CarrosNotícias
Tendência

Peugeot Design Lab é inaugurado em São Paulo

Depois de Xangai e San Francisco, Peugeot Design Lab abre um terceiro estúdio satélite no Brasil

Com uma riqueza de conhecimentos obtidos em 210 anos de patrimônio industrial e 131 anos de criação do automóvel, a Peugeot lançou, em 2012, o Peugeot Design Lab, um estúdio de design aberto a clientes de fora da indústria automotiva.

Os recursos técnicos e humanos do Centro de Design Peugeot, onde está localizado o Peugeot Design Lab, lhe conferem uma capacidade única nessa área.

Toda a imaginação e a criatividade dos designers, aliadas ao rigor extremo que a criação de um carro exige, serão aplicados no desenvolvimento de produtos e serviços para clientes externos do Peugeot Design Lab em todo o mundo” declarou Matthias HOSSANN, Diretor de Design da Peugeot.

Como fabricante global de automóveis, a PEUGEOT tem, em suas equipes de Design, profissionais que trabalham com absoluta consciência que, independentemente da área, não basta aos novos produtos serem funcionais para serem perfeitos. “É preciso ir além, entregando, ao mesmo tempo uma grande experiência em sintonia com os desejos e anseios que, muitas vezes, nem o próprio cliente tem condições de perceber”, comenta  Fabien DARCHE, Gerente de Design do Groupe PSA na América Latina, que estará à frente das atividades do estúdio Peugeot Design Lab de São Paulo.

É com essa filosofia de trabalho que a equipe do Peugeot Design Lab – São Paulo se integra como braço de apoio para atender as demandas regionais de desenvolvimento de produtos não-automotivos e atuar de forma colaborativa com os estúdios de Paris, Xangai e San Francisco.

Confiante e animado com o Peugeot Design Lab – São Paulo, Fabien Darche completa: “Vamos consolidar o Peugeot Design Lab no Brasil imprimindo o conhecimento, a experiência e a excelência do design Peugeot não só no desenvolvimento automotivo, mas sobretudo oferecer aos clientes a oportunidade de encontrar o requinte e a elegância do design PEUGEOT em outros produtos e serviços em diversos segmentos.

O Global Brand Design, ou design de marca global, é o próprio fundamento do Peugeot Design Lab. É o controle de tudo aquilo que, direta ou indiretamente, é percebido numa marca por meio de seus produtos, mas também através de uma experiência de marca coerente.

Em um mundo cada vez mais global e competitivo, o Peugeot Design Lab define para seus clientes uma identidade de marca única, forte e uniforme, absolutamente essencial para a identificação, o sucesso e a durabilidade de uma marca.

Como destaca Jean-Philippe IMPARATO, Diretor Mundial da Peugeot, “Nossa maior missão como Marca é nos anteciparmos aos desejos e necessidades das pessoas em termos de qualidade, segurança e conteúdo e colocar tudo isso dentro de um projeto igualmente surpreendente, inovador e atraente”.

O Peugeot Design Lab vai atuar em áreas tão diversas como Imagem de Marca, Criação, Desenvolvimento, Industrialização e Comunicação. A criação de novos produtos pode também dar origem a um co-investimento entre o Peugeot Design Lab e a marca do parceiro. Dependendo do grau de envolvimento, essa colaboração  pode variar de parceria para co-branding.

A Peugeot sempre demonstrou, ao longo de sua história, um forte compromisso social O Peugeot Design Lab vai continuar com essa tradição, abrindo suas portas para alguns projetos sem fins lucrativos.

Desde 2012, clientes prestigiosos confiaram o desenvolvimento de seus produtos ao Peugeot Design Lab, incluindo os pianos Pleyel, a Airbus Aviation e a  Bénéteau.

PIANO PLEYEL

O fabricante de pianos Pleyel e Peugeot Design Lab revelam um piano que derruba as convenções do mundo da música.

O rebaixamento da mecânica permite o alinhamento da tampa do piano e do teclado.  Pela primeira vez na história do piano, o público pode ver o artista tocar de qualquer ângulo de visão.  Isso mostra as mãos do pianista e cria um nível mais alto de interação com o público.  Além disso, o pianista ouve o som de seu instrumento com um nível de qualidade nunca antes alcançado.  A ação rebaixada não mais inibe a projeção do som, que consequentemente se torna imediata.

Apesar de o piano manter o acabamento laqueado preto, uma das marcas clássicas do mundo do piano, o Peugeot Design Lab revisitou completamente o instrumento ao se esforçar para mudar todas as convenções tradicionais, no que diz respeito a volume, ergonomia e construção.  O piano possui toda a qualidade e sofisticação do mundo automobilístico.  Desta forma, a sua silhueta suave e estruturada assume o aspecto do casco de um veleiro de competição, com superfícies esculpidas e aspecto aerodinâmico.

HELICÓPTERO AIRBUS

As linhas elegantes e dinâmicas do H160 introduzem uma nova estética na linha de helicópteros  da Airbus, refletindo o salto geracional incorporado ao modelo.

Os designers do Peugeot Design Lab começaram a trabalhar no H160 (antes conhecido como X4) após vencer uma competição de estilo interna, lançada pela Airbus Helicopters com o objetivo de obter influências externas e criar um novo referencial em matéria de estilo.

Os contornos futuristas do H160, realçados pelas janelas cônicas do helicóptero, representam o ápice do projeto de design.  O estilo oferece uma versão atualizada da geração anterior, o Dauphin, cujo nariz icônico foi remodelado. As linhas elegantes do H160 mostram o quão eficiente e silencioso ele é no ar − desempenho obtido por meio de uma série de inovações, incluindo uma estrutura feita de materiais compostos, um estabilizador biplano, um rotor de cauda inclinado e lâminas Blue Edge.

SEA DRIVE CONCEPT

Peugeot Design Lab trabalhou com a BENETEAU, líder mundial da navegação de lazer, para criar um demonstrador funcional que ofereça ao mesmo tempo a facilidade de utilização intuitiva do Peugeot i-Cockpit® e a tecnologia conectada Ship Control®  desenvolvida pela BENETEAU. Ao unir o melhor dos dois mundos, o Sea Drive Concept explora o que pode vir a ser o futuro do posto de pilotagem nas embarcações náuticas. O Sea Drive Concept é fruto de uma colaboração entre dois programas inovadores, de um diálogo entre dois universos. Num primeiro olhar, este demonstrador possui as diferentes características que compõem o Peugeot i-Cockpit® :

  • Volante compacto, diretamente saído do universo automotivo. Assim como nos produtos mais recentes da marca do Leão, seu tamanho garante a manobrabilidade e o conforto de utilização.
  • Uma grande tela sensível ao toque de 17 polegadas que exibe a interface Ship Control® e permite um acesso imediato às funcionalidades eletrônicas do barco.
  • Um tablet removível que exibe as principais informações de navegação no eixo de visão do piloto.
  • Os “toggles switches” dispostos de ambos os lados do volante que permitem um acesso direto e permanente às funções principais.

A expansão do Peugeot Design Lab integra o plano de internacionalização da Marca, que segue em busca de aumentar sua participação ao redor do planeta, com produtos e serviços que a colocaram em posição de destaque em um dos mercados mais disputados: o europeu.

Fonte: Media Peugeot Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo