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Peugeot: Do 504 ao Novo 208 eles marcaram época e a história do automóvel

Com o novo Peugeot 208 sendo escolhido o “Carro do Ano 2020”, em 2 de março, em Genebra, a marca Peugeot recebeu pela sexta vez o prêmio automotivo mais cobiçado do mercado. Um troféu de prestígio, concedido anualmente por um júri independente de sessenta jornalistas europeus, todos especialistas em automóveis.

O 208 é o primeiro carro urbano compacto da marca do Leão a ser eleito “Car of the year”. Cinco outros PEUGEOT emblemáticos, de diferentes segmentos, também ganharam este cobiçado prêmio: os sedãs 504 (1969) e 405 (1988) e os hatches médios  307 (2002) e 308 (2014). O SUV 3008 (2017) foi o primeiro “Veículo Utilitário Esportivo” a conquistar a honraria desde a criação do troféu, em 1964.

As realizações da marca PEUGEOT refletem o papel predominante desempenhado pelo design, qualidade técnica, novas tecnologias e desempenho de seus veículos nos últimos cinquenta anos de história automotiva.

Novo Peugeot 208: outro “Número Icônico”

O novo 208 tornou-se o sexto modelo da marca PEUGEOT a ganhar o prêmio mais cobiçado da Europa. Ele atende a todos os critérios que o levaram a ganhar a votação. O design único – e atraente – do novo 208 o coloca no centro do movimento de sofisticação que a Peugeot tem implementado em sua linha de veículos. A tecnologia presente no modelo abre caminho para a direção semi-autônoma, com equipamentos de auxílio à condução de última geração, destacando-se como o melhor neste quesito em seu segmento. Os motores de combustão interna ou elétrica oferecem liberdade de escolha para seus os condutores.

O novo e-208 representa uma nova etapa no mundo da mobilidade elétrica. Com um alcance de 340 km (de acordo com o protocolo de certificação WLTP), 100 kW (136 cv) e 260 Nm de torque (disponível a 0 km / h), permitindo que ele vá de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. O novo PEUGEOT e-208 oferece uma experiência de condução excitante e estimulante, complementada por três modos de condução: Esporte, Normal e Eco.

O 208 está entre os veículos mais vendidos da Marca na atualidade na Europa e já recebeu 130.000 pedidos de compra no velho continente, incluindo 15% para as versões elétricas desde o seu lançamento, em setembro de 2019.

Peugeot 504: o primeiro título, com “olhos de Sophia Loren”

Para conhecer o primeiro “Carro do ano” é preciso voltar mais de meio século. Em 1969, o sedan ilustrava a ascensão dos modelos de classe média. Seguiu os passos técnicos do Peugeot 404, com exceção de sua suspensão independente nas quatro rodas. O 504 também foi o primeiro PEUGEOT com tração traseira.

O seu design único é o resultado de uma estreita colaboração entre o estilo Peugeot e Pininfarina. A equipe da Pininfarina foi responsável pela linha lateral, pela famosa “quebra” do porta-malas e por dar o estilo PEUGEOT para a parte dianteira. Na ocasião, o famoso designer italiano disse – depois de ter desistido de mostrar seu próprio projeto – que o carro “tem os olhos de Sophia Loren”!

Rei da pista, graças à sua robustez lendária, o PEUGEOT 504 venceu os principais ralis africanos em diversas oportunidades, como o Safari da África Oriental, o Rally de Marrocos ou o Rally de Bandama. O primeiro “Carro do ano” da Peugeot foi produzido de 1968 a 2005, com 3.713.356 unidades vendidas, incluindo 2.644.326 sedãs.

Peugeot 405, uma unanimidade

Quase duas décadas depois, outro sedan, o 405, vencia o “Carro do Ano” (1988). Nada menos que 54 dos 57 membros deram a pontuação mais alta ao modelo. Com características estéticas semelhantes ao 205, o 405 consagrava o prazer e o conforto na direção. Suas suspensões sofisticadas foram disponibilizadas desde as versões básicas. Ele incorporava novas tecnologias, como freios ABS e o motor 1.9 turbo a diesel de 90 cv.

O Peugeot 405 também possuía uma versão Mi16, que se tornou uma referência real desde o momento do seu lançamento. Seus 160 cv utilizavam a tecnologia de motor mais eficiente da época: o sistema de 4 válvulas por cilindro.

Foi ao volante de uma versão cupê de rali, derivada do sedan, que Ari Vatanen venceu as edições de 1989 e 1990 do Paris-Dakar. Sua mecânica é baseada na do 205 Turbo 16. O mesmo Ari Vatanen, em uma versão derivada do 405 T16, venceu as edições de 1988 e 1989 da American Pikes Peak International Hill Climb. O feito entrou no imaginário dos amantes de automóveis graças ao filme “Climb Dance”, que refaz a lendária escalada. Além dessas façanhas esportivas, o 405 foi um verdadeiro sucesso popular, com mais de 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Peugeot 307, o hatch que elevou o nível do segmento

Em 2002, o 307 representava o equilíbrio perfeito na nova geração de hatches médios que chegavam ao mercado. Ele se destacou de seus concorrentes por sua altura superior, facilitando o embarque de passageiros e, com esta característica, o modelo ganhou, catorze anos após o 405, o título de “Carro do ano”.

O seu design exterior, atraente e dinâmico, foi inspirado no do 206. O carro tinha uma melhor visibilidade frontal graças a um grande para-brisas. Seu interior espaçoso, funcional e versátil foi inspirado no mundo dos MPVs. Ao volante, o baixo nível de ruído e poder de frenagem tornam a direção uma experiência excepcional. O 307 foi equipado com o motor diesel mais limpo do seu tempo, o 2.0 HDi 110 cv. com filtro de partículas.

O 307 também lançou a política “margarida”, dando origem a uma ampla gama de silhuetas derivadas com personalidades muito fortes: sedãs de 3, 4, 5 portas, SW (Station-Wagon) ou CC (Coupé-Cabriolet), não esquecendo o 307 WRC, que sucedeu o 206 WRC no Campeonato Mundial de Ralis em 2004 e 2005. Mais de 3,7 milhões de 307 – todas as silhuetas combinadas – foram vendidas em redor do mundo.

Peugeot 308, elegância e qualidades dinâmicas recompensadas

Em 2014, a Marca e a maior parte do mundo automotivo estavam entrando em uma nova era. Com o PEUGEOT 308, designers e engenheiros estavam projetando um modelo moderno com um design sofisticado. Graças à nova plataforma modular EMP2, o novo 308 possuía dimensões compactas e uma massa mais leve (-140 kg em relação ao seu antecessor), o que contribuiu para tornar seu comportamento referência no segmento.

O cockpit do novo 308, que incorporava um novo arsenal tecnológico, também foi projetado para fornecer uma nova experiência de direção intuitiva: volante compacto, head-up display, console central alto e uma grande tela touch de 9,7 “. O Peugeot i-Cockpit®, inspirado no carro-conceito SR1, estabeleceu um novo padrão no mundo automotivo e agora é uma das principais características da maior parte dos carros de passeio da Marca. 1,7 milhão de unidades do 308, com todas as silhuetas combinadas, foram vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento no final de 2013.

Peugeot 3008, o primeiro SUV eleito “Carro do Ano”

O primeiro SUV premiado desde a criação do troféu em 1964, o 3008 é a materialização do desejo e do movimento da PEUGEOT de subir a gama de seus veículos para um patamar mais premium. O resultado é uma combinação inovadora de design, conforto e de controle na estrada. O 3008 representa a visão da Peugeot do segmento SUV, em mercados onde a demanda por essa silhueta é insaciável. Esses elementos foram decisivos para tornar o  3008 “Carro do ano” em 2017. O veículo também foi o ponto de partida para uma nova geração do Peugeot i-Cockpit®, conhecido como “Amplify”, oferecendo uma experiência intuitiva e única no prazer de dirigir, além de ser uma porta de entrada para funções avançadas de assistência ao motorista e conectividade permanente.

Consolidado no mundo dos utilitários esportivos, o 3008 se destaca por suas qualidades “off-road”, graças ao controle avançado de aderência (Grip Control) e seus cinco modos de aderência ao terreno, que permitem a adaptação a todos os tipos de solo. Em 2016, a Peugeot Sport apresentou o 3008 DKR. Com a conquista das três primeiras posições em 2017 e o degrau mais alto do pódio em 2018, o Leão colocou seu nome na lista de vencedores do Dakar. Mais de 1,7 milhão de  3008 já foram vendidos em todo o mundo desde o seu lançamento em outubro de 2016.

O prêmio COTY: uma reunião de peritos europeus

60 jornalistas independentes, especializados no setor automotivo, compõem o prêmio COTY (Carro do ano ou Car Of The Year, em inglês). Esses especialistas são de 23 países. O número de representantes de um país depende do tamanho de seu mercado e da importância de sua indústria automotiva. Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido têm seis membros. Os outros países com representantes são: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Rússia, Eslovênia, Suécia, Suíça e Turquia.

O prêmio COTY é conquistado por um único vencedor a cada ano. Recebe a honraria aquele que sintetiza a novidade mais marcante, qualquer que seja seu segmento, forma e preço, vendido nos 12 meses anteriores à entrega do troféu. Inovação técnica e valor agregado são os critérios com maior peso. O prêmio COTY existe desde 1964: é o troféu mais antigo e mais cobiçado do mundo automotivo.

“Estar no top 3 das marcas mais premiadas pelo prêmio Car Of The Year, com seis títulos, é uma fonte de enorme orgulho! A Peugeot ganhou três prêmios COTY em 6 anos, o que é inédito em uma única marca! Temos agora 3 Peugeots vencedores do “Carro do Ano” na rua: o novo 208, o SUV 3008 e o 308 sedan compacto. O novo 208 ganhou porque oferece o poder de escolha entre seus motores elétricos e de combustão a um preço acessível. Seu design e tecnologia ousados atraem a todos. O prêmio Car Of The Year é um ótimo termômetro para a empresa e uma referência para nossos clientes”, explica Jean-Philippe IMPARATO, Diretor Mundial da Peugeot.

Fonte: Media Peugeot Brasil

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