medições demoradas da suspensão.
Outro destaque são os pneus de corrida oferecidos pela Michelin exclusivamente para os clientes do GT3 R rennsport. Esses pneus se beneficiam de uma nova construção associada a uma nova banda de rodagem, resultando em um melhor aquecimento e dirigibilidade em comparação com o Michelin Pilot Sport M S9 (S9M). Além disso, o design do pneu especialmente desenvolvido na lateral se integra perfeitamente com a aparência do veículo.
O sistema de freio de competição monobloco de alumínio da AP recebeu pastilhas de freio com placas de apoio de titânio. Elas reduzem a massa não suspensa total em aproximadamente um quilograma. O novo tanque de segurança FT3.5, com capacidade de 117 litros, também é uma característica de economia de peso, sendo um quilo mais leve que a versão anterior e, no futuro, também poderá ser usado no 911 GT3 R de competição. Outra característica de economia de peso é a eliminação do sistema de ar condicionado. A ventilação para o motorista é fornecida pelo conceito de resfriamento do assento do 911 GT3 R. No geral, os desenvolvedores têm como objetivo alcançar um peso em ordem de marcha de 1.240 quilogramas para o 911 GT3 R rennsport. Isso equivaleria a uma relação peso-potência de 2,0 kg/cv.
A Porsche Motorsport está oferecendo o 911 GT3 R rennsport de edição limitada diretamente da fábrica por um preço de 951.000 euros (1.046.000 USD), mais os impostos específicos do país e os itens opcionais. Para mais informações, registre-se em http://motorsport-community.porsche.com/GT3Rrennsport.
Fonte: Porsche Brasil