CarrosNotícias

Polo Industrial de Camaçari completa 35 anos

Fotos: Divulgação

A Ford é um dos maiores empreendimentos do Polo Industrial de Camaçari, instalada desde 12 de outubro de 2001, juntamente com o condomínio de 27 empresas parceiras. O Polo, que ajudou a região nordeste a se desenvolver completou, em 29 de junho último, 35 anos de operação e terá, dia 11 de julho, um evento comemorativo que será apresentado pela Braskem, Ford, Basf e Paranapanema sobre perspectivas de investimento.

O evento acontece na Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Fieb, quando será apresentado O Plano Diretor do Polo e a ampliação da sua área, atualmente com 235 km² que, praticamente, será duplicada para abrigar novas unidades industriais interessadas em ali se instalar. A apresentação tem o apoio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic, governo da Bahia, Fieb e prefeituras de Camaçari e Dias D’Ávila.

Considerado o maior Complexo Industrial Integrado do Hemisfério Sul, o Polo Industrial de Camaçari é um marco visionário. Sua criação remonta uma estratégia de desenvolvimento na região Nordeste, emplacada pelo governo federal nos anos 70, que tinha como objetivo a implantação de um segundo polo petroquímico nacional.

Atualmente, o Polo Industrial de Camaçari é responsável por um faturamento anual de US$ 15 bilhões; as vendas para o mercado externo correspondem a 30% do total das exportações baianas e ele contribui com R$ 1 bilhão, anualmente, na geração de ICMS para o Estado da Bahia. Os dados são da assessoria do Cofic, que informa, ainda que o polo responde por cerca de 90% da arrecadação tributária do município de Camaçari e por mais de 20% do PIB baiano.

Segundo o Comitê, há uma previsão de investimentos, até 2015, da ordem de 6,5 bilhões de dólares. Atualmente, o Polo gera 15 mil empregos diretos e cerca de 30 mil indiretos, com um total de 90 empresas no complexo, 35 delas do segmento químico e petroquímico, outras 27, parceiras da Ford Camaçari e as demais  operam nos setores de metalurgia do cobre, têxtil, bebidas, celulose, pneus, fertilizantes, energia eólica e serviços.

Atualmente, a Ford tem capacidade de produção de 250 mil veículos por ano e se encontra em ampliação para fabricar 300 mil unidades/ano. A empresa é uma das responsáveis pelo dinamismo e competitividade do Polo. Um dos maiores destaques do empreendimento é ter gerado, em Camaçari, o nascimento do Ford EcoSport, primeiro carro global desenvolvido no Brasil e, hoje, conhecido em todo  mundo.

Fonte: www.fordparatodos.com.br

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo